sábado, 16 de janeiro de 2016

Secretária de Assistência Social acompanhada de sua equipe técnica visita comunidades rurais


A Secretária de Assistência Social, Fátima Maia, acompanhada de sua equipe técnica visitou nesta semana as comunidades rurais do Poço Tilon e Mulungu, para atualizar as informações dos cadastrados nos programas sociais do Governo Federal e inserir novas famílias que necessitam dos benefícios.

Semanalmente a Secretaria está indo a uma comunidade para realizar estes procedimentos. 

O objetivo é repassar informações sobre atendimentos da Secretaria Municipal de Assistência Social e, evitar o deslocamento destas pessoas que muitas das vezes, não têm recursos financeiros para ir até a sede da secretaria para solicitar alguma ajuda.





Ainda na quinta feira a Secretária se reuniu com Francisca Damasceno, presidente do Conselho de Assistência social de Mossoró e Aiziane Leite, representante da Visão Mundial, para buscar parcerias e traçar metas a serem desenvolvidas em 2016.


Obras de melhorias para CDP de Apodi estão em andamento.




Desde o inicio desse mês de janeiro, a direção do Centro de Detenção provisória de Apodi – Agente Ronilson Alves da Silva (CDP/Apodi), vem executando a as obras da terceira etapa do projeto de ampliação e modernização da unidade prisional. 

Na primeira etapa foi construindo um pavilhão com sete celas e um solário, uma praça com bancos e jardim. O pavilhão tem hoje cerca de 80 detentos, na segunda etapa foi edificado um alojamento com banheiro para os agentes penitenciários que atuam na unidade, um cartório, uma cozinha e uma cela especial destinada para quem é acusado de praticar crimes sexuais. 


Nessa terceira etapa, esta sendo construídos 150 metros quadrados de piso, uma cantina, dois banheiros, um almoxarifado, uma sala de revistas, uma área de convivência, calçada e frente do estabelecimento penitenciário que terá quatro bancos de praça para os visitantes. 

“Toda obra foi bancada com recursos provenientes de Penas Pecuniárias doada pelo Judiciário através da juíza Kátia Guedes com apoio do Ministério Publico via promotor Silvio Brito e o mais importante aproveitamento da mão de obra carcerária”, comentou o diretor da unidade prisional agente penitenciário Marcio Morais. 

A previsão para conclusão das obras é ate meados de fevereiro. Depois da conclusão da terceira etapa o Centro de Detenção Provisória de Apodi ficara totalmente concluído. Hoje a unidade conta com moderno sistema de monitoramento de vídeo e existe a cerca de cinco anos, sem o registro de fugas, rebeliões, mortes. Diariamente são realizados cultos, palestras e aulas para os quase 100 internos. 

Os trabalhos de melhorias sempre contaram com o apoio da juíza Kátia Guedes e do promotor Silvio Brito e da própria comunidade, os repasses de recurso da juíza da comarca da cidade, foram muito importante para fortalecer o nosso trabalho aqui no CDP Apodi”, destaca Marcio Morais. 

Diretor do CDP de Apodi Marcio Morais.

Antes no CDP de Apodi era uma situação complicada, existiam apenas três apertadas celas, onde os internos se exprimiam para conseguir um lugar para dormir, os agentes não tinham alojamento, cozinha, gabinete, banheiro, tudo funcionava no prédio da delegacia de Policia Civil em uma estrutura mínima, mas hoje o CDP Apodi tem sido referencia no Sistema Penitenciário do Rio Grande do Norte. 

Graças a Deus hoje temos uma unidade toda mobilhada com cozinha, alojamento e gabinete com central de ar acondicionado, foi uma luta muito difícil, mas conseguimos montar nossa estrutura”, finaliza o diretor do CDP Apodi. 

Fonte: O Câmera


Serviço: o que fazer em caso de violência contra a mulher?

