sábado, 3 de setembro de 2016

Ex-diretor da Petrobras relata reuniões com Lula para discutir propina

renatoduque

Renato Duque, ex-diretor de Serviços da Petrobras, declarou ter se reunido com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Paulo Okamotto, presidente do Instituto Lula, a fim de debater divisão de propina em contratos da petrolífera. A informação foi revelada em reportagem do Valor Pro, do jornal Valor Econômico.
Segundo o depoimento de Duque, indicado pelo PT ao cargo da companhia, essas reuniões ocorreram na sede do instituto, no bairro do Ipiranga, em São Paulo. Ele está em negociações avançadas de um acordo de delação premiada com o Ministério Público Federal (MPF) em Curitiba e disse ter como provar o que relata.
De acordo com a reportagem, o ex-executivo “já prestou informações escritas aos investigadores por meio de anexos elaborados por seus advogados” e o “material é considerado relevante”. Os procuradores da força-tarefa devem receber outros papéis com novas informações a partir de 8 de setembro.

Mulher de Didi confirma volta de Os Trapalhões




Depois de o sucesso da Escolinha do Professor Raimundo, a Globo vai exibir mais um campeão de audiência na linha do humor ingênuo na grade de programação de 2017. Renato Aragão, o Didi, Dedé Santana e mais dois atores, que irão interpretar Mussum e Zacarias, irão formar uma nova versão do quarteto Os Trapalhões.
O UOL conversou com Lilian Aragão, mulher de Renato, na noite desta sexta-feira (2), que confirmou a notícia. ´Tudo quem está resolvendo é o Ricardo Waddington [diretor] e nós estamos felizes com a volta de Os Trapalhões. Está tudo certo, sim, e Renato já escreve o roteiro, pensa nas esquetes e espera se reunir com os outros redatores nos próximos dias. Ele está bem empolgado´.
Lilian também contou que ainda não sabe quais os dois atores serão escolhidos para integrar o quarteto. ´Todos quatro são insubstituíveis, né?, mas nós achamos bem legal esse ideia de fazer no molde da Escolinha, com Renato e Dedé de frente e dois imitadores nos lugares de Mussum e Zacarias. Ninguém falou nada, ninguém falou em nomes, mas seja lá quem for, com certeza irá atuar bem nesse projeto´, explica.
A reportagem também apurou que na próxima semana a equipe de produção do programa irá se reunir pela primeira vez para planejar o formato da atração e as futuras locações. Em janeiro, começam as gravações e a nova versão de Os Trapalhões deve estrear mesmo no primeiro semestre de 2017.

Temer diz que buscará restabelecer a confiança para atrair investimentos

temer_investimento
O presidente Michel Temer disse, em entrevista à imprensa chinesa, que a primeira coisa que fará à frente da nação será restabelecer a confiança para atrair investimentos. Ele deu as declarações hoje (3) em Hangzhou, onde participa da Cúpula do G20, grupo que reúne as 20 maiores economias do mundo. O encontro começa amanhã (4) e termina na segunda-feira (5).
“A primeira coisa que eu farei é restabelecer a confiança. Em primeiro lugar, a estabilidade política e a segurança jurídica. Não há nada mais importante para aqueles que queiram investir no país”, afirmou Temer, que também voltou a defender a necessidade de pacificação do Brasil.

INSS começa a convocar beneficiários para revisão

20130329103946_cv_inss_php_gde

A partir deste mês, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começa a convocar 530 mil trabalhadores que recebem o auxílio-doença para a revisão do benefício. A medida pretende dar efetividade ao pente-fino que já é realizado pelos médicos peritos do instituto.
Nessa primeira fase, serão chamados apenas aqueles que conseguiram o benefício por meio de decisão judicial e que não tenham passado por processo de revisão nos últimos dois anos. Em seguida, outros 1,2 milhão de aposentados por invalidez com idade inferior a 60 anos também passarão pela avaliação.
O comunicado para realizar a perícia médica será realizado por carta e não é preciso se antecipar à convocação. Após receber a notificação, o beneficiário terá cinco dias úteis para agendar a perícia, por meio da central de teleatendimento 135. Quem não fizer o agendamento dentro do prazo terá o benefício suspenso. A reativação só ocorrerá mediante o comparecimento do beneficiário e o agendamento de nova perícia.

