sábado, 16 de maio de 2015

PHS realiza Convenção Municipal em Felipe Guerra.

O PHS (Partido Humanista da Solidariedade) realizou neste sábado (16) a Convenção do Partido no município de Felipe Guerra. O encontro que aconteceu no plenário da Câmara Municipal de Felipe Guerra reuniu solidaristas de vários municípios e autoridades.
O presidente do PHS de Felipe Guerra é Marcondes Alves, irmão do pré-candidato a vereador ao pleito de 2016, Marcos Aurélio (PHS). Esteve presente o deputado Estadual “Souza” (PSH), o presidente da Comissão Executiva do PHS Rio Grande do Norte, Leandro Prudêncio, Prefeito Haroldo Ferreira (PROS),  vereador-presidente Salomão Gomes, e os demais vereadores como Djalma Laurindo, Ronaldo Pascoal, Ubiracy Pascoal, Paulo Cezar e Otoniel Maia.
Esteve presente o presidente do diretório do PSB, Luiz Agnaldo, e do DEM, ex-vereador Joel Canela, presidente da Rádio Difussora, Emerson Linhares e empresários. A convenção contou ainda com a presença dos presidentes dos diretório municipais como Naquib Libânio – presidente do PHS de Caicó, Hélio Borges – presidente do PHS de Areia Branca, professor Valdeci – presidente do PHS de Baraúna, Marcos Tavares – presidente do PHS de Apodi, Vereador Paulo – presidente do PHS de Itaú, Josué – presidente do PHS Mossoró.
Em sua oportunidade, o presidente do diretório municipal do PHS de Felipe Guerra, Marcondes Alves, agradeceu a todos os presentes e disse que a convenção é o início do partido que vai contribuir ao município e pretende lançar oficialmente um nome para disputar as eleições próxima.
O presidente do diretório do município Naquib Libânio – presidente do PHS de Caicó, externou a importancia do momento em que marca o início do partido, em que está arregaçando as mangas para conseguir filiados e lançar candidato para próximo ano eleitoral e colher resultados.
Já o professor Valdeci – presidente do PHS de Baraúna externou a importância do crescimento do partido: “O PHS vem crescendo de forma significativa no Rio Grande do Norte, nós começamos com a manutenção da cadeira de deputado estadual, apesar de todas dificuldades, porém o mais importante em nossa visão é que o partido não é pequeno, os objetivos é que são grandes”, disse.
O presidente da Comissão Executiva do PHS Rio Grande do Norte, Leandro Prudêncio em seu longo discurso, externou sobre o partido a nível estadual: “Queremos ter políticas voltadas para o cidadão, queremos ajudar o prefeito, vice-prefeito, vereadores a fazer parcerias diferenciadas, com isso, afirmo que o PHS não será só mais um partido, mais sim, um partido que vem ser diferencial. A missão é grande, a missão é árdua, mas não impossível, viabilizar o maior número possível de candidaturas”, disse o presidente da comissão executiva do PHS do RN.
Em seguida, o prefeito Haroldo Ferreira (PROS), parabenizou a convenção do partido na cidade. “É uma satisfação de está nessa solenidade, quero parabenizar-los pelo novo partido político que proporciona ao povo de Felipe Guerra, mais uma opção”, disse Haroldo Ferreira que em seguida reconheceu o trabalho de Marcos Aurélio. “É uma pessoa que vem fazendo pela cidade através da iniciativa privada”, disse. “Vocês que vão fazer o PHS, é com muita satisfação que como gestor, vamos receber de braços abertos”.
O prefeito Haroldo, também parabenizou o deputado Souza, por representar a região oeste na Assembléia Legislativa: “Felipe Guerra te recolheu de braços abertos, agora é mais amplo. Terá o apoio não só do unido PHS, mais da grande parcela da sociedade. Pode ter certeza, que a parceria que será firmada, do candidato do PHS e gestão atual, irá proporcionar bons frutos”.
O pré-candidato a vereador pelo PHS em Felipe Guerra, Marcos Aurélio, externou sua felicidade pelo momento em que marca a convenção do partido no município. “Hoje é mais um passo que começamos a dar no município de Felipe Guerra”, disse Marcos Aurélio e lembrou-se das dificuldades que resultou na vitória de seu deputado. “O deputado Souza é uma pessoa que apostamos e representa a nossa região”, disse Marcos ao externar a vontade de trabalhar e contribuir para nossa cidade.
“Estamos prontos e confiando em Deus, iremos com certeza contribuir dentro do nosso esforço, para nossa cidade de Felipe Guerra. É uma cidade que mora no nosso coração”, disse Marcos Aurélio que em seguida lembrou-se de suas origens na comunidade de Santana e momentos que marcaram sua vida profissional.
Por último, quem externa para os presentes é o deputado Estadual Manoel Cunha de ‘Souza’ (PHS), que agradeceu a presença de todos os presentes. O deputado lembrou que após o resultado da eleição, voltou ao município para agradecer pelos votos, e pediu para Marcos Aurélio uma prioridade para o sítio Santana, e foi solicitado que fosse destinada uma emenda para pavimentação da comunidade. “Já assumi esse compromisso”, disse Souza.
O deputado Souza reafirmou o compromisso de contribuir com a gestão do prefeito Haroldo Ferreira. “Eu estou, onde o PHS está, estou onde Marcos Aurélio está, pois foi a pessoa que me apresentou a sociedade. E como Marcos Aurélio está com administração atual, quero dizer que estamos juntos para somar com essa gestão, no sentido de darmos as mãos para contribuir com melhoria e qualidade de vida. Sei que como já fui vereador e vice-prefeito e prefeito, sei das dificuldades dos municípios, e os prefeitos vem sendo cobrado e assume responsabilidades e tem menos recursos para atender a essa responsabilidade”.
“Quero ser um deputado presente, e não como aqueles que estão mais presente em época de eleição. Quero está participando das discussões e buscando soluções para os problemas. Sabemos que muitas soluções não está somente no prefeito, deputado estadual, mas estão no governo estadual e federal. O primeiro momento é somar força, está juntos, é cobrar e reinvidicar ”, disse o deputado Souza.
Fonte: Foco Notícia