Em média, 13 mulheres morrem por dia no Brasil vítimas da violência, segundo estudo divulgado em outubro do ano passado pela Secretaria de Política para as Mulheres da Presidência da República (SPM) em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais.
O homicídio de mulheres (feminicídio) muitas vezes é o último estágio de uma rotina de agressões físicas, psicológicas e emocionais. Desde 2006, a Lei Maria da Penha (Lei 11.340) protege mulheres vítimas de violência e, em março de 2015, a Lei 13.104 passou a classificar o assassinato de mulheres como crime hediondo e com agravantes, quando ocorrido em situações específicas de vulnerabilidade, como gravidez ou na presença de filhos.
Mas o que uma mulher deve fazer quando se vê vítima de violência?
O primeiro passo é denunciar o agressor, o que pode ser feito pelo número 190. A vítima também pode recorrer à Central de Atendimento à Mulher, mantida pela Secretaria de Política para as Mulheres, pelo telefone 180. A Central recebe denúncias ou relatos de violência, reclamações sobre os serviços da rede e orienta as mulheres sobre seus direitos e sobre a legislação vigente, encaminhando-as para os serviços quando necessário.
A denúncia também pode ser feita diretamente em uma Delegacia da Mulher, unidade da Polícia Civil que existe em todos os estados do Brasil, mas não em todos os municípios. Nesses casos, a vítima pode recorrer a qualquer outra Delegacia de Polícia.

Ministro Henrique Alves vai a Madri em busca de investimentos e turistas espanhóis

madri
O ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, começa o ano em que o Brasil sedia a Olimpíada representando o país numa das maiores feiras de turismo do mundo. A ideia é atrais investidores e visitantes para o país. A programação inclui entrevistas para veículos de prestígio internacional como a Agência EFE, uma das cinco maiores do mundo, encontros com ministros de Turismo de diversos países, reuniões com representantes de organismos internacionais como a Organização Mundial de Turismo e uma conferência com empresários espanhóis interessados em oportunidades de investimento.
“Temos de mostrar que o Brasil está preparado para receber com excelência os visitantes e investidores. Temos excelentes oportunidades e oferecemos experiências turísticas incríveis para os mais diversos e exigentes públicos”, afirmou o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves. A agenda começa na segunda-feira com uma entrevista para a Agência EFE, presente em 180 cidades de 110 países com mais de 3 mil profissionais. De acordo com a Comscore, fonte oficial de medição de audiência da Espanha, a agência é o veículo online mais lido do país, com 14,4 milhões de usuários únicos e também o veículo espanhol mais lido no mundo. A ideia é aproveitar a oportunidade para chamar os espanhóis e europeus de outras nacionalidades para desfrutarem da Olimpíada no Brasil.

Mega-Sena de Verão está acumulada e pode pagar R$ 24 milhões hoje

mega

Acumulada mais uma vez, a Mega-Sena pode sortear neste sábado (16) um prêmio máximo estimado em R$ 24 milhões. O sorteio do concurso 1.781 será realizado a partir das 19h (horário local) em Serra, no Espírito Santo

Morre o pai de José Genoino aos 95 anos

Morreu, em Fortaleza, Sebastião Jenuíno Guimarães, pai do líder do governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT-CE), e do ex-deputado e ex-presidente do Partido dos Trabalhadores José Genoino.
Aos 95 anos, Sebastião estava internado há aproximadamente um mês após complicações respiratórias e de ordem circulatória. Depois de quatro dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), ontem teve falência múltipla de órgãos.
O velório de Sebastião será no distrito de Encantado, em Quixeramobim, onde a família dos petistas mora. O enterro está marcado para as 17 horas deste sábado.

Wilma de Faria retomará a articulação política

wilma_2016
Depois de retornar de São Paulo, a presidente estadual do PSB, a ex-governadora Wilma de Faria, vai retomar a articulação política. Afinal de contas, ela regressa ao RN após o ingresso do deputado federal Rafael Motta, além do PMDB pleiteando a indicação da sua vaga na chapa do prefeito de Natal, Carlos Eduardo (PDT). Estas e outras novidades aconteceram durante a ausência da “Guerreira”.

Lei de Responsabilidade Fiscal do Esporte é questionada no Supremo

Por considerar que a Lei de Responsabilidade Fiscal do Esporte (LFRE – Lei 13.155/2015) ofende a autonomia dos clubes, o Partido Humanista da Solidariedade (PHS) e o Sindicato Nacional das Associações de Futebol Profissional ingressaram com ação no Supremo Tribunal Federal pedindo o reconhecimento da inconstitucionalidade de diversos dispositivos da norma, sancionada em agosto.
O partido sustenta que a lei, criada para tornar transparentes as atividades fiscais e financeiras dos clubes de futebol, atenta contra a autonomia das entidades desportivas, se valendo “de instrumentos jurídicos que autorizam a ingerência e coerção do estado sobre ‘entidade de prática desportiva envolvida em competições de atletas profissionais’, assim como sobre as ‘ligas em que se organizarem e respectivas entidades de administração de desporto profissional’”.

