sábado, 9 de maio de 2015

Renan Calheiros volta a dizer que PMDB não quer mais cargos.

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), afirmou nesta sexta-feira, 8, que seu partido não quer mais cargos no governo e voltou a cobrar que a administração federal de Dilma Rousseffcorte na carne” e reduza o número de ministérios e de cargos comissionados para que o ajuste fiscal dê certo. Após encontro com o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf, hoje na capital paulista, Renan descartou que a aprovação de parte do ajuste fiscal, na Câmara dos Depurados, tenha sido feita por seu partido com o intuito de obter mais cargos no governo. “Da parte do PMDB, é o inverso do que (imprensa) está colocando”.
O PMDB não pode repetir a velha política na relação com o governo e com o PT”, disse o peemedebista. “Não há como fazer ajuste fiscal sem reduzir ministérios e cargos em comissão, é preciso garantir o equilíbrio do ajuste fiscal, o governo precisa cortar na carne.” Ele reiterou que a função de seu partido, na coalização com o governo, é dar conteúdo programático. “O PMDB tem de dar o roteiro programático para a coalizão, para o PT e para o Brasil”. Ainda sobre o tema, Renan disse: “Não tem exigência nem barganha esse será o pior papel do PMDB (se isso for feito)”.

FEMURN anuncia gabinete dos prefeitos em Brasília.

No encontro realizado com prefeitos, na sede da Federação dos Municípios do RN (FEMURN), o presidente da entidade, Francisco José Silveira Júnior, fez prestação de contas aos associados e diretoria, anunciando conquistas fundamentais, como o gabinete dos prefeitos em Brasília e a realização de encontros regionais com gestores municipais a partir deste mês de maio. A implantação de projetos como a RedeSim, em parceria com o SEBRAE/RN, e o Família Acolhedora, com o Ministério Público (MPRN), também foram temas da reunião.
“Os prefeitos agora terão um gabinete equipado, com sala de reuniões e computadores, e veículo a disposição, além de apoio profissional. Isso é importante e foi possível graças à parceria com o Governo do RN, que cedeu parte da sua estrutura de apoio na capital federal”, destacou Francisco José Junior. O presidente anunciou que o espaço destinado aos prefeitos poderá ser utilizado a partir da XVIII Marcha dos Prefeitos, que acontecerá entre os dias 25 e 28 de maio, em Brasília.

Depoimento aumenta suspeita contra Cunha.

O depoimento de um ex-funcionário da Câmara reforça as suspeitas de que o presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), é o verdadeiro autor de dois requerimentos que cobravam fiscalização à empresa Mitsui, investigada no esquema de corrupção da Petrobras.
Como a Folha revelou na semana passada, nosregistros internos da Câmara, o nome de Cunha aparece no campo “autor” dos dois documentos.
Segundo o doleiro Alberto Youssef, ambos requerimentos, entregues à Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara em 2011, tinham por objetivo pressionar os controladores da Mitsui. De acordo com o doleiro, a empresa havia suspendido o pagamento de propina ao PMDB.

Energia: alguns bilhões para o governo pagar.

A escalada dos encargos cobrados na conta de luz foi parar na Justiça e poderá custar alguns bilhões ao governo federal.
A Associação Brasileira de Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (Abrace), ingressou com ação na Justiça contra a cobrança da Contribuição de Desenvolvimento Energético (CDE).
O argumento da Abrace, que tem 46 grandes empresas como associadas, é que não há base legal para a cobrança do encargo da forma como está sendo feita pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Novo Código Penal começa a ser analisado em Plenário na próxima semana.

O projeto do novo Código Penal (PLS 236/2012) será examinado em três sessões extraordinárias consecutivas, às 17h, a partir da próxima terça-feira (12). Com a aprovação do pedido de urgência, de iniciativa dos líderes partidários, a matéria que tramitava na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) desde dezembro do ano passado segue para deliberação em Plenário.

Sandra assume comunicação em Mossoró.

A ex-deputada Sandra Rosado (PSB) assumiu a presidência do Sistema Resistência de Comunicação. Cumpre expediente na sede do Jornal Mossoroense/FM Resistência. A atividade não impede que a líder do rosadismo faça política.
Aliás, Sandra tem se movimentado com vista à sucessão 2016. O grupo deve disputar o pleito mais uma vez com a candidatura de Larissa Rosado (PSB), também ex-deputada.
Via César Santos

Ex-presidente do Uruguai nega ter conversado com Lula sobre mensalão.

O ex-presidente do Uruguai José Mujica negou na sexta-feira (8) que tenha conversado com Luiz Inácio Lula da Silva sobre o escândalo do “mensalão”, rebatendo informações neste sentido que constam de sua biografia autorizada “Uma ovelha negra no poder”.
“Aparece o amigo Lula ali conversando comigo sobre o ‘mensalão’, mas nunca falei com um brasileiro sobre o ‘mensalão’, por questões minhas. (José) Dirceu para mim não é um criminoso, está condenado, mas é um formidável lutador”, disse Mujica sobre o ex-chefe da Casa Civil, condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por corrupção.
Segundo a biografia de Mujica, escrita pelos jornalistas uruguaios Andrés Danza e Ernesto Tulbovitzii, o ex-presidente brasileiro “não é um corrupto” e viveu o escândalo do “mensalão” com “angústia e alguma culpa”. De acordo com a biografia, Lula teria contado a Mujica no início de 2010, numa reunião em Brasília, que tinha que “lidar com muitas coisas imorais, chantagens” e que “esta era a única maneira de governar o Brasil”.

Guias de Turismo enriquecem a experiência dos viajantes, diz Henrique Alves.

Neste domingo (10) será comemorado o dia de um dos profissionais que está na linha de frente do turismo. Ele conduz os viajantes pelos pontos turísticos e compartilha com todos eles as emoções de viajar. Ele ainda ajuda a preservar os destinos, os recursos naturais e valoriza a cultura local. A profissão de guia de turismo foi regulamentada no Brasil em 1993 e hoje conta com pelo menos 12,7 mil profissionais registrados no cadastro nacional do Ministério do Turismo, o Cadastur.
De acordo com o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, os guias desempenham papel estratégico para o desenvolvimento do turismo nacional. “Eles são os anfitriões do Brasil e ajudam a criar uma boa imagem do país”, afirma. O Dia Nacional do Guia de Turismo é comemorado desde 1993.

Pelé se recupera bem após cirurgia na próstata.

O ex-jogador de futebol Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, de 74 anos, recupera-se bem da cirurgia na próstata à que foi submetido no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.
Segundo boletim médico divulgado no início da tarde de hoje (8), o quadro de saúde dele não apresenta problemas. O resultado dos exames apontaram “uma hiperplasia benigna, portanto, sem incidência de tumores”.