Joaquim Barbosa pode ser vice de Marina em 2018, diz revista

barbosa STF

Joaquim Barbosa, o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), que chegou a ser cogitado por parte da população como um possível candidato à presidência em 2014, teria sido abordado para ser vice de Marina Silva em 2018, segundo a Veja.
Marina se candidatou em 2010 e 2014. Na última eleição ela chegou a aparecer em segundo lugar nas pesquisas após a morte de Eduardo Campos (PSB), de quem seria vice, mas na reta final foi ultrapassada por Aécio Neves (PSDB), candidato que foi derrotado por Dilma no segundo turno.

sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Felipe Massa anuncia aposentadoria da Fórmula 1


Felipe_Massa

O piloto Felipe Massa disse que vai se aposentar no GP de Abu Dhabi, em 27 de novembro deste ano. O anúncio foi feito nesta quinta-feira, 1º, durante coletiva de imprensa no Autódromo de Monza, onde vai acontecer o GP da Itália neste fim de semana.
O brasileiro deixa a Fórmula 1 após correr 14 temporadas, alcançando vitórias marcantes, ter se envolvido em uma grave acidente e ter quase sido campeão em 2008, após ter sido anunciado com vencedor da temporada por alguns segundos, mas no final perdeu o título para Lewis Hamilton.
Massa tomou a decisão de se aposentar já que está encerrando seu contrato com a Williams e não ter perspectivas de uma equipe competitiva para ano que vem.
Após estrear em 2002 na F1, Massa correu 242 GPs na modalidade até o momento. Até o fim da temporada deste ano serão 250. Ele venceu 11 vezes, sendo o quarto brasileiro com mais triunfos, empatado com Rubens Barrichello, e atrás apenas de Ayrton Senna (41), Nelson Piquet (23) e Emerson Fittipaldi (14).

Defesa de Dilma recorre ao STF e pede novo julgamento do impeachment

dilma_depoimento
A defesa da ex-presidente Dilma Rousseff entrou, nesta quinta-feira (1º), com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para anular a condenação no impeachment e determinar que o Senado realize uma nova votação no processo.
O mandado de segurança inclui um pedido de liminar para suspender os efeitos da decisão, fazendo com que o presidente Michel Temer volte a ser interino até uma decisão final do plenário do STF. A ação foi distribuída por sorteio para o ministro Teori Zavascki, que será o relator do caso.
A defesa de Dilma ainda pede que o STF anule dois artigos da Lei 1.079, de 1950, usados pela acusação para imputar os crimes de responsabilidade.

Tocha paralímpica é acesa em Brasília e chega ao Rio de Janeiro no dia 6

a_tocha
Em cerimônia que marcou o início do revezamento no Brasil, a tocha paralímpica foi acesa hoje (1º) em Brasília de forma inusitada: por meio da participação de internautas de todo o mundo que, nas redes sociais, utilizaram a hashtag #ChamaParalimpica. No Twitter, o assunto chegou a entrar na lista de trending topics.
Com desenho e características próprias, a tocha será acesa em um total cinco cidades até chegar ao Rio de Janeiro no dia 6 próximo, sendo que cada uma delas vai representar um valor paralímpico: Brasília – igualdade; Belém – determinação; Natal – inspiração; São Paulo – transformação; Joinville – coragem; e Rio de Janeiro – paixão.
Em Brasília, a solenidade foi realizada no Parque da Cidade, tendo como primeiro condutor da tocha Cláudio Irineu da Silva, ex-atleta de futebol e vôlei sentado.

STF começa a rediscutir prisão imediata após segunda instância

STF justiça

O Supremo Tribunal Federal (STF) começou a julgar, há pouco, duas ações protocoladas pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e pelo Partido Ecológico Nacional (PEN) contra o entendimento da Corte que autorizou prisões de condenados na segunda instância da Justiça, antes do fim de todos os recursos.
Nas ações, a OAB e a legenda pedem ao Supremo que reconheça a constitucionalidade do Artigo 283 do Código de Processo Penal (CPP), que prevê a decretação de prisão somente em casos em flagrante ou em decorrência de sentença condenatória. Dessa forma, o entendimento da Corte a favor da prisão antes do trânsito em julgado do processo seria superado.
O texto da norma diz que “ninguém poderá ser preso senão em flagrante delito ou por ordem escrita e fundamentada da autoridade judiciária competente, em decorrência de sentença condenatória transitada em julgado ou, no curso da investigação ou do processo, em virtude de prisão temporária ou prisão preventiva”.

Após votação no Senado, Fátima é recebida por militância no RN

fatima_militantes
Fátima, guerreira da pátria brasileira!”. Com esse grito, um grupo de apoiadores recepcionou a única senadora do Rio Grande do Norte que foi contra o impeachment da ex-presidenta Dilma Rousseff. Fátima Bezerra desembarcou no aeroporto de São Gonçalo do Amarante nesta quinta-feira (1º), por volta das 13h, e foi surpreendida pela militância.