Brasil é o quarto país em que energia eólica mais cresce no mundo

torres eolica
O Brasil já está na lista de maiores produtores de energia eólica do mundo. O levantamento “Energia Eólica no Brasil e Mundo”, do Ministério de Minas e Energia, aponta que o país foi o quarto colocado no ranking mundial de expansão de potência eólica em 2014.
As nações que realizaram um avanço superior ao Brasil em 2014 foram a China (23.149 megawatts), Alemanha (6.184 megawatts) e Estados Unidos (4.854 megawatts). No mesmo período, o Brasil teve uma expansão de potência instalada de 2.686 megawatts (MW).
O Brasil já contratou cerca de 16,6 mil MW de energia eólica em leilões, sendo que aproximadamente 1,4 mil MW foram assegurados por meio do Programa de Incentivo às Fontes Alternativas (Proinfa). Do total contratado, 7,8 mil MW já estão em operação. O total contratado equivale à energia gerada pela usina hidrelétrica de Itaipu.

Dilma nega dinheiro da repatriação a estados e municípios

dolar vai mudar

Entre os oito vetos da presidente Dilma Rousseff à Lei de Repatriação, que regulariza os recursos enviados por brasileiros ao exterior sem o conhecimento da Receita Federal, um derrubou um artigo que previa a injeção de parte desses recursos no Fundo de Participação dos Estados e do Distrito Federal e no Fundo de Participação dos Municípios.
O argumento palaciano para negar a governadores e prefeitos dinheiro trazido de volta ao Brasil é que a natureza jurídica desses recursos “não deve ser necessariamente a mesma conferida à arrecadação do imposto de renda”, que é repassado a esses administradores públicos. Os vetos presidenciais ainda precisam ser analisados pelo Congresso, que pode manter ou derrubar as negativas presidenciais.

PGR quer cassação de deputado do PT por 110 denúncias de crimes

vander
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) que decrete a cassação do mandato do deputado Vander Loubet (PT-MS). O parlamentar é alvo da Operação Lava Jato, por suposto recebimento de propinas que somaram R$ 1,028 milhão em esquema de corrupção na BR Distribuidora. São 11 denúncias por corrupção passiva e 99 por lavagem de dinheiro.
Na denúncia, Janot pede “a decretação da perda da função pública para os condenados detentores de cargo ou emprego público ou mandato eletivo, principalmente por terem agido com violação de seus deveres para com o Poder Público e a sociedade”. Além de Loubet, a denúncia atinge outras pessoas, acusadas pelos crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa.
Janot atribui a Loubet, no documento em que a denúncia por corrupção passiva (11 vezes) e lavagem de dinheiro (99 vezes), ligação com ‘grupo criminoso’ que repassava a ele valores ilícitos ’em função da ascendência que o Partido dos Trabalhadores exercia sobre parte da Petrobrás Distribuidora S/A’.

sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

PREFEITO HAROLDO FERREIRA ASSINA MAIS UMA ORDEM DE SERVIÇO


O prefeito municipal de Felipe Guerra, Haroldo Ferreira acompanhado dos seus secretários recebeu na tarde do dia (11/01), na sede provisória do Governo Municipal o senhor Roberto Holanda, sócio proprietário da empresa J.P. Construção LTDA. O encontro teve como objetivo a assinatura da ordem de serviço para ampliação e reforma da Unidade Escolar I, Francisco Carlos de Oliveira, da comunidade de Arapuá. É importante lembrar que no inicio da gestão “Construindo e Inovando”, a referida unidade recebeu uma pequena reforma, pois se encontrava em péssimas condições comprometendo o processo de ensino/aprendizagem. O prefeito Haroldo Ferreira, ao fazer uso da palavra pediu ao proprietário Roberto Holanda, agilidade no andamento dos serviços e que o mesmo priorizasse a mão de obra local para gerar renda as pessoas que trabalham no ramo e acrescentou: “Irei acompanhar o andamento da obra como sempre costumo fazer, pois ver de perto o nosso município crescer é algo que me dar prazer”. Roberto, por sua vez, disse que a empresa não medirá esforços para concluir os serviços o mais breve possível. Estiveram presentes ao ato os vereadores Salomão Gomes, Ubiracy Pascoal e Wandílson dos Santos (Kello).