Marco Civil da Internet abre canal de consulta para aperfeiçoar propostas.

Após 1.200 comentários postados em 339 pautas; e com 1.843 usuários cadastrados, 45 mil visitantes únicos e quase 200 mil visualização das páginas no site Pensando o Direito , foi encerrada nesta semana a fase de recebimento de sugestões para o texto do decreto que regulamentará o Marco Civil da Internet.
Desde então, a Secretaria de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça tem se dedicado a sistematizar as sugestões apresentadas. Para tanto, abriu, no site,  um novo canal de consulta pública. Desta vez para aperfeiçoar, no texto do projeto a ser encaminhado à Presidência da República, as propostas já apresentadas.
Com a regulamentação, o governo pretende detalhar de forma mais precisa pontos importantes e polêmicos desta lei que também é chamada de Constituição da Internet, e dessa forma dar segurança jurídica e reforçar direitos e garantias dos usuários. Um dos pontos mais polêmicos é o que trata da neutralidade da rede, item segundo o qual pacotes de dados têm a obrigação de serem tratados de forma isonômica, em termos de qualidade e velocidade, sem distinção de conteúdo, origem, destino ou serviço.

Mais de 80% dos municípios brasileiros descumprem Lei Fiscal.

A semana de aniversário da Lei de Responsabilidade Fiscal, que completou quinze anos na terça-feira (5), alertou para uma realidade nada positiva: no mês de abril, 83,3% dos municípios brasileiros apresentaram irregularidades fiscais. Com tais restrições, os municípios ficariam, teoricamente, impedidos de receber transferências voluntárias por parte da União.
 
Em abril, dos 5.568 municípios brasileiros contabilizados pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), 4.638 tiveram algum tipo de apontamento no Cadastro Único de Convênios (Cauc). O Cauc é o sistema utilizado pelo governo federal para acessar informações administrativas, fiscais e contábeis dos estados e municípios antes de realizar as tranferências voluntárias.

Para apontar um município como irregular basta que este não tenha cumprido uma das obrigações listadas dentro dos quatro grandes critérios da Cauc, sendo estes: adimplência financeira, prestação de contas de convênios, transparência e cumprimento de obrigações legais.

Sem estrutura, Styveson volta a cogitar saída da Operação Lei Seca.

Eu acho que estava feliz e não sabia”. Foi o que o tenente Styvenson Valentim disse sobre os novos cortes na estrutura da Operação Lei Seca. Na quarta-feira passada, ele organizou mais uma blitz na avenida Engenheiro Roberto Freire, mas o número de pessoal e viaturas foi bem menor do que as anteriores. Segundo ele, isso se deve à recente exoneração do coordenador de Educação e Fiscalização de Trânsito, Adriano Barbosa.

Caso a falta de recursos materiais e humanos persista, o tenente da Polícia Militar disse que não suportará permanecer no cargo de coordenador da Operação por muito tempo. “Se eu não sofrer um infarto, um estresse agudo, do que jeito que está, não chega até o São João. Não sei nem se chega até lá. Vou até quando eu puder. Está péssimo, é cansaço físico, mental”, declarou, lembrado que essas condições se estendem a sua equipe.

Atualmente, a Operação possui apenas nove policiais militares. Ao lado do antigo coordenador do departamento de Educação e Fiscalização, mais quatro agentes de trânsito trabalhavam em conjunto. “Os agentes ficavam mais no estacionamento [da blitz]. Olhavam se os carros eram roubados, a questão do lacre da placa, se havia arma ou droga dentro do carro. Eles sempre faziam esse trabalho acompanhados de um policial”, explicou Styvenson. Agora, essa atribuição é acumulada pelos militares.
Tribuna do Norte

Wober Júnior é condenado por improbidade administrativa.

O juiz Geraldo Antônio da Mota, 3ª Vara da Fazenda Pública de Natal, condenou os ex-secretários e servidores de Educação do Estado do Rio Grande do Norte, Wober Júnior, Hudson Brandão de Araújo e o empresário Herberth Florentino Gabriel pelo crime de improbidade administrativa praticado no período de 2004 a 2006 por terem contratado empresa para a prestação de serviços de portaria em escolas da rede pública de ensino de forma irregular.

Os três agentes públicos foram condenados ao ressarcimento integral do dano, de forma solidária, o qual deverá ser apurado mediante liquidação de sentença, acrescidos de juros e correção monetária, suspensão dos direitos políticos, pelo prazo de oito anos para os dois primeiros e a cinco anos com relação ao terceiro acusado.

Todos eles ficam proibidos de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos ficais ou creditícios, direta ou indiretamente, pelo prazo de cinco anos. O condenados devem ainda pagar uma multa civil, no valor correspondente a duas vezes o valor do dano, mais juros e correção monetária. Também foi condenada a empresa Condor Administração de Serviços Ltda., as mesmas penas impostas aos demais condenados.

A empresa Condor Administração de Serviços Ltda. foi contratada pela Secretaria de Estado da Educação, da Cultura e do Desporto para fazer o serviço, mediante procedimento de dispensa de licitação, com irregularidades, decorrentes de pagamentos por indenização, que teriam implicado em prejuízos financeiros ao erário estadual.

No Dia Nacional do Turismo, ministro Henrique Alves destaca fortalecimento da atividade econômica no Brasil.

O ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, afirmou nesta sexta-feira (8), em Natal, que o turismo é uma das formas mais rápidas e eficazes de geração de emprego e renda. Ele destacou que, a recuperação da economia brasileira, principalmente em destinos já consolidados como a capital potiguar, poderá contar com o turismo como atividade econômica de retorno rápido para todas as camadas sociais.

Na audiência pública, promovida pela Câmara Municipal de Natal, Henrique Alves disse que tem a noção exata da importância do ministério. “O turismo tem de fazer parte da agenda econômica e social desse país”, destacou. O ministro apresentou dados estatísticos que apontam o turismo como atividade que superam itens importantes da pauta de exportações brasileiras como carne bovina, café, aeronaves e automóveis.

“Como, bebo, fumo e cheiro maconha”, diz famoso ator americano.

Morgan Freeman tem 77 anos e outras dezenas de filmes de sucesso. Ultimamente, o ator tem dado entrevistas bastante ousadas, inusitadas e polêmicas. Na mais recente, ao site “Daily Beast”, o astro de Hollywood disse ser usuário de maconha. Usuário mesmo! “Como eu uso? Do jeito que vier! Eu como, eu bebo, eu fumo, eu cheiro!”.
 