Governo do Estado do RN entrega obra do pavilhão 4 da Penitenciária Alcaçuz.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Infraestrutura (SIN), entregou a obra de recuperação do Pavilhão 4 da Penitenciária Estadual de Alcaçuz – Dr. Francisco Nogueira Fernandes, localizada em Nísia Floresta.
O secretário da pasta, Jader Torres e o secretário de Justiça e Cidadania, Edilson França, acompanhados do coordenador do Sistema Penitenciário, Durval Oliveira, e do diretor da unidade Heider Brito, vistoriaram a obra do pavilhão 4.
De acordo com o secretário de Infraestrutura, o governo cumpre o prazo estabelecido para a entrega no pavilhão nesta primeira fase.

Rio Grande do Norte tira nota zero em transparência, segundo relatório do CGU.

Levantamento feito pela Controladoria-Geral da União (CGU) aponta que 63% das cidades e dois estados tiraram nota zero em transparência pública. Esse é o resultado de um índice lançado pelo órgão hoje (15), para lembrar os três anos de vigência da Lei de Acesso à Informação (LAI). Batizado de Escala Brasil Transparente, o índice mede a transparência pública em estados e municípios.
De acordo com a CGU, foram avaliados 492 municípios com até 50 mil habitantes, todos os estados, capitais e o Distrito Federal. Do total de cidades analisadas, 424 ainda não regulamentaram os dispositivos que permitem à população ter acesso aos dados dos órgãos públicos. Conforme o índice, 23% das cidades ficaram com notas entre 1 e 2. Apenas sete municípios, tiraram notas entre 9 e 10 (1,4%), sendo cinco da Região Sul. O município de Apiúna (SC) e a capital paulistana receberam a nota máxima.

‘Não estou numa fase muito boa’, diz Lula.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva admitiu, nas conversas que teve com políticos em Brasília anteontem, que não atravessa uma boa fase. Lula disse estar preocupado com o andamento do governo de sua sucessora, Dilma Rousseff, e com os desdobramentos da Operação Lava Jato, em especial a decisão do dono da empreiteira UTC, Ricardo Pessoa, de ter fechado um acordo de delação premiada em troca de eventual redução de pena.
“Não estou numa fase muito boa, não”, afirmou o ex-presidente ao Estadão. Com ar abatido, contrariando o discurso normalmente otimista nas conversas privadas, segundo pessoas com quem se encontrou, o petista comentou que está desesperançoso com as perspectivas para a economia brasileira, tidas por ele como muito ruins.

Lula endossa críticas que Renan dirige a Dilma.

Josias de Souza destaca que em almoço na residência oficial da presidência do Senado, Lula ouviu críticas de Renan Calheiros à administração de Dilma Rousseff. Podendo defender a pupila, Lula preferiu endossar os reparos. Em essência, Renan disse que o governo padece de falta de rumo. Ele condena Dilma por chamar de ajuste fiscal um pacote que se limita a restringir benefícios trabalhistas, sem apresentar ao país uma estratégia para a retomada do crescimento.