Três pessoas foram feridas por disparos de arma de fogo em Mossoró na noite de hoje


A Central de Operações da polícia militar foi acionada para duas ocorrências, em bairros diferentes, com quatro pessoas feridas por disparos de arma de fogo, em Mossoró, região Oeste do Rio Grande do Norte, no início da noite de hoje, 15 de janeiro de 2016. 

A primeira ocorrência aconteceu na Rua Jeronimo Rosado, próximo ao Museu municipal e ao Colégio Evangélico, no centro de Mossoró, Victor Hugo da Silva Venceslau, 17 anos de idade, morador da Ilha de Santa Luzia, foi encontrado caída ao lado de uma bicicleta apresentando ferimentos na cabeça. 

Três pessoas de motocicleta foram vistas saindo do local em direção a Rua Anatalia de Melo Alves, nos Paredões. Não há confirmação se os motoqueiros estavam envolvidos no atentado. 

A vítima perdeu muito sangue, mas foi socorrida ainda com vida pela equipe de uma Unidade com Suporte Avançado do Samu, para o Hospital Tarcísio Maia. 

A segunda ocorrência aconteceu na Rua Pedro Ciarlini, próximo à Favela do Pirrichil, no Alto de São Manoel. A Polícia ainda são sabe o que teria acontecido no local, mas acredita em mais um confronto envolvendo jovens do Pirrichil com os do Papoco. 

Moradores informaram à polícia que cerca de oito indivíduos fortemente armados, teriam chegado ao Pirrichil, pelas margens do Rio Mossoró. Mais de 60 disparos foram ouvidos, segundo relatos de moradores. 

Três pessoas foram feridas, entre elas uma criança de apenas três anos de idade. Aparentemente, ninguém corre riscos de morrer.

Fonte: O Câmera

Dilma diz que Previdência é assunto que mais preocupa governo

dilma dedo mna boca
A presidenta Dilma Rousseff disse hoje (15) que a situação da Previdência é o assunto que mais preocupa o governo neste momento. Em café da manhã com jornalistas no Palácio do Planalto, ela destacou que a reforma da Previdência deve ser estudada de forma técnica e política. Participaram do encontro correspondentes estrangeiros e dos veículos online.
“Acho que a questão mais importante para o país é a Previdência. Isso não quer dizer que tentativas golpistas não sejam importantes”, disse ao ser perguntada sobre qual assunto é mais urgente para sua gestão: a Previdência ou os pedidos de impeachment. “O impeachment tem uma repercussão política, o que significa [pôr em xeque] a estabilidade democrática do país”, completou.
Segundo ela, há duas alternativas para lidar com o déficit da Previdência: o aumento da idade mínima para aposentadoria e a continuidade da fórmula 85/95 – soma do tempo de contribuição e idade até atingir 85, para as mulheres, e 95 para os homens. Na prática, a fórmula 85/95 permite que os trabalhadores se aposentem mais cedo do que pelo cálculo do fator previdenciário.

Leiloeiro é condenado por apropriação de valores obtidos com leilões de veículos

O juiz Airton Pinheiro, da 2ª Vara da Fazenda Pública de Natal, determinou o afastamento de Erick Luiz Neves da Câmara, da função de leiloeiro, mediante a suspensão imediata de seu registro junto à Junta Comercial do Estado do Rio Grande do Norte (JUCERN). Descumprindo esta decisão, o réu arcará com a multa de R$ 50 mil, para cada vez que se habilitar como leiloeiro, seja perante a administração direta ou indireta estadual, seja perante os municípios do Estado do Rio Grande do Norte.
Erick Câmara é acusado pelo Ministério Público Estadual pela prática de ato de improbidade administrativa, que importaria em enriquecimento ilícito e violação dos princípios da Administração Pública consistente na apropriação de dinheiro arrecadado com a venda de veículos e sucatas do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (DETRAN/RN).
O magistrado determinou também a indisponibilidade dos bens do de Erick Câmara, que perfaçam ou alcancem a quantia de R$ 565.988,36, para garantia do ressarcimento ao erário estadual. As determinações que foram ordenadas perdurarão até o julgamento final da demanda judicial.