Para o americano, a maconha tem muitas propriedades medicinais, razão pela qual ele consome a erva. Segundo ele, uma dor crônica que ele sente no braço esquerdo, por causa de um acidente automobilístico em 1997, só é aliviada com o uso da maconha.

Na entrevista, o premiado ator comparou as duas edições do Festival de Woodstock. Segundo ele, em 1969, a maconha estava liberada e o clima de paz reinou. Trinta anos depois, prosseguiu, o controle foi maior e confrontos foram registrados no evento musical.

Minha Casa, Minha Vida: Paralisação atinte 32 canteiros de obras da construção civil.

A crise se agravou de vez no setor da construção civil do Rio Grande do Norte, com a decisão das construtoras do “Minha Casa, Minha Vida” suspender o programa e iniciar a demissão de trabalhadores.A reação não foi das melhores. O Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil anunciou a paralisação de 32 canteiros de obras, como forma de protestar a ameaça da classe patronal de demitir 4,5 mil trabalhadores.
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que mostra o RN como o estado que mais fechou postos de trabalho no País, revela que a construção civil perdeu 41 mil vagas de empregos nos últimos 12 meses, o que corresponde a 28% ao número de vagas no setor.

As construtoras ainda esperam do Governo Federal uma posição sobre a dívida do “Minha Casa, Minha Vida”. O Ministério das Cidades prometeu liberar R$ 7 milhões de uma dívida de R$ 28 milhões. Os construtores não aceitaram. Nesta sexta-feira (8) os trabalhadores realizam ato público em defesa do emprego e contra a falta de iniciativa do governo para solucionar o problema de caixa do Programa Minha Casa, Minha Vida.
De Fato

Henrique se reúne com as ex-deputadas Larissa e Sandra Rosado.

Depois de conversar com os membros da Executiva Estadual do PMDB, o presidente da legenda no RN, ministro Henrique Alves (Turismo), se reuniu com as ex-deputadas Larissa e Sandra Rosado. Ainda não se sabe o tema de encontro, mas certamente diz respeito às articulações políticas em Mossoró.

“É uma grande honra e oportunidade o RN ser anfitrião”, disse Zenaide Maia durante encontro.

A deputada federal Zenaide Maia (PR) esteve presente no 3º Encontro de Governadores do Nordeste, realizado nesta sexta-feira (08) no Centro de Convenções de Natal. O evento contou com a participação dos ministros da Fazenda, Joaquim Levy, e de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Roberto Mangabeira Unger, além de governadores dos estados nordestinos, parlamentares potiguares e demais autoridades.

Entre os principais assuntos discutidos estavam: o crescimento econômico do Nordeste; gestão fiscal; operações de crédito; manutenção das obras de infraestrutura; desoneração do PIS e Cofins para as companhias de Saneamento Básico, dentre outras demandas que compõem a agenda econômica, financeira e social da região. “É uma grande honra e oportunidade o Rio Grande do Norte ser anfitrião de um evento onde a nossa região Nordeste é o centro das discussões para garantir melhorias para região”, comentou a deputada Zenaide.

Abertura de processo de impeachment de Dilma seria legal, diz professor.

Um parecer pedido pelo Instituto dos Advogados de São Paulo (Iasp) ao professor da PUC-SP Adilson Abreu Dallari, especialista em direito político pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), conclui que seria legal uma eventual abertura de processo de cassação do mandato da presidente Dilma Rousseff no Congresso. De acordo com Dallari, na ocorrência de reeleição, o presidente da República pode ser responsabilizado por atos e omissões que caracterizem crime de responsabilidade ocorridos no decorrer dos dois mandatos.

Embora afirme não ter o objetivo de examinar “casos concretos” ocorridos durante os dois governos de Dilma, ele menciona no relatório “os desvios generalizados da Petrobras e as exorbitâncias de suas refinarias”. Dallari afirma que cabe investigação para apurar a “eventual ocorrência de omissão culposa”. O professor adverte, no entanto, que “investigação não é prejulgamento” e que investigar “comportamentos administrativos questionáveis, é, acima de tudo, um dever”.

Pelé se recupera bem após cirurgia na próstata.

O ex-jogador de futebol Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, de 74 anos, recupera-se bem da cirurgia na próstata à que foi submetido no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. Segundo boletim médico divulgado no início da tarde de hoje (8), o quadro de saúde dele não apresenta problemas. O resultado dos exames apontaram “uma hiperplasia benigna, portanto, sem incidência de tumores”.
 
No dia 9 de dezembro do ano passado, Pelé recebeu alta do Albert Einstein, após ser internado, em novembro, com infecção urinária. Em 13 de novembro, foi submetido, no mesmo hospital, a uma cirurgia para retirada de cálculos renais. À época, durante os exames, constatou-se que o problema era causado por cálculos renais, ureterais e vesicais, o que causa obstrução do fluxo urinário.

sexta-feira, 8 de maio de 2015

Filho Neto preside sessão ordinária desta quinta-feira, 07

O jovem vereador Filho Neto (PPS), presidiu a sessão ordinária da CMA nesta quinta-feira, 07 na ausência dos vereadores Evangelista Menezes e Junior Carlos, presidente e vice-presidente respectivamente, coube ao 1° secretario, coordenar a sessão.

Com maestria o parlamentar foi sucinto, coordenando os ânimos mais acirrados e conduzindo os dois expedientes, e votação de Projetos, Requerimentos e Indicações.
 
FONTE: Josenias Freitas

RN está entre os estados ainda não regulamentaram a Lei de Acesso à Informação.

Prestes a completar três anos, a Lei de Acesso à Informação (LAI) ainda não foi regulamentada por cinco estados e cinco capitais. Entre as 27 unidades da federação, Amapá, Amazonas, Pará, Rio Grande do Norte e Roraima ainda não criaram legislação própria definindo regras específicas para o cumprimento da Lei. O mesmo foi verificado nas capitais Aracaju, Boa Vista, Macapá, Porto Velho e São Luís.
 
Os dados foram levantados pela Controladoria-Geral da União nos meses de fevereiro e março, a partir dos sítios oficiais do Poder Executivo estadual e municipal. A pesquisa também demonstrou que, com relação aos municípios acima de 100 mil habitantes, apenas em 36% deles (incluindo capitais) foi localizada regulamentação da LAI.

Na divulgação da pesquisa, a capital de Alagoas, Maceió, ainda não tinha publicado decreto regulamentando a Lei. A cidade foi a última a acatar a Lei de Transparência, ao publicar o regulamento no dia 10 de abril. De acordo com o secretário municipal de Controle Interno, Fellipe Mamede, a regulamentação foi “um importante passo no compromisso de promover a transparência e o acesso à informação pública, bem como de fortalecer o controle social”.