Gilmar Mendes diz ser “algo bizarro” dividir votação do impeachment de Dilma


gilmar_mendes
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes, classificou como algo “bizarro” a decisão tomada pelos senadores de votar em separado a cassação do mandato de Dilma Rousseff e a manutenção de seus direitos políticos.
O que se fez lá foi um DVS (destaque para votação em separado) não em relação à proposição que estava sendo votada, se fez um DVS em relação à Constituição, o que é, no mínimo, para ser bastante delicado, bizarro”, afirmou Mendes, após sessão no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), do qual é presidente.

Faustão já deu mais de 200 casas a funcionários anonimamente

faustao

Discreto, Fausto Silva, o Faustão, que recebe mensalmente um salário milionário da Globo, gosta de ajudar amigos, além de investir seu dinheiro. O apresentador, que tem um ganhos mensais de cerca de R$ 5 milhões, ajuda os mais próximos.
Além de presentear amigos com relógios caríssimos, Faustão se preocupa também com as pessoas que trabalham com ele na Globo. Desde que foi para a emissora carioca, em 1989, o apresentador já distribuiu mais de 200 casas próprias de presente a funcionários e colegas da atração dominical. É o que informa o jornal Agora São Paulo.
Ainda segundo o jornal, Faustão faz uma única exigência ao dar os presentes: que os contemplados não digam à ninguém. Ele não quer fazer publicidade em cima da ajuda aos amigos. No “Domingão”, sua postura não é diferente. Faustão sempre é generoso com a plateia de seu programa.

Governo do Estado anuncia calendário de pagamento

O Governo do Estado continua o pagamento do funcionalismo nesta sexta-feira (2). A folha de agosto vem sendo paga por faixa salarial sem distinção entre ativos e aposentados. Os servidores da Educação serão os primeiros a receber, já no primeiro dia (2), independente do valor do salário, por possuírem recursos específicos.
No dia 6 terão os vencimentos depositados os servidores que recebem até R$ 2 mil. O calendário prossegue dia 8, após o feriado da Independência, com o pagamento creditado na conta daqueles que recebem entre R$ 2.001,00 até R$ 3 mil. Os servidores que ganham de R$ 3.001,00 a R$ 4 mil terão os pagamentos efetuados dia 10, quando 84% do funcionalismo já terá recebido os salários. No dia 14 será a vez daqueles que recebem de R$ 4.001,00 até R$ 5 mil. Os servidores que recebem acima de R$ 5 mil receberão os salários dia 17.
tabela

quinta-feira, 1 de setembro de 2016

‘Jesus’ brilha e Brasil vence Equador

ney
Tite estreou da melhor maneira possível no seu novo cargo. E teve a ajuda fundamental de outro estreante: Gabriel Jesus. O atacante do Palmeiras sofreu um pênalti convertido por Neymar e marcou outros dois golaços na vitória por 3 a 0 diante do Equador em plena atitude de Quito, na 7ª rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018.
O resultado foi além do planejamento da comissão técnica. Antes de a bola rolar, a ideia era não perder nesta quinta-feira e vencer o próximo compromisso para garantir quatro pontos nos dois jogos. O Brasil não vencia no Equador desde 1983. Neymar não marcava desde setembro. Os equatorianos não perdiam em casa desde 2009. Todos os tabus foram quebrados.
Agora, a seleção pentacampeã tem 12 pontos e ocupa a 4ª colocação de forma provisória, atrás de Equador, Colômbia e Uruguai, que têm 13 pontos. Os uruguaios, no entanto, ainda jogam nesta quinta-feira, às 20h30, contra a Argentina, que tem 11 pontos.
Logo após o jogo, o Brasil vai direto para Manaus em voo fretado. Lá, o time trabalha até terça-feira, onde joga contra a Colômbia às 21h45 de terça-feira (6). No mesmo dia, mas às 23h15, o Equador joga contra o Peru, em Lima.

Aposentadoria aos 65 anos para homens e mulheres

O governo do presidente Michel Temer vai propor, em um texto que será enviado para análise do Congresso Nacional, que a idade mínima para a aposentadoria seja de 65 anos, seja para homens como para mulheres. A proposta de reforma da Previdência Social já está pronta e caberá a Temer decidir quando enviar para o Legislativo.
Pela proposta, tanto os servidores públicos quando os trabalhadores da iniciativa privada só poderão se aposentar aos 65 anos de idade. A nova regra só valeria para os trabalhadores com menos de 50 anos. Quem tem mais de 50 anos, ficaria sob o regime atual, mas teria de pagar um “pedágio” proporcional ao tempo que falta para a aposentadoria.