Ecoando o interlocutor, Lula avaliou que Dilma se deixou enredar por uma agenda negativa, mergulhando o governo na inércia. O padrinho da presidente enxergava no programa de concessão à iniciativa privada de obras de infraestrutura uma perspectiva de virada de página. Lamentou a decisão de Dilma de adiar para junho o anúncio da reabertura da temporada de concessões.

A conversa entre Lula e o investigado Renan Calheiros foi tesmunhada pelo líder do governo, senador Delcídio amaral (PT-MS), e pelo também investigado senador Edison Lobão (PMDB-MA). À noite, Lula reuniu-se com Dilma, no Palácio da Alvorada. Os dois convertsa amiúde. Mas o criador vem se queixando de que a criatura já não ouve os seus conselhos como antes.

Em discurso na Câmara, Rogério pede impeachment de Dilma.

O impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT) voltou a ser abordado no plenário da Câmara dos Deputados. Em discurso na Casa, o deputado federal Rogério Marinho (PSDB-RN) realizou uma breve retrospectiva do “desgoverno” petista e disse que, comprovados os “crimes” por parte da presidente, é a favor do impeachment.

“Estamos atentos a todo este imenso desgoverno, que se agravou com a perda total de credibilidade da Presidente da República. Estamos ao lado do povo e da Constituição e dos princípio que garantem a democracia plena no país. Somos pelo rigor na apuração de todos os ilícitos praticados por essa gente no poder. Caracterizados os crimes, inclusive pela presidente, somos a favor da aplicação do impeachment, a cassação do mandato da chefe do Executivo”, disse Rogério na tribuna da Casa.

De acordo com o tucano, “o PT aparelhou vergonhosamente os poderes; ofende constantemente o direito de propriedade; levou o país de volta a recessão e à volta da inflação; promoveu a irresponsabilidade fiscal e abalou a confiança dos investidores internacionais; destruiu o sistema elétrico; submete o povo à lógica do fisiologismo e ameaça dia a dia a liberdade de expressão e de opinião na imprensa”.

Cunha quer concluir votação da reforma política em maio para regras valerem em 2016.

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, afirmou nesta sexta-feira (15) que espera concluir a votação da reforma política na Casa até o final de maio, para que algumas mudanças possam ser válidas para as eleições de 2016. Durante a edição do programa Câmara Itinerante em Belém (PA), ele confirmou que a proposta será a única pauta do Plenário na última semana deste mês.

“Esperamos concluir a votação da reforma política no mês de maio, para que possa ir para o Senado e os senadores possam ter tempo de analisar, revisar ou concordar, e nós termos tempo de apreciar a revisão”, disse. Cunha considera essencial alterar o sistema de eleição dos deputados. “Ninguém aguenta mais fazer uma nova eleição como foi feita a última”, ressaltou. Segundo ele, o modelo atual gera distorções, como a eleição de deputados federais que obtiveram apenas 200 votos e a não eleição de outros que tiveram mais de 100 mil votos. O parlamentar defendeu o modelo majoritário conhecido como “distritão”, em que são eleitos os deputados mais votados em cada estado.

Edição de 2015 do Enem abre inscrições no dia 25 e provas serão realizadas em outubro.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 será realizado nos dias 24 e 25 de outubro. Medidas para reduzir a abstenção, ampliar a segurança e dar mais tranquilidade aos participantes são os destaques do edital do exame, que será publicado na segunda-feira, 18. As inscrições, pela internet, serão abertas às 10h do dia 25 e se estenderão até as 23h59 de 5 de junho próximo, pelo horário oficial de Brasília.

Os candidatos isentos de taxa de inscrição que não comparecerem nos dois dias de provas perderão o benefício para a próxima edição. O objetivo da iniciativa é diminuir os índices de abstenção e, com isso, evitar desperdício de dinheiro público. Na edição do ano passado, dos 8.721.946 inscritos, 2.494.477 faltaram aos dois dias de provas — abstenção de 28,6%.

Supremo autoriza Roberto Jefferson a cumprir pena em regime aberto.

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou que o ex-deputado Roberto Jefferson, que denunciou o mensalão, passe a cumprir o restante da pena em regime aberto. Em 2012, o Supremo condenou o presidente de honra do PTB a sete anos e 14 dias de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Jefferson está preso na Casa do Albergado Coronel PM Francisco Spargoli Rocha, em Niterói, mas deve passar para prisão domiciliar nos próximos dias.