GUSTAVO FERNANDES APOIA CRIAÇÃO DA UVERN.

Representante do Rio Grande do Norte na União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), o deputado estadual Gustavo Fernandes (PMDB) é um dos apoiadores da criação da União dos Vereadores do Rio Grande do Norte (Uvern), que reunirá os parlamentares municipais de todo o estado.

O peemedebista participou, na manhã desta quarta-feira (6), no gabinete da presidência da Assembleia legislativa, de audiência dos vereadores de diversos municípios que estão reunidos para a criação da associação com o presidente da Casa, deputado Ezequiel Ferreira (PMDB). Também participou o deputado George Soares (PR).

Na ocasião, os vereadores explicaram a necessidade de criar uma associação com o objetivo de dar suporte à prática da atividade parlamentar municipal, semelhante ao que é promovido pela Unale com os deputados estaduais. Gustavo se propôs a ajudar no que for necessário para a fundação da entidade.

Na Unale temos diversos encontros para troca de experiências e aperfeiçoamento da nossa atividade parlamentar. A Uvern agirá desta mesma forma com os vereadores. Podemos até ajudar com o estatuto da Unale, para servir como base. Os vereadores estão de parabéns pela iniciativa”, declarou o parlamentar.

SEBRAE lança hoje Prêmio Prefeito Empreendedor.

O SEBRAE no Rio Grande do Norte lança hoje (7) a nona edição do Prêmio SEBRAE Prefeito Empreendedor.  Prefeitos dos 167 municípios do Rio Grande do Norte foram convidados para o lançamento da etapa estadual da premiação, que visa estimular a adoção de políticas públicas de incentivo às micro e pequenas empresas. O evento ocorre no auditório da sede da Instituição, em Natal, a partir das 11h.

O concurso reconhece o esforço de gestores públicos que tenham elaborado e implementado projetos de estímulo ao surgimento e desenvolvimento de negócios de pequeno porte em âmbito municipal. Após o lançamento, o SEBRAE divulgará a data de início das inscrições, que poderão ser feitas no site www.prefeitoempreendedor.sebrae.com.br.

Vem aí: Mossoró Cidade Junina.

Está ansioso para o Mossoró Cidade Junina? Pois não se avexe não! A festança começa no sábado, 6 de junho, no Pingo da Mei Dia, evento que promete arrastar uma multidão para a Avenida Rio Branco.

A 19ª edição do arraiá preserva seu diferencial: a diversidade de projetos culturais. “Todos os projetos culturais serão mantidos neste ano e teremos novidades. Além da ligação com a cultura, o MCJ está fortemente relacionado ao turismo e à economia local. É um patrimônio do povo mossoroense que a cada ano deve ser fortalecido”, afirmou a secretária da Cultura, Isolda Dantas.

O Pingo da Mei Dia é o pontapé inicial da festa que continua até 28 de junho. Os grandes shows nacionais e regionais na Estação das Artes Elizeu Ventania, o Festival de Quadrilhas Juninas, a Cidadela e o espetáculo Chuva de Bala no País de Mossoró são alguns dos atrativos do evento.

Justiça pede interdição da Cadeia Pública de Caraúbas.

A juíza de Direito da Vara Única da Comarca de Caraúbas, Daniela Rosado do Amaral Duarte, determinou a interdição da Cadeia Pública do município.

A interdição deverá perdurar até que o Estado do Rio Grande do Norte providencie a recuperação das irregularidades apontadas pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) na Ação Civil Pública ajuizada pela Promotoria de Justiça de Caraúbas.

Prefeitos do RN levarão pauta de reivindicações da Marcha Nacional em Brasília.

O presidente da Federação dos Municípios do Estado do RN (FEMURN), Francisco José Junior, reuniu prefeitos e diretoria da entidade, nesta quinta-feira (07), para informar sobre os preparativos da XVIII Marcha dos Prefeitos, que será realizada de 25 a 28 de maio, em Brasília. “Estamos em uma luta constante para modernizar a gestão municipal e resolver as demandas da população.Por isso, vamos participar ativamente da mobilização nacional. O Brasil passa por mudanças e temos que buscar mais justiça na distribuição dos recursos federais”, destacou Francisco José.

A realidade caótica dos municípios, que vivenciam o quadro de redução de receitas e aumento de despesas, pautou o encontro da diretoria. Francisco José enfatizou estas dificuldades relatadas por todos os gestores municípais, e informou que a FEMURN participará da Marcha construindo uma pauta objetiva, com pontos como a redistribuição dos royalties de petróleo, o recebimento do ISS incidente sobre as operações de cartões de credito e o novo pacto federativo, com uma divisão mais equânime das receitas nacionais. “ Sobre os royalties de petróleo ja temos audiência agendada com o presidente do STF, onde vamos pressionar pela agilidade desta decisão, que representará uma receita a mais para os pequenos municípios”, disse o presidente.

Pelé passa por cirurgia de próstata em São Paulo.

O ex-jogador Pelé, de 74 anos, está internado no Hospital Israelita Albert, de acordo com a assessoria do centro médico. De acordo com o Globoesporte.com, ele tem um quadro de hiperplasia na próstata – condição que faz o paciente reter muita urina aumentando a chance de infecção urinária.
 
Ainda de acordo com o Globoesporte.com, ele passou por uma cirurgia na terça-feira.
Segundo o médico urologista Marcio Conzo Monteiro, a hiperplasia na próstata é um problema benigno que atinge grande parte dos homens a partir dos 50 anos.

É um aumento benigno da glândula da próstata, que pode causar a obstrução do canal urinário. O importante é frisar que essa patologia não é um tipo de câncer”, explica.

O especialista explica que entre os sintomas da doença estão a redução da quantidade de urina e retenção absoluta do líquido na bexiga, o que pode provocar dor no paciente. Nesses casos, é necessário que o paciente compareça a um hospital para medicação ou cirurgia.

Em casos de operação, será retirado o tecido que cresceu, mas sem alterar o tecido natural da próstata”, afirma Monteiro.

Novo Código Penal começa a ser analisado em Plenário na próxima semana.

O projeto do novo Código Penal (PLS 236/2012) será examinado em três sessões extraordinárias consecutivas, às 17h, a partir da próxima terça-feira (12). Com a aprovação do pedido de urgência, de iniciativa dos líderes partidários, a matéria que tramitava na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) desde dezembro do ano passado segue para deliberação em Plenário.
 