Souza solicita foco cirúrgico e carro de anestesia para Hospital Tarcísio Maia

souza
A espera dos pacientes por cirurgias eletivas ortopédicas no interior do Estado tem preocupado o deputado estadual Souza Neto (PHS), que solicitou, através de requerimento, um foco cirúrgico e um carro de anestesia para abrir duas novas salas cirúrgicas no Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró.
Vários pacientes do interior do Estado têm que aguardar nos hospitais regionais pelo atendimento de cirurgias eletivas ortopédicas, que deveriam ser realizadas no hospital Memorial, na capital. Estes pacientes aguardam cerca de 60 dias, o que gera muitos outros custos, que vão desde a permanência, ao uso de insumos, alimentação, e a estadia dos acompanhantes. Além disso, somam-se os riscos com novas infecções por estarem dentro de uma unidade de urgência e emergência”, destacou Souza Neto.

O deputado requereu ainda a estruturação de uma equipe multiprofissional para realização de cirurgias eletivas ortopédicas no referido hospital.

Emissão e entrega de CNH é feita no mesmo dia, assegura Detran/RN

CNH

Quem precisar emitir pela primeira vez, renovar a Carteira Nacional de Habilitação ou tirar uma Permissão Internacional para Dirigir – PID já pode receber o documento no mesmo dia da abertura do procedimento. O novo serviço está disponível na sede do Detran/RN, em Natal, e na unidade de Mossoró.
Antes, só era possível receber a CNH pelos Correios. Não haverá nenhum tipo de cobrança extra para o usuário que escolher essa opção na hora de abrir o processo. O motorista que preferir ainda poderá receber o documento em casa, pelos Correios.


Desembargador suspende Lei Seca e libera “birita” no dia da eleição

couto
O desembargador Fred Coutinho concedeu liminar, nesta sexta-feira (30), suspendendo a eficácia da portaria que proibiu a venda e o consumo de bebidas alcoólicas no estado da Paraíba, no dia da eleição, dia 02 de outubro, e no dia 30, caso haja segundo turno. O desembargador atendeu a mandado de segurança impetrado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). Com a decisão que suspende o ato normativo editado pelo secretário de Segurança Pública da Paraíba, Cláudio Lima, fica garantida a venda de bebidas alcoólicas no dia das eleições, neste domingo.
O mandado de segurança, que ataca a portaria 069/2016 da Secretaria de Segurança e Defesa Social, foi impetrado pelo escritório Mouzalas, Borba & Azevedo Advogados Associados, com base no Art. 5º, inciso II, da Constituição Federal, segundo o qual “ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude da lei”.
Não se pode olvidar ser bastante salutar e louvável a atitude praticada pelo Secretário da Segurança e Defesa Social do Estado da Paraíba, ao elaborar as Portarias como medidas acautelatórias, no intuito de viabilizar o pleito eleitoral num clima de tranquilidade”, pondera o magistrado, em sua decisão. Mas entende que a edição da portaria proibindo a comercialização de bebidas alcoólicas acarreta prejuízos à Abrasel, composta por aproximadamente 194 associados, ao encontrar “entraves ao livre exercício da atividade econômica em dia de grande movimento”.

quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Haroldo prepara ‘onda vermelha’ em Felipe Guerra

haroldo_ferreira
A coligação “Felipe Guerra Seguindo em Frente, que tem como candidato a reeleição o prefeito Haroldo Ferreira e o candidato a vice-prefeito Salomão Gomes, prepara para esta sexta-feira (02), uma grande movimentação denominada de onda vermelha. A concentração será na cidade baixa do município de Felipe Guerra, a partir das 18h.
A passeata é um ato simbólico. Quando estamos nas ruas, caminhamos não apenas pela defesa do nosso candidato, mas pelos nossos ideais, por aquilo que acreditamos ser o melhor para a cidade. Vamos inundar a Mira Selva com a onda da alegria por um governo que deu certo”, publicou Haroldo nas redes sociais.
Haroldo é forte candidato à reeleição.