A autorização de Barroso, dada na quinta-feira, segue nesta sexta para a Vara de Execuções Penais (VEP) do Rio de Janeiro. Na decisão, o ministro ressalta o “ótimo comportamento carcerário” de Jefferson e afirma que ele pagou a multa que devia à Justiça, no valor de R$ 840.862,54 — com valores corrigidos pela inflação —, “requisito indispensável para a progressão de regime”, além de estar comprovado que ele está empregado em um escritório de advocacia.

Classe política homenageia filho do conselheiro Poti Júnior.

Na manhã desta sexta-feira (15), foi sepultado Poti Costa de Oliveira Cavalcanti, filho do Conselheiro do TCE/RN, Poti Cavalcanti Júnior. Antes do sepultamento, foi realizada uma missa de corpo presente na capela central do Cemitério Morada da Paz, celebrada pelo padre Murilo, ex-pároco de São Gonçalo e amigo da família. Poti, Aline, Lorena e Caio, além de familiares, recepcionaram os amigos que vieram prestar sua última homenagem ao pequeno Poti. Ele faleceu, na última quinta-feira (14), em decorrência de uma hemorragia pulmonar causada por uma bactéria adquirida de uma pneumonia, que o deixou internado desde o último sábado na UTI do Papi.

Dentre os que levaram seu abraço e consolo à família, estiveram presentes o governador Robinson Faria, o vice Fábio Dantas, ministro do turismo, Henrique Alves, deputado estadual José Dias, ex-governadora Rosalba Ciarlini, senador Garibaldi Filho, o presidente da Assembleia Legislativa – Ezequiel Ferreira, Tomba Farias, os federais Antônio Jácome e Rogério Marinho, vice prefeito de São Gonçalo do Amarante, Poti Neto, vereadores de São Gonçalo, entre eles, Alexandre Cavalcanti, Nélter Queiroz, George Soares e Márcia Maia. Bem como os colegas do conselheiro Poti, presidente do TCE Carlos Thompson e os conselheiros Tarcísio Costa, Paulo Roberto Alves, Gilberto Jales e Adélia Sales, dentre outras autoridades, que, de igual modo, também levaram o carinho solidário e abraço a família.

Supremo nega mais um pedido para que Dilma seja investigada.

O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou hoje (15) mais um pedido do PPS para que a presidenta Dilma Rousseff seja investigada na Operação Lava Jato. Dessa vez, o partido pediu que o plenário da Corte analisasse um recurso contra outra decisão que também rejeitou abertura de investigação contra Dilma.
 
No entendimento de Zavascki, a decisão que arquivou pedido do PPS é irrecorrível, conforme prevê o regimento interno do STF. “No que se refere à petição ora em exame, não havendo acusação alguma formalmente apresentada em relação à presidenta da República, não há como, logicamente, admitir assistente de acusação, condição com a qual o partido requerente se apresenta ou busca obter para si no presente caso. Também não há hipótese de levar a matéria à consideração do plenário”, decidiu o ministro.

Relator da reforma política mantém redução do mandato de senador para cinco anos.

O relator da reforma política na comissão especial da Câmara, deputado Marcelo Castro (PMDB-PI), desistiu hoje (15) de aumentar o mandato dos senadores dos oito anos atuais para dez anos. Inicialmente, no relatório apresentado na terça-feira (12) à comissão, Castro havia proposto mandato de cinco anos para todos os cargos eletivos de vereador a presidente da Republica.

O relator justificou a mudança para dez anos com o argumento de que não queria dificultar a votação da reforma política. “Fui acusado de que estaria dificultando a aprovação da reforma política, que estava intransigente e que o Senado não iria aceitar o mandato de cinco anos”, disse Marcelo Castro.

Devido às pressões e críticas que recebeu de ontem para hoje por ter mudado seu parecer para aumentar o mandato dos senadores para dez anos, Marcelo Castro recuou e manteve a proposta original, com o mandato de cinco anos para todos os cargos eletivos.

quinta-feira, 14 de maio de 2015

Vem Ai ! Abelhudo Rock Festival.


Confirmado, O 8º Encontro de Bandas Independentes na cidade de Felipe Guerra/RN. Marcado para o dia 08 de Agosto de 2015, será incendiado no bairro da cidade Baixa, no Club Maranata, ás 21:00Hs, mais um tradicional "Abelhudo Rock Festival". Com um belo publico já esperado, o evento  contará com participação de (04) bandas, sendo elas duas (02) do estado do Rio Grande do Norte, uma (01) do estado da Paraíba e uma (01) do estado do Ceará.

FIES: Com novas regras, repasses já diminuíram em 33%.

O Ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, surpreendeu ao afirmar, no inicio do mês, que os recursos para novos contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) estão esgotados. O orçamento autorizado para o este ano até aumentou, quando comparado a 2014, mas não foi suficiente para suprir novas demandas. Além disso, os recursos já pagos são inferiores aos desembolsados no mesmo período do ano passado.
 
No primeiro quadrimestre deste ano, já foram gastos R$ 2,4 bilhões com os financiamentos estudantis. Em comparação com o mesmo período do exercício anterior, quando foram executados R$ 3,6 bilhões, o montante é 33% menor. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a redução se deve à portaria definida pelo órgão em dezembro do ano passado, que modificou o intervalo de emissão dos títulos públicos (Certificado Financeiro do Tesouro – Série E, ou CFT-E) que remuneram as instituições de ensino superior que aderiram ao FIES.

Mais um: governo estuda aumentar taxa de inscrição do Enem.

Em ano de ajuste fiscal e aperto nas contas, o governo federal estuda aumentar a taxa de inscrição do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2015. Desde 2004, o valor cobrado é de 35 reais – se considerada a inflação oficial no período, o montante hoje chegaria a pouco mais de 62 reais. O tema foi debatido no encontro entre a presidenta Dilma Rousseff e o ministro Renato Janine (Educação) no Palácio do Planalto. Ele disse que ainda não há definição sobre o aumento.
 
O edital do Enem 2015 deve ser publicado até a próxima semana. A expectativa é de que a prova seja realizada nos dias 24 e 25 de outubro. O MEC (Ministério da Educação) disse que as informações estarão disponíveis no edital. O aumento da taxa tem impacto sobre um público restrito: a maioria dos candidatos está isenta do pagamento. É o caso de alunos da rede pública do último ano do ensino médio e pessoas com renda familiar de até 1,5 salário mínimo.

Segurança máxima no julgamento de Beira-Mar: 200 homens.

Pelo menos, 200 homens do Departamento Penitenciário Nacional (Depen); Polícia Federal e da Polícia Militar vão atuar na segurança do julgamento do traficante Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, nesta quarta-feira, às 13h, no 1º Tribunal do Júri, no Fórum do Rio, no Centro. Chefe do Comando Vermelho (CV), ele é acusado pelo homicídio qualificado dos integrantes da facção criminosa rival Amigos dos Amigos (ADA) Ernaldo Pinto Medeiros, o Uê, Marcelo Lucas da Silva, o Café, Wanderley Soares, o Orelha e Carlos Alberto da Costa, o Robertinho do Adeus, ocorridas em 2002.

Henrique reafirma parceria para promover destinos ligados à pesca.

A pesca esportiva movimenta cerca de U$ 40 bilhões por ano nos Estados Unidos. O Brasil, apesar de contar com um milhão de adeptos e ter realizado 140 torneios no último ano, ainda não conhece o impacto desse esporte na economia. Para promover e estruturar os destinos que recebem os praticantes da pesca esportiva, o ministro do Turismo, Henrique Alves, e o ministro da Pesca e Aquicultura, Helder Barbalho, reafirmaram um acordo de cooperação técnica para fortalecer a relação entre o mercado de turismo e as atividades ligadas à pesca.

Para Henrique Alves, promover e qualificar os destinos que recebem os praticantes da pesca esportiva são ações fundamentais para a modalidade crescer e se consolidar. “Temos um imenso litoral, roteiros preparados para receber turistas do país e do exterior. O Brasil já demonstrou sua capacidade de organizar grandes eventos. Com campeonatos nacionais e internacionais de pesca esportiva vamos atrair os olhos do mundo para nosso país”, disse o ministro do turismo. Henrique Alves propôs uma ação integrada entre os ministérios do Turismo, Pesca e Esporte para traçar uma estratégia conjunta de promoção da pesca esportiva.

PRF apreende carga de cigarros contrabandeados na Paraíba.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu cerca de 4 milhões de cigarros contrabandeados durante ação na noite de ontem (12), na BR 104, no município de Alcantil, região do Cariri Oriental, na Paraíba. O carregamento estava em um caminhão do tipo bitrem (duas carrocerias conjugadas) que havia sido parado no posto da Secretaria da Fazenda Estadual de Alcantil para que a nota fiscal fosse checada. A nota apresentada pelo condutor era de milho.
 