EMPARN registra mais chuvas em todo o RN

chuva_santana
Nas últimas 24 horas, a gerência de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte registrou a ocorrência de chuvas em 55 postos pluviométricos do estado. O tempo segue desta forma em várias localidades ainda por conta da atuação do Vórtice Ciclônico de Ar Superior. De acordo com a previsão da meteorologia, as chuvas vão continuar durante o fim de semana.
As maiores chuvas na mesorregião Oeste caíram em Itau, 48,0 milímetros (mm); Taboleiro Grande, 40,0mm; Rodolfo Fernandes, 38,3mm; Venha Ver, 33,0mm e Apodi, 9,0mm. Choveu ainda em Tenente Ananias, São Francisco do Oeste, Severiano Melo, Pau dos Ferros, Felipe Guerra e Portalegre. No Agreste choveu mais forte em Jundiá, 53,8mm; Nova Cruz, 36,0mm; Santa Cruz, 20,5mm e Jaçanã 16,5mm. Na região Leste choveu forte em Espírito Santo, 78,5mm; Canguaretama, 75mm; Senador Georgino Avelino, 40,7mm; Baia Formosa, 30,0mm; Nísia Floresta, 23,8mm; Montanhas, 15,6mm; Goianinha, 13,3mm; Parnamirim, 6,6mm e Natal, 5,4mm.

João Maia está de olho de Wilma de Faria para o PR

wilma joao
O presidente estadual do PR, ex-deputado federal João Maia, está de olho no passe da ex-governadora Wilma de Faria. Probabilidade que o deixou bem animado.

Proposta quer vedar coligações no primeiro turno das eleições majoritárias

coligacao
O Legislativo poderá proibir os partidos de realizarem coligações no primeiro turno das eleições para presidente da República, governador e prefeito, obrigando-os a lançar candidatos próprios. A iniciativa é do senador Cristovam Buarque (PDT-DF). Ele afirma que, em vez de reunir partidos afinados com o pensamento do eleitor, as coligações no Brasil têm servido mais à realização de negócios escusos. “Quem pretender disputar eleições majoritárias para a chefia do poder Executivo deverá apresentar candidato e se expor à população, para o bem e para o mal”, disse ele.
A proposição (PLS 776/2015) altera a Lei Eleitoral (Lei 9504/97) para estabelecer que os partidos políticos que desejarem disputar as eleições majoritárias para esses cargos deverão lançar candidatos próprios no primeiro turno. Dessa forma, aqueles que desejarem fazer coligações no segundo turno terão que realizar convenções no prazo de cinco dias a contar da divulgação oficial dos resultados do primeiro turno.
Ao justificar o projeto, Cristovam Buarque alega que os partidos detêm o monopólio constitucional da representação política, sendo elemento estruturante das democracias representativas. Mas ele considera que a concepção das coligações vem sendo descaracterizada no Brasil.

“Guerreira como nunca”, diz Henrique após visitar Wilma

wilma henrique JH
O ministro Henrique Eduardo Alves (PMDB) visitou na tarde desta sexta-feira (15), a vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria, que se recupera de uma cirurgia para retirada de um tumor no duodeno, realizada em São Paulo. “Guerreira como nunca”, comentou Henrique, ressaltando o bom estado de saúde da ex-governadora. “Fico feliz em vê-la bem e forte como sempre”, complementou o ministro, que logo mais embarca para cumprir agenda de trabalho em Madrid, onde participará de uma das maiores feiras de turismo do mundo.
Henrique iniciou com Wilma um diálogo sobre as Eleições de 2016 não só em Natal, mas em todo o Rio Grande do Norte: “Existe uma disposição de ambas as partes para continuarmos juntos. Foi uma conversa leal e respeitosa que daremos continuidade em outra oportunidade na presença do senador Garibaldi Filho”.
Por Heitor Gregório

Sisu tem mais de 2,7 milhões de inscritos; resultado será divulgado dia 18

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) recebeu inscrição de 2.712.937 candidatos, segundo balanço divulgado hoje (15) pelo Ministério da Educação (MEC). O número de inscrições chegou a 5.275.613, uma vez que cada candidato pode fazer duas opções de curso. O resultado da chamada única será divulgado segunda-feira (18), na página do programa.
O número de participantes no Enem de 2015 diminuiu em relação ao de 2014. Foram 5,8 milhões no ano passado e 6,2 milhões em 2014. Apesar disso, o volume de inscritos no Sisu foi praticamente igual. No ano passado, 2.791.334 se inscreveram no processo seletivo.