A proposta tem por base o anteprojeto elaborado por uma comissão de juristas instalada em 2011 no Senado, com o objetivo de atualizar o Código Penal, que é de 1940. O texto também passou por comissão especial de senadores, tendo sido aprovadas mudanças sugeridas pelo relator, ex-senador Pedro Taques.

A nova legislação é mais rigorosa na punição dos crimes contra a vida, aumentando, por exemplo, a pena de homicídio dos atuais seis para oito anos de prisão. A progressão de pena também fica sujeita a regras mais severas. No homicídio, para o condenado primário, a passagem do regime fechado para outro mais brando, que hoje exige o cumprimento de ao menos 1/6 da pena, passaria a ser de ¼ do tempo.

Rafael Motta é afastado da Câmara dos Deputados.

O deputado federal Rafael Motta (PROS/RN) passou por um procedimento cirúrgico na manhã da última terça-feira (5) e, diante disso, precisará ficar afastado durante sete dias dos trabalhos legislativos na Câmara dos Deputados, voltando apenas na próxima semana a Brasília.
 
Em tempo: A intervenção cirúrgica já estava agenda há algum tempo e era, inclusive, recomendação do departamento médico da Câmara dos Deputados.

Juiz volta à alertar que ‘sistema penitenciário do RN está à beira do colapso total’.

‘O sistema penitenciário está à beira do colapso total.’ Essa afirmação do juiz da Vara de Execução Penal do Rio Grande do Norte, Henrique Baltazar, se refere à estrutura prisional do estado.

publicação, Baltazar critica ainda a omissão por parte do Estado diante da problemática. “Como o governo do RN não tomou qualquer providência para construir novas unidades prisionais (além do problema da Cadeia Pública de Ceará Mirim, cuja solução não foi anunciada, e, ainda assim, só abrirá vagas em 2017)), o sistema penitenciário está à beira do colapso total”.

quinta-feira, 7 de maio de 2015

Deputado afirma que rosalbismo pode ter candidato à prefeitura de Mossoró.

Gazeta do Oeste – O presidente do diretório municipal do Partido Progressista (PP), deputado federal Beto Rosado, afirmou que o rosalbismo, agrupamento político liderado pela ex-governadora Rosalba Ciarlini (sem partido) poderá sim apresentar um nome para disputar a Prefeitura de Mossoró no embate eleitoral que acontecerá no próximo ano.

Entrevistado no programa Cenário Político (TV Cabo Mossoró), o parlamentar e dirigente progressista fez questão de dizer que nada impede a apresentação de um nome que represente o rosalbismo nas eleições municipais de 2016. Apontado como o provável expoente do grupo no pleito do próximo ano, o deputado federal Beto Rosado ressaltou que nunca se apresentou como pré-candidato à chefia do Poder Executivo mossoroense e, segundo ele, neste momento não existe interesse em concorrer à Prefeitura de Mossoró.

STF autoriza busca e apreensão no gabinete do presidente da Câmara.

A pedido da Procuradoria-Geral da República, o ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal, autorizou uma operação de busca e apreensão no gabinete do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Ele é suspeito de se beneficiar do esquema de corrupção da Petrobras e está entre os 50 investigados com inquéritos no Supremo.

Cunha aparece nos registros da Câmara como “autor” de requerimento que teria sido usado para chantagear empresa. Segundo depoimento do doleiro Alberto Youssef, em delação premiada, ele apresentou pedido para investigar uma fornecedora da estatal que teria interrompido o pagamento de propinas, a Mitsui.

Em audiência presidida por Garibaldi, ministro diz que aeroportos vão triplicar capacidade nos próximos 20 anos.

O ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha, afirmou na manhã desta quarta-feira (6), em reunião conjunta das Comissões de Serviços de Infraestrutura (CI), presidente pelo senador Garibaldi Filho (PMDB/RN), e de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR), que os aeroportos brasileiros vão triplicar sua capacidade nos próximos 20 anos.

Ele acredita que se repetirá nas próximas duas décadas o ritmo de expansão anual de 10%, observado entre 2004 e 2014 – ano em que 117 milhões de passageiros utilizaram os aeroportos do país. Segundo Eliseu Padilha, também será bastante significativo o crescimento da aviação regional, que ele definiu como “a menina dos olhos da presidenta Dilma Rousseff”. Nesse caso, acrescentou o ministro, a expansão deve ficar em torno de 9% ao ano, possibilitando melhorar a integração nacional e desenvolver polos regionais.

Dilma: ‘panelaço é algo normal numa democracia’.

A presidenta Dilma Rousseff disse que as manifestações ocorridas ontem (5) à noite, durante o programa do PT na televisão, são normais em um país democrático como o Brasil.

[Vi o panelaço] da mesma forma que eu vejo outras manifestações. Em outros países, manifestações assumindo a forma de panelaço ou qualquer outra forma não são consideradas normais. No Brasil, elas são normais. Nós construímos a democracia. Então, respeitar a manifestação livre das pessoas é algo que conquistamos a duras penas. Vejo como mais uma manifestação de uma posição diferente da outra”, disse.

Perguntada por jornalistas sobre o motivo de não ter gravado uma mensagem no programa da legenda, a presidenta respondeu: “Nem sempre eu participo do programa do PT”.

Excluído da Igreja Católica, padre Fábio De Melo chora pelas declarações dos fiéis.

O que restou ao padre Fábio Melo foi chorar, e cair em uma tristeza sem fim, depois de palavras de humilhação vindas dos seus fieis. A humilhação foi que os fieis o consideraram um ex-padre, por declarações que ele haveria feito que ao ver dos fieis não foram aceitas, e por isso ele foi excomungado.

Os católicos viram como uma blasfêmia a critica que o padre fez a Maria, Durante o seu programa. O padre declarou abertamente ser contra essa adoração excessiva a Maria. “Quem salva é Deus e não Maria, Maria era humana e não pode salvar ninguém” argumentou o Padre.

O assunto chegou até o Vaticano de maneira não muito boa. Várias pessoas dentro da igreja queriam a expulsão de Fábio. Os fieis foram duros e colocaram em duvidas a crença do padre, mas ele sempre teve propriedade em dizer o que disse. Em um dos comentários de um fiel, o homem disse revoltado que o padre estaria falando por si e que não estaria representando em nada a igreja católica, "Ele não nos representa!” dispara o católico inconformado.

Os católicos ficaram revoltados, pelo fato de que o padre é um grande conhecedor da palavra, e o assunto foi acabar com a intervenção do Padre São Francisco que falou; "o Padre Fábio de Melo não ama Maria”, e fazendo uma ressalva ele completa, “É um órfão, quem não ama Maria.”