No entanto, ao conferir a carga o fiscal percebeu que se tratava de cigarros. Neste momento o motorista fugiu a pé. Foi então que a PRF foi acionada para recolher a carga e tentar capturar o caminhoneiro foragido. Quando a equipe de agentes da PRF chegou ao local não foi mais possível encontrar o motorista, mas constaram que o carregamento era de cigarros da marca US que foram, possivelmente, contrabandeados do Paraguai. Em uma contagem preliminar foram constatadas cerca de 190 mil carteiras, que totalizam 3 milhões e seiscentos mil cigarros. Foi descoberto também que o veículo era um clone, isto é, um caminhão roubado, mas com documentos e características de um outro em situação regular.

Ligações para celulares terão nono dígito a partir do fim do mês.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), no próximo dia 31 de maio, vai implantar o nono dígito nos celulares de todos municípios do Rio Grande do Norte. Atualmente, o estado possui 4,7 milhões de linhas telefônicas ativas. Agora, obrigatoriamente o número 9 será acrescentado à frente dos números atuais.

Presidente da Câmara discorda em parte do relatório da reforma política.

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, disse que discorda, em parte, do relatório da reforma política apresentado na terça-feira (12) na comissão especial que analisa o tema. O relatório, do deputado Marcelo Castro (PMDB-PI), traz um texto alternativo às várias propostas de emenda à Constituição que tratam do assunto (PECs 182/07, 344/13, 352/13 e outras).

Cunha discordou da proposta do mandato de cincos anos, mas defendeu o fim da reeleição para cargos do Executivo. “Eu sou favorável à parte relatada por ele [Marcelo Castro]. Eu não sou favorável a mandatos de cinco anos. Sou favorável ao fim da reeleição, mas prefiro mandato de quatro anos”. A comissão especial da reforma política marcou reuniões para quinta (14) e sexta-feira (15). A intenção é encerrar a discussão e a votação do texto até segunda-feira, quando termina o prazo de funcionamento da comissão.

Fuzil dispara sozinho em sala fechada e cheia de jornalistas em Mossoró.

Mossoró Hoje – Durante a apresentação dos presos Wesley Nascimento de Paula, 18, Antônio Jubinson Araújo do Vale, 21, e Júlio César do Vale, 23, investigados por homicídios em Mossoró/RN, um fuzil da Delegacia de Homicídios, que estava em cima de uma mesa, disparou sozinho.

O tiro aconteceu numa sala grande, onde os delegados geralmente concedem entrevistas coletivas, na presença de vários jornalistas, fotógrafos e cinegrafistas. A arma estava num canto da sala e os jornalistas no outro canto, trocando informações entre si.

Os delegados Liana Aragão e Rafael Arraes já haviam se retirado para suas salas. Os presos estavam em pé próximo ao local que a arma disparou. O policial civil que estava vigiando os presos, pegou a arma e observou que a arma estava travada.
Mostrou ao jornalista Renato Severiano. Observou que o tiro não acertou ninguém na sala. E o que é mais estranho: não havia capsulas e nem muito menos qualquer marca da bala na sala, que é fechada com paredes de alvenaria, janelas de vidro e divisórias de compensado. “Esta arma deve está com problema”, explica o argente civil. O caso não deve ser apurado. Tirando o susto enorme dos jornalistas, policiais e três presos, não houve qualquer dano.

Ministro Henrique Alves recebe governador Robinson e bancada do RN para discutir projetos turísticos.

O ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, recebeu nesta quarta-feira (13), o governador Robinson Faria, os senadores Garibaldi Filho, José Agripino e Fátima Bezerra, além da maioria dos deputados federais do Rio Grande do Norte e auxiliares do governo do estado na área do turismo.

Um dos assuntos da pauta foi o projeto do centro de conexões internacionais (HUB) anunciado pelo grupo formado pelas companhias aéreas TAM E LAN (Latam) para o nordeste. Natal, Fortaleza e Recife são candidatas para sediarem o investimento de R$ 5 bilhões, com a consequente geração de 12 mil empregos.

O governador fez um balanço das ações que estão sendo tomadas, de acordo com as exigências apresentadas pela companhia aérea e pediu apoio do ministro. “Como ministro do Turismo o senhor pode ajudar a consolidar essa vitória para Natal”, reconheceu o governador.

O ministro elogiou a união da bancada potiguar em defesa do projeto. “É um importante investimento para o desenvolvimento regional, geração de emprego e distribuição de renda. É a hora e a vez do nordeste”, afirmou. O ministro destacou que apesar de torcer pela vitória do Aeroporto Internacional Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, construído para tornar-se um HUB regional, trata-se de uma decisão técnica da companhia aérea. Alves recomendou que os governos que têm interesse em receber o investimento cumpram as exigências da Latam.

Governador pede atenção para Minha Casa, Minha Vida no RN.