Ministro da Saúde descarta distribuição de repelentes a todas as grávidas

ministro_saude
O ministro da Saúde, Marcelo Castro, descartou hoje (15) a distribuição de repelentes para todas as grávidas do país. A entrega foi anunciada em dezembro pelo governo, em uma tentativa de conter os casos de microcefalia associados ao vírus Zika, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti.
O ministério voltou atrás na estratégia, segundo o ministro, porque os laboratórios brasileiros não têm capacidade de suprir a demanda de repelentes para distribuição a todas as grávidas do país. Castro disse que agora serão definidos novos critérios para a distribuição, mas reconheceu que ministério ainda não sabe a quantidade exata de repelente que pode ser adquirida.
“O Exército Brasileiro nos passou a informação de que tinha um laboratório que produzia repelentes para os soldados e deu entender que teria capacidade de produzir isso para o Brasil. E qual foi a conclusão que nós chegamos? O Exército e todos os laboratórios do país que consultamos, de um a um, todos juntos, não estão preparados para produzir essa quantidade de repelente que nós precisamos de imediato”, explicou.
Antes da mudança de plano, a ideia do ministério era começar a distribuição de repelente até fevereiro, auge do verão, quando o Aedes aegypti atinge seu pico de proliferação. Além do vírus Zika, o mosquito também transmite dengue e febre chikungunya.

Presidente do STF manda soltar publicitário preso na Lava Jato

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, concedeu hoje (15) liberdade ao publicitário Ricardo Hoffmann, ex-executivo da agência Borghi Lowe. A decisão do ministro atendeu pedido de habeas corpus da defesa de Hoffmann, preso desde abril, quando foi deflagrada a 11ª fase da Operação Lava Jato.
O publicitário foi condenado em setembro a 12 anos e 10 meses de reclusão. Ricardo Lewandowski decidiu pela concessão do habeas corpus após receber parecer favorável da Procuradoria-Geral da República (PGR), assinado pela procuradora-geral em exercício, Ela Wiecko Volkmer de Castilho.
Para a PGR, não há evidências de que Hoffmann possa interferir nas investigações caso saia da prisão. “[…] não vislumbro concreta evidência de que, solto, o paciente volte a cometer o mesmo delito”, concordou o presidente do STF.

domingo, 10 de janeiro de 2016

Tentativa de assalto no Abolição II termina com dois jovens presos pela policia militar


A ação criminosa aconteceu na manhã de ontem, 09 de janeiro, próximo ao Centro Comercial e ao Supermercado Cidade do Abolição II em Mossoró, região Oeste do Rio Grande do Norte. 

Dois jovens aparentemente menores foram presos, após assaltarem clientes e funcionários de uma loja de departamentos no bairro Abolição. Um revolver com cinco munições, sendo duas deflagradas e as outras três batidas, foi apreendido com um dos suspeitos. 

Segundo o Sgt Josinaldo, do Grupo Tático Operacional, a dupla entrou na loja procurando pela proprietária. “Eles tinham a informação que a dona da loja vendia ouro. Só que ela não trabalha mais com joias. Mesmo assim, eles insistiram. 

Clientes e funcionários foram rendidos e tiveram que entregar seus pertences, como bolsas e telefones celulares. Ainda de acordo com o Sgt um dos clientes conseguiu chamar a polícia. Não foi confirmado se os bandidos conseguiram levar alguma coisa.

A polícia desconfia que o grupo era composto com pelo menos quatro bandidos. Com a chegada da polícia e dos agentes da Guarda Civil do município, os elementos tomaram uma motocicleta de assalto e fugiram. 