Justiça suspende efeitos de Ato Legislativo que cassou mandato do prefeito de Apodi

flaviano apodi

O juiz Eduardo Neri Negreiros, determinou ao presidente da Câmara Municipal de Apodi e ao presidente da Comissão Processante do Processo Administrativo 01/2015 a imediata suspensão de todos os efeitos do Decreto-Legislativo 01/2016, que cassou o mandato do prefeito Flaviano Moreira Monteiro, até o julgamento do mérito de um Mandado de Segurança movido perante a Vara Cível da Comarca de Apodi. Com a decisão, Flaviano reassumirá o cargo.
Caso haja descumprimento da decisão liminar, o magistrado estipulou uma pena de multa pecuniária no valor de R$ 10 mil para cada um dos impetrados, sem prejuízo de eventual responsabilização penal por crime de desobediência e responsabilização civil por ato de improbidade administrativa.
Por fim, determinou a notificação de José Pereira Filho, presidente da Câmara Municipal de Apodi, e Antônio Laete Oliveira de Souza, presidente da Comissão Processante do Processo Administrativo 01/2015 para dar cumprimento imediato da liminar, devendo informar o juízo sobre a sua efetivação em no máximo 72 horas; e prestarem informações nos termos do art. 7º, I da Lei nº 12.016/09, no prazo de dez dias.

Michel Temer toma posse como 41º presidente da história do Brasil

t vira
O presidente Michel Temer se tornou nesta quarta-feira (31) no 41º presidente da República Federativa do Brasil, ao prestar juramento em sessão do Congresso Nacional, presididida pelo senador Renan Calheiros, cerca de 3h20min depois da votação em que a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) sofreu impeachment por 61×20 votos.
Temer chegou ao prédio do Congresso pelo menos trinta minutos antes, mas mal conseguia se locomover até adentrar o plenário do Senado, tendo em vista o assédio de deputados federais e senadores que desejavam cumprimentá-lo.

Agripino lamenta manutenção dos direitos políticos de Dilma

agripino_dilma
O presidente nacional do Democratas, José Agripino (RN), lamentou que o Senado Federal tenha mantido, nesta quarta-feira (31), por 42 votos a favor, 36 contra e três abstenções, os direitos políticos da agora ex-presidente Dilma Rousseff. Eram necessários 54 votos favoráveis para que a petista ficasse inabilitada para exercer função pública. Para o parlamentar pelo Rio Grande do Norte, os votos que favoreceram Dilma nada mais foram do que uma espécie de “dízimo” pago por aqueles que mantinham uma relação com o governo do PT.
“Algumas pessoas pagaram um dízimo da relação pretérita que tinham com o governo que acabou”, destacou. “A sociedade esperava que o fato fosse apreciado e os culpados fossem punidos por inteiro. Não dá para entender que um prefeito ou um governador, que aja de maneira semelhante, perca o mandato e os direitos políticos, mas a presidente da República, por razões que o Senado definiu, só perde o mandato e não os direitos políticos”, acrescentou.

Salário mínimo de Temer será de R$ 945,80 a partir de 2017

ter dinheiro fafa

O governo de Michel Temer já definiu o salário mínimo a partir de janeiro de 2017. Será de R$ 945,80, com alta de 7,5%, ligeiramente acima da inflação esperada para este ano, de 7,2%.
O valor do mínimo está na proposta de Orçamento da União que foi encaminhado hoje ao Congresso. Pela regra, o governo deve corrigir o piso salarial pela inflação do ano anterior e pelo Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos antes.
Em 2015, o PIB teve queda de 3,8%, mas o governo está desconsiderando isso da previsão do reajuste. Está garantindo a correção da inflação, mais um ligeiro ganho real.

Manifestantes comemoram impeachment na Avenida Paulista

manifesto_dilma
Manifestação contra a ex-presidenta Dilma Rousseff e contra o PT ocorre na Avenida Paulista em frente ao prédio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). A via está bloqueada pelos manifestantes, que comemoram o impeachment.
Às 18h40, houve confusão entre pessoas contra e a favor do impeachment no local. Um grupo começou a gritar xingamentos contra o PT. A polícia interveio e a confusão foi dispersada. Dois bonecos estão sendo inflados neste momento, um representando Dilma e outro Renan Calheiros.
A Polícia Militar fez um cordão de isolamento entre o quarteirão onde estão os manifestantes pró-impeachment e o quarteirão onde ocorre manifestação contra o impedimento de Dilma. Dois carros da tropa de choque também ajudam no bloqueio.

Marina: Acordão para manter direitos visa Cunha

marina

A ex-senadora Marina Silva (Rede Sustentabilidade) interpretou a decisão do Senado de manter os direitos políticos da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) como um “acordão” que beneficiará políticos envolvidos em escândalos de corrupção.
“Provavelmente, o beneficiado será, em seguida, já, o ex-presidente da Câmara dos Deputados [Eduardo] Cunha (PMDB-RJ). Quando digo que PT e PMDB são faces da mesma moeda, irmãos siameses, está provado”, afirmou Marina, que foi candidata à Presidência em 2014.