O padre depois de lágrimas e tristeza pelo ocorrido pediu aos fieis para que não deixem que o cristianismo seja por baixo nivelado no Brasil. O que ele tem esperança, é que se mude a mentalidade do povo, e afirma que “É Jesus que nos salva, ele é nosso único salvador e nos liberta”.

Assembleia Legislativa apoia criação da União de Vereadores do Estado

Em reunião com oito vereadores do Alto Oeste em seu gabinete de trabalho na tarde desta quarta-feira (6), o presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira (PMDB), assumiu o compromisso de apoiar a criação da União de Vereadores do Rio Grande do Norte (UVERN), que terá por objetivo fortalecer o mandato do vereador.

Louvo a iniciativa por entender que os vereadores têm as mesmas funções dos deputados, eles nos municípios e nós no Estado. O vereador é quem está mais perto do povo. Vamos fazer parceria, por meio do Instituto do Legislativo Potiguar (ILP), para ajudar na capacitação do vereador, pois todos nós precisamos estar sempre nos reciclando. A ideia da União é muito boa e é necessária”, afirmou o deputado.

O presidente da Câmara de Apodi, vereador Evangelista Menezes (PR) apresentou os objetivos da entidade a ser criada, afirmando que ela dará apoio aos “vereadores que se sentem isolados, sem informações para desenvolver as suas ações, pois existe a nossa Federação, que é a FECAM, mas ela defende as Câmaras e não o vereador de forma individual”.

De acordo com o vereador de Severiano Melo, Bruno Melo (PSDB), que será o presidente da UVERN, o estatuto da entidade será aprovado no dia seis de junho, na Câmara de Jucurutu, na região Seridó. “A União terá representações em Mossoró e Natal e uma coordenação em cada região do Estado. Vamos capacitar os colegas e procurar benefícios para os colegas, como convênios, assistência jurídica e contábil. Vamos fazer parceria com a Assembleia”, afirmou Bruno.

Hermano Morais comenta crise nos hospitais regionais do Estado.

Em pronunciamento na sessão ordinária desta quarta-feira (6), o deputado Hermano Morais (PMDB) comentou sobre a crise enfrentada pelos hospitais regionais do Rio Grande do Norte. De acordo com o parlamentar, as unidades de saúde não estão prestando o atendimento hospitalar adequado à população. “Os hospitais regionais estão sofrendo com a falta de insumos, medicamentos, leitos e profissionais. A população está padecendo e indo a óbito enquanto poderia ter as suas preservadas”, disse Hermano.

O parlamentar ressaltou a crise no hospital regional de Caicó e chamou a atenção para a possível suspensão das atividades do Centro de Hemodiálise do município. “A situação é muito delicada e aflige as famílias mais humildes que são atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”, comentou o deputado.

Justiça Federal arquiva processo penal contra Wilma de Faria.

O Tribunal Regional Federal da 5ª Região arquivou, por unanimidade, a ação penal que tramitava contra a ex-governadora do Rio Grande do Norte, Wilma de Faria, acusada de suposto peculato no caso do Ipem. O processo envolve ainda o advogado Richardson Souza e o ex-deputado estadual Gilson Moura, mas estes não receberam o mesmo benefício.
 
A defesa da ex-governadora foi conduzida pela advogada Marília Pereira e o Pleno do TRF5 acompanhou o voto do relator, desembargador federal Wladimir Souza. Na Justiça Federal, esse era o único processo penal em desfavor de Wilma de Faria.

Relatório de Agripino sobre mudança na lei de licitação é aprovado na CCJ.

Relator do projeto de lei (PLS 25/2012) que estabelece limite máximo de 25% para acréscimos ao valor inicial atualizado do contrato em todas as obras, serviços e compras da administração pública, o senador José Agripino (RN) disse que, se sancionada, a matéria combaterá a corrupção e evitará desperdício de dinheiro público. O projeto, de autoria da senadora Ana Amélia (PP-RS), altera o parágrafo único do artigo 65 da Lei 8666/93, a Lei de Licitações, e estabelece a porcentagem única de 25% do acréscimo do contrato.

Atualmente, a legislação admite reajuste de até 25% do valor inicial do contrato e, no caso particular de reforma de edifício ou de equipamento, os acréscimos permitidos são de até 50%. A matéria foi aprovada por 21 votos a favor e um contra pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e seguirá para a Câmara dos Deputados. “Desde 1993, quando a lei foi criada, admite-se reajuste de até 50% em reformas de edifício e equipamentos. Entretanto, muitas permissividades ocorreram e a exceção virou regra. Da forma como a legislação está hoje, o planejamento fica fraturado e a proposta de preço fica excessivamente flexibilizada”, disse o relator José Agripino.

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Sessão da Câmara é interrompida após chuva de ‘dólares’.

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), esvaziou as galerias do plenário na noite desta quarta-feira depois que manifestantes jogaram cédulas falsas de dólares com os rostos da presidente Dilma Rousseff, do ex-presidente Lula e do ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto. A sessão precisou ser interrompida. 
 
As galerias do plenário estavam lotadas de manifestantes ligados à Força Sindical, à Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) à Central Única dos Trabalhadores (CUT). Ao serem retirados, manifestantes gritaram palavras de ordem contra o PT e a presidente da República.

As notas falsas, jogadas por manifestantes da Força Sindical, ligada ao deputado Paulinho da Força (SD-SP), mostram imagens de Dilma, Lula e Vaccari seguidas da expressão “PTRO DOLLAR”. A MP 665, que está em análise pelo plenário da Câmara, é combatida pelas centrais sindicais. A medida muda regras de acesso ao seguro desemprego, abono salarial e seguro defeso de pescadores.

Nos 15 anos da Lei de Responsabilidade Fiscal, Agripino diz ser imprescindível preencher lacunas da legislação.

No dia em que a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) completa 15 anos, o presidente nacional do Democratas, José Agripino (RN), disse nesta segunda-feira (4) que a legislação foi primordial para garantir a gestão responsável e eficiente do gasto público. O parlamentar, entretanto, afirmou ser imprescindível o preenchimento de duas lacunas hoje encontradas na lei. A primeira é a necessidade de definir urgentemente os limites de endividamento da União e a segunda é a criação do Conselho de Gestão Fiscal, já previsto no artigo 67 da LRF, que deve fiscalizar e acompanhar os gastos públicos.

Os estados e municípios colocam em seu orçamento as previsões de endividamento, mas com a União não é assim. E por isso estamos pagando o preço de um país que não cresce”, criticou o parlamentar. Agripino lembrou que, em 2014, o governo federal apresentou meta do superávit primário de R$ 100 bilhões, mas obteve déficit de R$ 30 bilhões. Somados ao pagamento de juros, a União gastou R$ 340 bilhões do que não podia de seu orçamento no ano passado, fazendo a dívida pública subir para R$ 2,4 trilhões. “O que aconteceu com o gestor federal? Absolutamente nada. Se fosse um prefeito, ele estaria na cadeia ou sendo processado”, destacou.