Duas motocicletas Trax foram abandonadas na frente da loja e a polícia acredita que pertencem aos bandidos. Segundo informações houve dois disparos, mas não há registro de ninguém ferido. 

Fonte: O Camera

Aumenta valor da multa por estacionar em vagas reservadas em Mossoró

22670989709_93d88f3467_z
Seguindo a nova medida do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), os agentes de trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana (SEMOB) devem fiscalizar com mais rigor os condutores que estacionarem em vagas reservadas a deficientes físicos ou idosos. Conforme alteração do CTB, a infração teve reajuste de 140% no valor. A medida entrou em vigor no dia 4 de janeiro e os condutores flagrados desrespeitando as vagas exclusivas já serão notificados com a lei atualizada.
Além de receber 5 pontos na carteira de habilitação (antes eram 3), o motorista multado vai pagar R$ 127,69, em vez dos R$ 53,20 anteriores. Quem parar em vaga reservada, como a de deficientes físicos ou idosos, passará a cometer infração grave, e não mais leve, como previa anteriormente o artigo 181 Código de Trânsito, que diz respeito a estacionar em desacordo com a regulamentação.
De acordo com Luís Corrêa, Agente de Trânsito e Transporte do município, a mudança foi determinada pelo Estatuto da Pessoa com Deficiência, criado pela lei 13.146, sancionada em julho passado e que teve o prazo de 6 meses para começar a vigorar. “A alteração na lei foi aprovada no ano passado, mas só entrou em vigor no início desta semana. O objetivo dessa mudança na lei é diminuir a incidência da infração de estacionar em vagas de deficientes e idosos. Infelizmente, essa é uma prática comum, mas será combatida com maior rigor”, destacou.

Sisu terá aplicativo para auxiliar candidatos

sisuApp

O Ministério da Educação (MEC) lançou um aplicativo para os participantes do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), cujas inscrições começam segunda-feira (11). A ferramenta, desenvolvida para celular e tablet, promete enviar mensagens com informações individualizadas e possibilitar aos estudantes acompanhar o calendário de atividades do MEC. Segundo o ministério, a intenção é melhorar a comunicação com os candidatos.
O app está disponível para download nos sistemas operacionais Android, Windows e IOS e, ao ser instalado, faz uma autenticação dos dados do usuário: com o número de inscrição e a senha usados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015, o candidato fará as opções de curso na página do Sisu na internet. Depois, deve fazer a assinatura no boletim de inscrição, no aplicativo disponível nas lojas virtuais. A partir daí, uma comunicação direcionada começa a ser estabelecida, de acordo com os interesses do estudante. Mensagens, alertas e notificações serão encaminhadas ao aplicativo.

Carreiras de Estado terão reajuste superior ao dos demais servidores

dinheiro2

As carreiras de Estado, como são chamadas as carreiras do funcionalismo público cujos ocupantes exercem atividades típicas do poder estatal – tais como segurança, fiscalização e arrecadação – fecharam acordo com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão para um reajuste superior ao concedido aos demais servidores. Enquanto os servidores civis do Executivo federal receberão aumento de 10,8% dividido em dois anos, eles ganharão 27,9% em quatro anos.
O percentual para os servidores que não ocupam carreiras típicas de Estado será dividido em 5,5% em agosto deste ano e 5% em janeiro de 2017. O aumento totaliza 10,8% porque a segunda parcela incide sobre o salário já reajustado. A divisão do percentual de 27,9% para carreiras de Estado, por sua vez, prevê aumento de 5,5%, igual ao dos demais servidores, em agosto deste ano. Entretanto, em 2017, 2018 e 2019, eles terão reajustes respectivos de 6,99%, 6,65% e 6,31%.

Betinho Rosado quer fortalecer o PP

betinho minha casa

O presidente estadual do PP, ex-deputado Betinho Rosado, tem feito uma verdadeira maratona pelo estado para implantar os movimentos Juventude e Mulher Progressista no maior número possível de cidades. Para isso, ele pretende realizar 60 encontros nas várias regiões do RN.
Quanto o assunto é eleição municipal, Betinho mostra a intenção de ver o PP disputar pelo menos 30 prefeituras nas eleições municipais e eleger 120 vereadores.