O governador Robinson Faria foi ao ministério das Cidades pedir atenção para o Minha Casa Minha Vida no Rio Grande do Norte. Pendências no repasse de verba do Governo Federal – financiador do programa – estão atrasando as obras já em curso no estado e refletindo em demissões na construção civil. O Ministro Gilberto Kassab, que recebeu o governador em audiência na tarde desta quarta-feira (13), informou ao líder do Executivo potiguar que a situação poderá ser regularizada.

“Além do projeto social ser fantástico, em combate ao déficit habitacional, tem a geração de emprego e renda para a população. As empresas anunciaram uma quantidade de demissões que preocupam todos nós”, destacou Faria.  “Externei isso ao Ministro Kassab, que já nos informou que há uma chance de recuperar esses pagamentos e coloca-los em dia, o que permitirá que as empresas voltem a trabalhar normalmente”, completou.

Saúde: Mineiro não preserva imagem de Robinson.

O deputado estadual petista Fernando Mineiro tem andado na contramão como líder do governador Robinson Faria.
 
Nada contra Mineiro que anda “aperreado” convocar uma reunião na assembléia legislativa para discutir com o secretário de saúde, Ricardo Lagreca, a crise da saúde no Rio Grande do Norte. Até aí tudo bem.

O estranho é que Mineiro nunca convocou a senadora petista Fátima Bezerra – que é a grande aliada do governo federal – para bater as postas do ministério da Saúde atrás de verbas para as unidades hospitalares do Estado.

Ao discutir a questão somente a nível local, Mineiro não preserva a imagem do governador Robinson Faria.

Isso foi declarado ao blogue por um aliado de Faria. Tem esse detalhe.
É muita cara de pau!

Sindicalistas abaixam as calças na Câmara e são retirados do plenário.

Em protesto pela aprovação na Câmara dos Deputados do texto principal da medida provisória 664, que restringe o acesso à pensão por morte, sindicalistas que acompanhavam a votação das galerias do plenário abaixaram as calças para mostrar as nádegas e acabaram retirados do local pela Polícia Legislativa por ordem do presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

Apesar de somente dois sindicalistas terem sido vistos mostrando as nádegas, todos foram retirados do local.

A MP foi aprovada em uma sessão bastante tumultuada, marcada por vaias e cantoria por parte dos manifestantes.

O texto principal da MP recebeu 277 votos a favor, 178 contra e uma abstenção.

Durante a sessão, os sindicalistas que estavam nas galerias entoaram diversas vezes o coro que parodia o samba “Vou festejar”, de Beth Carvalho: “O PT pagou com traição a quem sempre lhe deu a mão”. Eles foram acompanhados por parlamentares oposicionistas. No plenário, os deputados também levaram faixas contra o governo Dilma. Houve empurra-empurra quando as faixas foram estendidas após a aprovação da MP.

Depois do esvaziamento das galerias, Cunha disse que havia tolerado as manifestações até então, mas que elas haviam passado dos limites. “Infelizmente, acabou no ambiente perdendo-se o controle”, disse, acrescentando que “o Parlamento tem que deliberar através dos seus discursos e dos seus votos”.

terça-feira, 12 de maio de 2015

Ex-presidente do Uruguai descarta depor no Senado brasileiro sobre mensalão.

O ex-presidente do Uruguai José Mujica disse neste domingo que não irá ao Brasil caso seja convidado a depor no Senado sobre as informações que ouviu do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva envolvendo o escândalo do “Mensalão”. “Não vou viajar para qualquer lugar…”, disse Mujica à imprensa após votar nas eleições municipais, nas quais sua mulher, Lucía Topolansky, concorre à Intendência de Montevidéu.

Durante a semana, a biografia autorizada de Mujica “Uma ovelha negra no poder” gerou polêmica no Brasil ao revelar reflexões de Lula sobre o “Mensalão”. De acordo com o livro, escrito pelos jornalistas uruguaios Andrés Danza e Ernesto Tulbovitza, Lula teria contado a Mujica no início de 2010, em uma reunião em Brasília, que tinha que “lidar com muitas coisas imorais, chantagens” e que “esta era a única maneira de governar o Brasil”.

Na sexta-feira, Mujica negou a conversa com Lula sobre o escândalo do “mensalão”. “Aparece o amigo Lula ali conversando comigo sobre o ‘mensalão’, mas nunca falei com um brasileiro sobre o ‘mensalão’, por questões minhas. (José) Dirceu para mim não é um criminoso, está condenado mas é um formidável lutador”, disse Mujica sobre o ex-chefe da Casa Civil, condenado pelo Supremo Tribunal Federal por corrupção.