José Agripino lembrou ainda que presidia a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado quando se discutia a LRF. O senador criticou o fato de o PT ter votado contra a legislação. “Fui prefeito e governador e sei por experiência devida que o administrador público passa por muitas provações. O PT votou contra a LRF e tinha a obrigação de, encontrando essas lacunas, ter completado a obra, ou seja, ter regulamentado a capacidade de endividamento da União”.

Funcionária que ganhava sem trabalhar no ministério de Henrique é exonerada

Demorou quase um mês para o Governo Federal exonerar a ex-diretora do Departamento de Qualificação, Certificação e Produção Associada do Ministério do Turismo, Marcela Dieckmann Jeolás. O pedido, que já havia sido aceito pelo órgão em 9 de abril, só foi oficializado nesta segunda-feira (4/5), em publicação no Diário Oficial da União.

A servidora saiu de férias em 5 de maio de 2014, mas o pagamento do salário, de R$ 22,4 mil, só foi suspenso em agosto passado. Atualmente, ela está morando nos Estados Unidos, segundo funcionários da pasta. No entanto, Márcio Augusto Costa, advogado de Marcela, nega que ela recebesse o referido valor, como constava no Portal da Transparência.

Deputado Ezequiel Ferreira de Souza é reeleito para presidir Assembleia Legislativa.

O deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PMDB) foi reeleito em sessão especial na manhã desta terça-feira (5), para presidir a Mesa da Assembleia Legislativa no biênio 2017/2018. Ele obteve 21 votos favoráveis dos 22 deputados que participaram da votação. Foi registrado um voto em branco. Dois parlamentares não compareceram à sessão.

A Assembleia Legislativa tem se mostrado atuante e célere para atender às demandas da população. O combate à seca, o enfrentamento às drogas, a busca por soluções para a indústria salineira e aeroportos da Grande Natal e ainda os transportes escolares são temas de discussões com resultados positivos. Estamos finalizando o planejamento estratégico, utilizando de forma sistemática todos os seus recursos, assim como o potencial das pessoas que se dedicam à instituição. A nossa reeleição é resultado do trabalho que estamos desenvolvendo e que será mais modernizado a cada dia”, afirmou Ezequiel Ferreira.

Dunga convoca Seleção para Copa América.

O técnico da Seleção Brasileira de Futebol, o Dunga, convocou nesta terça-feira, os jogadores que vão defender o país na Copa América. O destaque da lista com 23 jogadores é a ausência de Oscar, do Chelsea, que se contundiu na semana passada. O meia foi titular da Seleção durante a Copa do Mundo, no ano passado. Na lista de Dunga estão os goleiros: Jefferson, do Botafogo; Diego Alves, do Valência e Marcelo Grohe, do Grêmio.

Para a defesa foram convocados: David Luiz, Thiago Silva e Marquinhos, do Paris Saint Germain; Miranda, do Atlético de Madrid; Fabinho, do Mônaco; Marcelo, do Real Madrid; Filipe Luis, do Chelsea e Danilo, do Porto. Para meio campo, Dunga convocou: Luiz Gustavo, do Wolsfburg; Fernandinho, do Manchester City; Elias, do Corinthians; Casemiro, do Porto; Everton Ribeiro, do Al Ahli; Douglas Costa, do Shakhtar Donetsk; Willian, do Chelsea e Philippe Coutinho, do Liverpool.

O ataque do Brasil vai contar com: Neymar, do Barcelona; Diego Tardelli, do Shadong; Robinho, do Santos e Firmino, do Hoffenhein. A apresentação dos jogadores está marcada para o dia primeiro de junho, na Granja Comary, em Teresópolis, Rio de Janeiro. A estreia da Seleção na Copa América do Chile vai ser no dia 14 de junho contra o Peru. O Brasil está no grupo C da Copa e vai enfrentar na primeira fase, além do Peru, Colômbia e Venezuela. Antes, a Seleção tem dois amistosos marcados. No dia sete de junho pega o México e no dia 10, a seleção de Honduras.

Governo do PT quebra o país e quer agora que o Congresso pague a conta, critica Agripino.

O presidente nacional do Democratas, José Agripino (RN), disse nesta terça-feira (5) que o governo da presidente Dilma Rousseff quebrou o país e agora quer que o Congresso Nacional “pague a conta”. Desde a semana passada, ministros da gestão petista têm dito em público que suas pastas estão sem verba para investir. “O governo do PT quebra o país e quer agora que o Congresso pague a conta aprovando a proposta de maldades que a presidente candidata negava de pé junto ‘nem que a vaca tussa'”, criticou o parlamentar pelo Rio Grande do Norte.

 Nesta segunda-feira (4), o vice-presidente da República, Michel Temer, disse que, se o Congresso Nacional não aprovar as medidas de ajuste fiscal propostas pelo governo, o corte no Orçamento de 2015 será “muito radical”. Temer convocou líderes da base aliada ao Palácio do Planalto para discutir as duas medidas provisórias enviadas ao parlamento que propõem alterações em direitos trabalhistas e previdenciários para reforçar o caixa da União.

Também nesta segunda, o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, afirmou que o MEC já esgotou a verba de 2015 para novos contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Na última quarta-feira (29), o ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues (PR), contou que “várias obras no país vão parar” por falta de recursos.

Garibaldi pede ajuda ao ministério do planejamento para solucionar crise do “Minha Casa, Minha Vida” no RN;

Os quatro mil trabalhadores da construção civil que atuam no programa “Minha Casa, Minha Vida” estão de aviso prévio desde a segunda-feira (4). As obras do projeto nos municípios de Natal, São Gonçalo, São José do Mipibu, Monte Alegre e Mossoró foram paralisadas no dia 29 de abril. O senador Garibaldi Filho descreveu a situação ao ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, e pediu a intercessão do governo na solução do problema.
 
Nelson Barbosa informou ao senador que o Ministério liberou, na semana passada, recursos destinados ao “Minha Casa, Minha Vida”. Coube ao ministro das Cidades, Gilberto Kassab, distribuir o montante entre os estados. Garibaldi Filho ponderou que o dinheiro destinado ao Rio Grande do Norte – R$ 7 milhões – é insuficiente para cobrir o débito que o governo tem com as empresas, estimado em R$ 28 milhões para os próximos meses.