Dilma aceita conselho de Lula e tenta trégua com Temer

dilma_temer
Em uma sugestão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a presidente Dilma Rousseff iniciou uma tentativa de trégua com o vice-presidente Michel Temer, principal beneficiário do seu pedido de impeachment e que havia se afastado da petista.
O esforço de reaproximação teve início no fim do ano passado e envolve a tentativa de dar maior protagonismo ao pemedebista tanto na área política como na econômica, já que o vice-presidente tem se queixado de seu isolamento em questões administrativas.
O governo federal decidiu incorporar na política econômica medidas sugeridas pelo documento “Uma ponte para o futuro”, programa lançado no ano passado pelo PMDB, e pretende reabilitá-lo como principal interlocutor do Palácio do Planalto com o partido aliado.
Em conversas reservadas, Lula defende que Dilma valorize Temer e que ele volte a participar da articulação política no Congresso Nacional em uma tentativa de evitar seu afastamento total do governo federal.

Salário mínimo deveria ser de R$ 3.518,51, aponta Dieese

size_810_16_9_size_810_16_9_dinheirosp2

De acordo com cálculo do Dieese, o salário mínimo para sustentar uma família de quatro pessoas no Brasil deveria ser de R$ 3.518,51, em dezembro de 2015. O valor é 4,47 vezes o salário válido no mês, de R$ 788. No começo de janeiro, após reajuste de 11,67%, o valor do salário mínimo subiu para R$ 880. De acordo com o próprio Dieese, com o aumento, mínimo alcança um ganho real de 77,3% acima da inflação acumulada desde 2002.
O departamento divulga mensalmente o valor desejável para o salário mínimo, que é calculado com base na cesta básica mais cara entre as 18 capitais pesquisadas. Em dezembro, o maior valor foi registrado em Porto Alegre (R$ 418,82). Segundo o Dieese, o salário mínimo deve atender às necessidades básicas do trabalhador e de sua família.

Adolescente são detidos portando ilegalmente arma de fogo em Mossoró


Uma guarnição do Grupo Tático Operacional, prendeu no final da tarde de hoje, 09 de janeiro, um casal portando ilegalmente uma arma de fogo municiada. Eles são menores de idade e foram detidos no bairro Bom Pastor, na saída de Mossoró em direção a cidade de Apodi. 

Os militares desconfiaram e resolveram abordar o casal que trafegava numa motocicleta pela BR 405 em direção ao bairro. Eles esboçaram o nervosismo a ponto de chamar a atenção dos policiais. 

Quando percebeu a aproximação da viatura o condutor da motinha repassou a arma para a menor que trafegava como carona. 

Na Delegacia de Plantão para onde foram conduzidos, a moça disse que morava no Parque das Dunas em Natal e não soube nem o nome da mãe. 

O rapaz disse que mora no bairro Santo Antônio em Mossoró, estar em liberdade vigiada, também por porte ilegal de arma de fogo. Ele relatou ainda que anda armado por que “os caras querem pegar ele”. Motivo? Não sabe. 

O que chamou a atenção dos policiais foram as munições, todas pintadas com veneno “Batizadas” para matar mesmo, de qualquer jeito. As crianças ficaram na Delegacia e deverão ser ouvidas pelo Delegado de Plantão.

Fonte: O Camera

Nem ganhando na Mega-Sena, Cunha teria um ganho financeiro tão alto

cunha_dinheiro
O peemedebista lucrou R$ 917 mil com papéis emitidos por fundos de investimento movimentados pela Prece, o fundo de pensão dos funcionários da Cedae, companhia de água do Rio. As transações suspeitas ocorreram entre abril de 2004 e fevereiro de 2005 e foram alvo de uma investigação da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Segundo a Procuradoria Geral da República, a apuração da CVM constatou que as taxas de sucesso de Cunha nas operações foram de 100% no mercado de dólares e de 98% em outro papel. Cunha teria atuado em 23 pregões.
“Para se ter uma ideia, a probabilidade de se obter uma taxa de sucesso de 98% ocorre em uma vez para cada 257 septilhões. Sabendo-se que a chance de ganhar a Mega Sena quando se faz a aposta mínima é de 1 em 50 milhões, verifica-se que a chance de uma taxa de sucesso de 98% é praticamente nula e decorre claramente de uma fraude”, afirma a PGR.