quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Governo anuncia corte de R$ 25 bilhões nesta sexta-feira

dinheiro jucurutu

Em meio ao cenário econômico mais complicado, o governo deve anunciar na sexta-feira cortes de cerca de 25 bilhões de reais no Orçamento deste ano, informaram à Reuters duas fontes com conhecimento sobre o assunto.
Nesta manhã, a Junta Orçamentária – formada pelos ministros Nelson Barbosa (Fazenda), Jaques Wagner (Casa Civil) e Valdir Simão (Planejamento) – se reúne no Palácio do Planalto. Dentro do governo, no entanto, ainda havia a discussão se o anúncio do contingenciamento poderia ser postergado para março.
“O jogo precisa começar. Se deixar para março (o anúncio dos cortes), os ministérios não vão entender que este é um ano também difícil”, afirmou uma fonte da equipe econômica diretamente ligada ao tema, que pediu anonimato.

Temer apresenta defesa em processo de cassação de mandato

temerIP
A peça de defesa do vice-presidente Michel Temer, relativa à Ação de Investigação de Mandato Eletivo (AIME) 761, que pede a cassação do mandato dele e do da presidenta Dilma Rousseff por crime eleitoral praticado durante as últimas eleições presidenciais, foi apresentada na noite de ontem (10) no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Proposta pela Coligação Muda Brasil, que teve como candidato à Presidência o senador Aécio Neves (PSDB-MG), a ação foi impetrada contra a Coligação Com a Força do Povo, PT e o PMDB, além de Dilma e Temer.
Segundo o TSE, das cinco partes citadas, apenas duas já receberam o mandado de citação. “O PMDB e Temer optaram por antecipar suas defesas”, disse à Agência Brasil Flávio Caetano, que, além de porta-voz, é responsável pela coordenação da defesa das cinco partes envolvidas. Segundo o advogado, até o momento, apenas Dilma e Temer foram notificados, o que influencia diretamente no prazo de sete dias corridos para apresentação das peças de defesa. “Esse prazo só começará a ser contado a partir da juntada [recebimento] do último mandado de citação. Por esse motivo, não há ainda data definida para a apresentação da peça de defesa da presidenta Dilma”, disse Flávio Caetano.

Congresso não aprovará CPMF se governo não cortar gastos, diz senador

romero juca

O Congresso não aprovará medidas como a recriação da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), se o governo não fizer sua parte e mostrar o corte de gastos, disse hoje (11) o senador Romero Jucá (PMDB-PR). Ele não comentou a decisão do governo de adiar o contingenciamento (bloqueio) de verbas do Orçamento deste ano, mas cobrou engajamento do governo, após sair de reunião com o ministro da Fazenda, Nelson Barbosa.
“O Congresso não vai votar, na minha avaliação, aumento de receita sem discussão da despesa e do que vai ocorrer no futuro. Apenas aumentar impostos não resolve o problema das contas públicas, senão vai ter que aumentar de novo daqui a um ano. Temos que aproveitar a crise atual e realmente construir uma solução duradoura, definitiva”, declarou Jucá, ao ser perguntado sobre o comprometimento da base aliada com a CPMF.

Governador reitera esforço para investimento na UERN

robinson_UERN
O governador Robinson Faria recebeu na tarde desta quinta-feira (11) o reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Pedro Fernandes. Na reunião, o titular da UERN apresentou ao chefe do Executivo Estadual as melhorias na estrutura do Campus de Caicó, plenamente reformado para início do semestre letivo, o restaurante popular do Campus Central, em Mossoró, que pela primeira vez na história propicia aos servidores e alunos da UERN uma refeição com preço popular.
A reunião contou com a presença da secretária chefe do Gabinete Civil, Tatiana Mendes Cunha. Também foram tratados: a questão do Proinvest para aplicação de recursos no Campus Natal da universidade, uma das prioridades do governador; o orçamento já assegurado na Lei Orçamentária Anual (LOA) e apresentação do serviço dos ambulatórios da instituição.

Mossoró 2016: Fafá vice de Rosalba?

fafa_rosalba
Circula uma conversa nos meios políticos de Mossoró que a ex-prefeita, Fafá Rosado, poderá ser candidata a vice na chapa encabeçada pela ex-governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini.
O bicho vai pegar em Mossoró!