“É hora de colocar o Brasil no lugar que ele merece”, diz Rogério após impeachment

rogerioI
Ampla maioria dos senadores da República aprovaram nesta quarta-feira (31) o impeachment da agora ex-presidente Dilma Rousseff (PT). Presente no plenário do Senado durante a sessão histórica, o deputado federal Rogério Marinho (PSDB) disse que, passado o processo, “é hora de colocar o Brasil no lugar que ele merece”.
Segundo o parlamentar, o resultado representa um grande alívio ao mesmo tempo em que está carregado da grande responsabilidade de colocar o Brasil nos trilhos. “Por mais doloroso que seja o impeachment esse é um momento de mudança, e que seja efetiva: na ética, na transparência e na maneira de governar. Mãos à obra; é hora de colocar o Brasil no lugar que ele merece”, disse.
Rogério também criticou a decisão de manter a habilitação da ex-presidente para ocupar cargos públicos. “Foi de encontro a toda uma jurisprudência, a Lei da Ficha Limpa, e até ao que ocorre com prefeitos que são condenados em todo o país. Isso tem uma repercussão em toda a vida pública nacional. Os políticos que tiverem seus mandatos cassados poderão manter a condição política. É uma completa inversão da vontade dos legisladores e da população brasileira”, completou.

terça-feira, 30 de agosto de 2016

Votação do impeachment será na manhã de quarta-feira, informa Lewandowski

leva
A votação do impeachment da presidente Dilma Rousseff ocorrerá na quarta-feira (31), pela manhã, como anunciado pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski. Ele tratou do roteiro para o dia final do julgamento ao reabrir os trabalhos na manhã desta terça-feira (30), por volta das 10h30, pouco antes de conceder a palavra para as argumentações finais e debates entre os advogados de acusação e defesa.
Lewandowski não chegou a definir o exato horário da etapa de votação, estimando que possa se iniciar entre 10h e 11h da manhã de quarta-feira. Deixou claro, contudo, que a intenção é usar o tempo que for necessário, até a madrugada de quarta-feira, para que os senadores se manifestem, por até 10 minutos cada um, sobre o objeto da acusação. A sessão será então suspensa, com retomada ainda na manhã para a votação final.

Pagamento do servidores do Estado ainda indefinido

gustavo_nogueira
O Governo do Estado só deverá anunciar o calendário de pagamento da folha salarial de agosto após o depósito da terceira e última parcela do Fundo de Participação do Estado (FPE), o que deve ocorrer hoje, e do fechamento das receitas próprias do Estado.
Em entrevista à Tribuna do Norte, o secretário estadual do Planejamento e das Finanças, Gustavo Nogueira, informou que o governo “não usará recursos do Funfir para pagar a folha de agosto dos aposentados e pensionistas”, conforme projeto de lei que autorizou uso de recursos do fundo previdenciário, aprovado em meados do mês na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Ele também confirmou que o governo efetuará, hoje (30), o repasse do duodécimo para os Poderes Judiciário e Legislativo.

Cassado em 1992, Fernando Collor diz que impeachment não é golpe

Primeiro presidente na história do país a sofrer um impeachment, o senador Fernando Collor de Mello (PTB-AL) subiu hoje (30) à tribuna do Senado para declarar que votará favorável ao impedimento da presidenta afastada Dilma Rousseff.
No discurso, Collor lembrou detalhes do processo que sofreu em 1992, que culminou na sua condenação pelo Parlamento e afastamento da política por 14 anos – embora tenha sido absolvido posteriormente dos crimes pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
O ex-presidente também rechaçou a ideia de que o que está ocorrendo no país seja um golpe institucional. Na opinião dele, o impeachment “é o remédio constitucional de urgência no presidencialismo quando o governo, além de cometer crime de responsabilidade, perde as rédeas do comando político e da direção econômica do país”.

STF ouve primeiras testemunhas de Cunha e defesa diz ter prova que muda o caso

cunha
O Supremo Tribunal Federal (STF) ouviu hoje (30) as quatro primeiras das 26 testemunhas de defesa do deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB/RJ) na ação penal em que ele é acusado de receber ao menos R$ 5 milhões em propina desviada de contratos da Petrobras para aquisição de navios-sonda.
Entre os depoentes arrolados pela defesa, estão outros dez deputados federais, todos aptos a votar no processo de cassação de Cunha, marcado para ser apreciado em plenário daqui a 13 dias.
Foram ouvidos nesta terça-feira Pedro Chaves (PMDB-GO) e Manoel Júnior (PMDB-PB) e Carlos Sampaio (PSDB-SP). Eles foram questionados sobre procedimentos internos da Câmara e se suas senhas nos sistemas da Casa poderiam ser usadas por terceiros para a elaboração de requerimentos.