Diante do detalhamento da situação feito pelo senador Garibaldi Filho, o ministro Nelson Barbosa comprometeu-se em buscar uma solução para o problema. Porém, ele pediu para retomar a conversa apenas na próxima semana, em virtude de a equipe econômica estar dedicada às negociações com o Congresso Nacional para a votação, na Câmara dos Deputados, do ajuste fiscal proposto pelo Palácio do Planalto.

Henrique discute nova rota de cruzeiros para Natal.

O ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, recebeu nesta terça-feira (5) representantes da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Abremar) para uma audiência sobre os desafios do turismo náutico. A redução da oferta de cruzeiros marítimos no Brasil foi um dos temas tratados na reunião, assim como a necessidade de ampliação dos destinos.

O Brasil tem hoje 10 navios de cruzeiros para o turismo náutico, metade do que havia há quatro anos. O presidente da Abremar, Marco Ferraz, relacionou o momento vivido pelo segmento com a falta de uma legislação clara e os altos custos de mercado. Porém, o segmento tem muito interesse em voltar a crescer e pediu apoio do ministro Henrique Alves na resolução de questões que impactam diretamente o setor.

Henrique Alves reforçou a importância dos cruzeiros para as economias locais e para o desenvolvimento econômico do país. “Um segmento que movimenta mais de R$ 1 bilhão durante uma temporada e gera mais de 15 mil empregos tem um grande potencial econômico, precisamos posicionar o produto e destravar as amarras que o impedem de crescer”, disse o ministro. A intenção é reverter essa curva descendente de crescimento e criar novas rotas, como uma específica para o Nordeste, para aproveitar o potencial da costa brasileira.

Não existe doação oficial a partido no Brasil, diz ex-diretor da Petrobras.

O ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa afirmou nesta terça-feira (5) que as empresas fazem doações a partidos para posteriormente recuperar o dinheiro quando o grupo político estiver no governo. “Não existe doação de empresas que não queiram recuperar [o dinheiro depois]. Quem me disse isso foram empresários. Se ele doa R$ 5 milhões, ele vai querer recuperar R$ 20 milhões”, declarou Costa à CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Petrobras.
 
“Não existe almoço de graça. Por que uma empresa de capital privado vai doar R$ 10 milhões, se ela não for cobrar depois? Muitos valores tido como oficiais, não eram oficiais, isso me foi dito por empresários”, disse Costa. Costa é um dos principais delatores da operação Lava Jato, que apura o desvio de dinheiro na Petrobras, e cumpre prisão domiciliar no Rio de Janeiro. Ele foi preso em março do ano passado por suspeita de receber propina de fornecedores da estatal para facilitar a fechamento de contratos com essas empresas.

Fernando Mineiro desaponta Robinson Faria.

Os deputados estaduais Getúlio Rêgo e Ricardo Motta não votaram hoje na reeleição do presidente da assembléia legislativa do Rio Grande do Norte, Ezequiel Ferreira de Souza. Mas, ambos justificaram os motivos e compareceram a sede da Casa.

Ao contrário do deputado estadual Fernando Mineiro que votou em branco e não deu nenhuma justificativa pública para tal atitude.

Para observadores da cena política que circulam pela assembléia a atitude do líder do governo não foi vista com bons olhos.

O líder insinua que não esta nem aí para uma boa relação governo/assembléia. O que não é bom para Robinson, comentou-se na Casa.

Em tempo: Mesmo sem querer se intrometer na eleição da assembleia legislativa não precisava que o governador Robinson Faria orientasse sua base política a votar em Ezequiel. Se fazia desnecessário.

Banco do Brasil eleva juros de financiamentos de imóveis.

Uma semana após a Caixa Econômica Federal restringir o financiamento de imóveis usados, o Banco do Brasil seguiu o exemplo e reajustou os juros das linhas de crédito para habitação. A partir do dia 18, as taxas de financiamentos imobiliários subirão de 9,9% ao ano mais a taxa referencial (TR) para 10,4% ao ano mais a TR. A mudança vale para financiamentos concedidos a partir dessa data.
 
Em nota, o banco informou que o aumento dos juros foi necessário para compensar os maiores custos de captação. Em compensação, o prazo máximo de pagamento foi estendido de 360 meses (10 anos) para 420 meses (15 anos). A ampliação do prazo dependerá do perfil de cada cliente. O teto de financiamento foi mantido em 80% do valor do imóvel para todos os mutuários.

Mortes em rodovias federais concedidas caem 46% no feriado do Dia do Trabalho.

Balanço divulgado hoje (5) pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) indica que, durante o feriado do Dia do Trabalho (1º), houve redução de 46% no número de mortes nas rodovias federais concedidas à iniciativa privada. Este ano, foram registradas 14 mortes, 12 a mais que as ocorridas em 2014.
 
Segundo a ANTT, 320 pessoas ficaram feridas no feriadão. Em 2014, foram 343 feridos. Os dados englobam 14 rodovias, referentes à primeira e segunda etapas do Programa de Concessões Rodoviárias, entre 1999 e 2009. A agência não informou o número total de acidentes.

De acordo com a ANTT, a redução pode ser atribuída às melhores condições de segurança nas rodovias federais concedidas. Aproximadamente 10 mil quilômetros de 21 rodovias federais estão sob responsabilidade da iniciativa privada para exploração da infraestrutura. Desse total, 37% já foram duplicados. Nos contratos estão previstas a execução de obras de melhorias físicas e operacionais, além de ampliação da capacidade das vias.

Panelaço durante programa do PT na TV atinge SP, Rio e várias cidades

O PT, a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foram alvos de um novo protesto na noite desta terça-feira, durante a exibição do programa do PT, veiculado em cadeia nacional de televisão e rádio. Nos dez minutos da propaganda petista, houve panelaço, buzinaço e até mesmo fogos de artifício em várias cidades do país.

Em São Paulo, foram registrados protestos em toda a cidade, em bairros com moradores de diferentes classes sociais, como Jardins, Barra Funda, Perdizes, Pompeia, Santa Cecilia, Bixiga, Ipiranga, Vila Carrão e Tatuapé. Em Santos, no litoral paulista, o panelaço e buzinaço foram durante o tempo todo da propaganda do PT.

Em Brasília, houve fortes protestos nas Asas Sul e Norte. Em Belo Horizonte, panelaço, cornetas e gritos na vizinhança do apartamento do governador Fernando Pimentel (PT), no bairro da Serra.

No Rio, em vários bairros da zona sul, como Botafogo, Humaitá, ouviu­-se gritos de “Fora PT”, e “Fora Lula”, Copacabana. Os protestos também foram registrados na zona norte, na Tijuca, e em Niterói, no bairro de Icaraí, de alto poder aquisitivo.