Sem acordo, estudantes poderão pagar parte da mensalidade fora do Fies.

Embora o Ministério da Educação (MEC) tenha se comprometido a realizar todos asrenovações do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), as instituições de ensino privadas dizem que a situação ainda não está resolvida: os estudantes correm o risco de ter de pagar parte da mensalidade fora do financiamento. O MEC nega.

O MEC comprometeu-se a financiar integralmente as mensalidades que tiveram um reajuste de até 6,41% em relação ao valor cobrado no ano passado. Os alunos que estão renovando os contratos com reajustes acima desse teto estão recebendo aviso de que a instituição ainda terá de explicar o reajuste ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que gerencia o Fies.

Sem partido e sem mandato, Marina Silva se aproxima de FHC.

Sem partido, sem mandato e distante de Lula, aquele que, por muitos anos, foi sua principal referência na política, a ex-senadora Marina Silva, 57 anos, tem se aproximado do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Em entrevista, ela confirmou que conversou com o tucano sobre a crise política e econômica do país “duas ou três vezes” neste ano.
 
Já com Lula, seu último contato foi durante o tratamento contra o câncer a que o ex-presidente se submeteu entre 2011 e 2012. Marina encerrou a campanha eleitoral do ano passado com queixas à estratégia de ataques adotada pelo PT para desconstruir sua candidatura. No segundo turno, declarou apoio a Aécio Neves (PSDB-MG) contra Dilma Rousseff (PT).

A ex-senadora afirmou que os contatos com Fernando Henrique não visam a alianças políticas futuras. “Temos conversado sobre o momento, quais as melhores maneiras de caminhar com a responsabilidade que o país exige, sem a ansiedade de instrumentalizar a crise em benefício próprio ou com agendas ocultas eleitorais”, disse Marina a’O Globo.

segunda-feira, 11 de maio de 2015

Em 12 meses, conta de luz do brasileiro sobe quase 60%.

Pelo andar da carruagem devemos voltar ao tempo da lamparina ou à luz de velas, já que o aumento de preço da energia elétrica responde por um quarto (24,56%) da alta de 4,56% da inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 2015, segundo dados divulgados pelo IBGE.
 
Quando se considera o IPCA acumulado em 12 meses, de 8,17%, a energia representou um quinto (19,33%) da alta. Entre janeiro e abril, os preços de energia subiram 38,12%. Em 12 meses, a alta acumulada é de 59,93%. “A energia elétrica foi a principal influência para a inflação no ano”, explicou a coordenadora de Índices de Preços do IBGE, Eulina Nunes dos Santos.

Henrique fará encontro estadual do partido no mês de agosto.

O ministro do Turismo e presidente do diretório regional do PMDB, Henrique Alves agendou para o dia 10 de agosto um encontro estadual com todos que fazem o partido para que os membros possam relatar como se encontra o partido em cada região; perspectivas, dificuldades e possíveis apoios ou alianças futuras.

Juro do cartão de crédito sobe para 295% ao ano.

Os juros do cartão de crédito subiram de 12,02% ao mês em março para 12,48% ao mês em abril, o que significa uma taxa de 295,48% ao ano, de acordo com um levantamento divulgado nesta segunda-feira (11) pela Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade).
 
O cartão de crédito é a categoria com os maiores juros entre as seis modalidades pesquisadas pela Anefac para pessoas físicas. Em seguida, aparece o cheque especial, com taxa de 9,74% ao mês, e 205% ao ano. Os juros de empréstimos pessoais cobrados por financeiras chegam a 7,54% por mês e 139,24% ao ano, em média; os de empréstimos pessoais cobrados por bancos são de 4% ao mês e 60,1% ao ano.

Fátima quer saber quanto custa oferecer educação pública de qualidade‏.

Quanto custa por aluno para o Brasil conseguir oferecer a sua população uma educação pública de qualidade? Esse é o assunto da segunda de três audiências públicas que estão sendo realizadas na Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal, a pedido da senadora Fátima Bezerra (PT-RN), a fim de debater alternativas para o financiamento da educação básica no Brasil, marcada para  as 10h30 desta quarta-feira (13).

A Lei 13.005, de 2014, que instituiu o PNE, estipula o prazo de dois anos de sua vigência, até julho de 2016, portanto, para implantação do Custo Aluno-Qualidade Inicial. Esse conceito, criado pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação – rede formada por mais de 200 entidades da sociedade civil, em 2007 – está pautado nos padrões mínimos para se atingir uma educação de qualidade.