Defensor de Dilma choro: ‘tadim do bichim’

cardozoAGU
Advogado de defesa da presidente afastada Dilma Rousseff, o ex-ministro José Eduardo Cardozo, foi às lágrimas ao conversar com jornalistas, após deixar o plenário do Senado para o intervalo do almoço. “Nunca deixei de me emocionar diante da injustiça. Aquele que perde a emoção diante da injustiça se desumanizou”, disse, segundo a Agência Brasil.

Gilberto Gil volta a ser internado para tratamento de insuficiência renal

gilberto_gil

O cantor, compositor e ex-ministro Gilberto Gil voltou hoje (30) a ser internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. A informação foi confirmada por sua assessoria de imprensa, que disse que Gil está bem, mas decidiu ir ao hospital para novos exames após ter passado mal no sábado, no Rio de Janeiro. De acordo com a assessoria, os exames são parte do tratamento que o cantor está fazendo para insuficiência renal.
Gil teve enjoos no sábado (27), de acordo com sua assessoria, e adiou um show que estava previsto no Metropolitan, no Rio de Janeiro. A nova data para o show ainda não foi informada. A última internação do cantor foi no dia 29 de julho. Dias depois, em 5 de agosto, Gil se apresentou na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos, no Rio de Janeiro.

Dilma se acaba amanhã (31)

Até agora, 53 senadores já definiram voto pela saída de Dilma. Se mais um se declarar favorável à saída da petista, terá atingido o número mínimo para o impedimento de Dilma. A votação final deverá ocorrer nesta quarta (31).

Garibaldi: julgamento é árdua e nobre missão do Senado

garibaldi

Ao discursar no Plenário na noite desta terça-feira (30), o senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) disse que a atribuição constitucional dada ao Senado de julgar um presidente da República é uma “árdua e nobre missão”. Para o senador, há um caráter jurídico e um caráter político em todo o processo de julgamento da presidente Dilma Rousseff. “Não somos apenas juízes, somos políticos. Não estamos julgando apenas atos, mas estamos julgando fatos administrativos e políticos”, afirmou.
Para o senador, o processo de impeachment deixou evidente que houve um deliberado propósito de conduzir o país para a irresponsabilidade fiscal, deixando de lado o interesse público. Ele disse que as decisões de Dilma mostram o que chamou de “atentado aos direitos políticos”, quando a presidente deixou de dar ao Congresso Nacional o devido valor que o órgão merece.
Garibaldi também elogiou o trabalho do presidente e do relator da Comissão Especial do Impeachment, senadores Raimundo Lira (PMDB-PB) e Antonio Anastasia (PSDB-MG), respectivamente. Garibaldi ainda destacou “o equilíbrio e a competência” do presidente do processo de impeachment, ministro Ricardo Lewandowski.

Cunha diz que processo de impeachment é legítimo e que Dilma é “mentirosa”

cunha_depoimento
O ex-presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), divulgou nota pública na noite de hoje (29) para rebater as acusações da presidenta afastada Dilma Rousseff que disse, em interrogatório no Senado, ser ele o culpado por seu impeachment “golpista”.
Na nota, Cunha diz que “a presidente afastada segue mentindo contundentemente, visando a dar seguimento ao papel de personagem de documentário que resolveu exercer, após a certeza do seu impedimento, em curso pelo julgamento em andamento” – fazendo referência ao documentário sobre o processo de impeachment que vem sendo filmado no Senado.
Em resposta às acusações da presidenta de que ele teria sido o arquiteto de uma sabotagem ao governo ao longo do último ano, o ex-presidente da Câmara desafiou Dilma a “demonstrar qual foi a pauta-bomba votada e qual projeto do governo não foi votado”.

Governador assina termo com TJ para repasse de R$ 20 milhões ao Fundo Penitenciário

governador_TJ

O governador Robinson Faria assinou, na tarde desta segunda-feira (29), Termo de Recomposição Creditícia que autoriza o repasse de R$ 20 milhões do judiciário estadual para o Fundo Penitenciário (Fumpern). O montante, fruto de empréstimo celebrado com o Tribunal de Justiça (TJRN), será empregado na construção de uma penitenciária com 600 vagas em Afonso Bezerra, região central do estado.
“Este suporte vem numa hora primordial. Sabemos que hoje o grande clamor da população é por segurança, e há uma relação direta da segurança com o sistema prisional. Esperamos, num intervalo curto de tempo ampliar nosso sistema em quase 2 mil novas vagas”, ressaltou Robinson Faria.
O chefe do Executivo estadual explicou ainda que a obra do novo presídio em Afonso Bezerra está orçada em R$ 25 milhões. Os R$ 5 milhões restantes foram designados pelos Deputados Estaduais do RN, em emendas parlamentares. “Isso mostra que o Legislativo também está sensível a esta situação”, completou.

Garibaldi acha que aprovação do impeachment facilitará aprovação das reformas

garibaldi_relator
Se o Senado confirmar as previsões e votar pelo impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff, o presidente em exercício Michel Temer assumirá de vez o cargo e poderá tirar o Brasil da crise trabalhando junto com o Congresso Nacional pela aprovação das reformas tributária, previdenciária e política. A avaliação foi feita pelo senador Garibaldi Filho, que, em entrevista ao programa Jornal das Seis, da 96 FM, disse acreditar que 61 senadores votarão pela cassação da presidente acusada.
“Tanto o governo Lula quanto o governo Dilma tiveram 13 anos para propor as reformas e não chegaram a termo. O que vejo é que o presidente Temer está decidido a fazê-las. Teremos consequência a diminuição do desemprego, que hoje atinge índices alarmantes, cerca de 12 milhões de brasileiros. Vejo o Brasil do dia seguinte ao impeachment com uma perspectiva muito melhor”, comentou o senador Garibaldi Filho.

Dilma diz que sofre golpe parlamentar e que processo não veio das ruas

presidenta

A sabatina da presidenta afastada Dilma Rousseff já dura cerca de oito horas no Senado. Ao responder questionamentos dos senadores, Dilma diz que o processo de impeachment contra ela trata-se de um “golpe parlamentar” e que o pedido para sua saída da presidência não veio como manifestação das ruas.
Ao retomar o discurso, após intervalo de uma hora, a presidenta afastada reiterou que o processo é um golpe parlamentar. Ao responder questionamento do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), Dilma disse que nem todos os golpes são militares e usam a força para a tomada do poder.
“A literatura chama esses golpes de golpes parlamentares. Não há em toda a teoria política, em nenhum momento nada escrito que golpe de Estado é igual a golpe militar. Golpe de Estado é a substituição de um governo legítimo, sem razão, por quaisquer razões que aleguem, tendo em vista a substituição indevida”, afirmou.

William Bonner e Fátima Bernardes anunciam separação


Fátima Bernardes e William Bonner anunciaram a separação, após 26 anos de casamento. O titular do “Jornal Nacional” e a apresentadora do “Encontro” divulgaram a notícia no Twitter, na noite desta segunda-feira (29), após o fim do telejornal da Globo.
“Em respeito aos amigos e fãs que conquistamos nos últimos 26 anos, decidimos comunicar que estamos nos separando. Continuamos amigos, admiradores do trabalho um do outro e pais orgulhosos de três jovens incríveis. É tudo o que temos a declarar sobre o assunto. Agradecemos a compreensão, o carinho e o respeito de sempre. William e Fátima”, publicaram Bonner e Fátima na rede social.
Casal 20 do jornalismo da Globo durante mais de 20 anos, Bonner e Fátima se conheceram em 1989, quando o jornalista mudou-se para o Rio de Janeiro para apresentar o “Jornal da Globo” ao lado da então colega. Os dois se apaixonaram e casaram em 1990.
Em 1997, Fátima realizou inseminação artificial e deu à luz trigêmeos, Vinícius, Laura e Beatriz. No ano seguinte, ela passou a apresentar o “Jornal Nacional” ao lado de Bonner. Ficaram 13 anos juntos, até que em 2011 ela deixou a bancada do “JN” para lançar o “Encontro”, sua estreia no Entretenimento.
Bonner dividiu o telejornal com Patrícia Poeta e, depois, com Renata Vasconcellos. Fátima reapareceu no “Jornal Nacional” em abril de 2015, no especial de 50 anos da Globo, e julho deste ano, durante o “Criança Esperança”.

Em respeito aos amigos e fãs que conquistamos nos últimos 26 anos, decidimos comunicar que estamos nos separando.
Continuamos amigos, admiradores do trabalho um do outro e pais orgulhosos de três jovens incríveis.
É tudo o que temos a declarar sobre o assunto. Agradecemos a compreensão, o carinho e o respeito de sempre. William e Fátima.