sábado, 10 de setembro de 2016

Leite de jumenta é alvo de investidores no RN; queijo custa R$ 3 mil o quilo

jumenta

Investidores chineses e ingleses têm um projeto ambicioso para ser desenvolvido no sertão potiguar. A ideia é produzir leite de jumenta para a fabricação de um dos queijos mais caros do mundo: o pule. Consumido principalmente na Ásia e Europa, o quilo pode chegar a R$ 3 mil. O local escolhido para a criação dos animais foi o município de Felipe Guerra, cidade com aproximadamente 6 mil habitantes na região Oeste do estado.
O projeto chegou a cidade depois que uma empresa potiguar comprou uma propriedade com 475 hectares na zona rural de Felipe Guerra. A ideia é que os municípios que já fazem o trabalho de captura dos jumentos se responsabilizem pela entrega dos bichos. No entanto, ainda não existe uma previsão para o projeto começar, pois estão na dependência da adesão dos criadores da região.
A ideia foi bem recebida pela associação protetora de animais que recebe jumentos capturados nas estradas. Atualmente, a associação cuida de 700 animais. De acordo com Eribaldo Gomes, responsável pela associação, o uso das jumentas para a produção de leite pode solucionar um problema antigo. “A questão do leite faz com que mais pessoas acreditem nisso e que se encontre uma solução para esses animais”, diz.
Nesta quinta-feira (8), representantes da empresa e da prefeitura de Felipe Guerra estiveram em Natal com o secretário de Agricultura do estado, Guilherme Saldanha, que declarou total apoio à abertura da nova atividade econômica. O secretário também projeta a exportação da carne de jumento para o exterior.
“Isso já está acontecendo na Bahia, de forma que se respeite os animais, estão exportando carne e pele de jumento para a China, para o mercado asiático. Encontramos com um grupo de chineses durante a exposição de Lajes, no final de semana, e eles estão interessados nisso também”, disse o secretário.

Estudo mostra que garrafinha plástica tem germes que podem causar doenças

garrafa
Pesquisa foi encomendada pela empresa norte-americana Treadmill afirma que a garrafinha de água que normalmente se leva para a academia tem, em média, 313 mil colônias de bactéria por cm², das quais cerca de 60 % pode causar infecções de pele ou generalizadas e pneumonia. Segundo o estudo, isso é mais do que está presente em uma vasilha de água para cachorro.

Jerns 2016 tem fase final em Natal no mês de outubro

A fase final do 46º Jogos Escolares do Rio Grande do Norte (Jerns) começa dia 17 de outubro com cerimônia de abertura no Ginásio Marcelo Carvalho (DED), no bairro de Candelária, em Natal.
Até o dia 28 de outubro cerca de 15 mil alunos disputarão 25 modalidades, entre as quais, basquete, voleibol, futsal, natação, atletismo, futsal, judô, karatê, xadrez, voleibol de duplas, handebol, tênis de mesa, futebol society, futebol de areia e ginástica rítmica.
As inscrições para a confirmação das equipes e de atletas classificados nas fases regionais terminam no dia 22 de setembro, às 15h, via internet no site www.educacao@rn.gov.br/codesp. Até o momento a Codesp já recebeu 5.530 inscrições para os jogos.

Proposta de Garibaldi cria Semana Nacional de Valorização da Vida

garibaldi

O Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio é celebrado em 10 de setembro. O assunto é evitado por muitas pessoas, mas especialistas avaliam que falar sobre o tema pode ser a saída para a prevenção desse tipo de morte.
Preocupado com o número de casos no país, e após ouvir a Sociedade Brasileira de Psiquiatria, o senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) apresentou um projeto que cria a Semana Nacional de Valorização da Vida (PLS 260/2016).
A ideia é que a semana seja anualmente realizada no período que compreende o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. O senador considera que o assunto ainda é um tabu na sociedade, mas a questão deve ser tratada como saúde pública.

Inflação: de cada 100 produtos pesquisados pelo IBGE, 64 ficaram mais caros

economia

As famílias estão levando sova da inflação. Em 12 meses, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) cravou em 8,97%, segundo divulgou ontem o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O resultado ficou acima do observado nos 12 meses imediatamente anteriores, de 8,74%. Para analistas, é um sinal de que o custo de vida segue resistente, carregando a herança da alta de preços de 2015. Dessa forma, é cada vez mais provável que a carestia feche o ano próximo da expectativa do mercado financeiro, de 7,34%. No ano, a taxa acumula alta de 5,42%.

Tremor atinge província no Peru

peru

Um terremoto de magnitude 6 na Escala Richter foi sentido hoje (10) a 54 quilômetros a nordeste da cidade de Nueva Cajamarca, distrito da província de Rioja, com cerca de 45 mil habitantes, na região amazônica peruana de San Martin.
O primeiro relatório do Instituto Geofísico do Peru (IGP) indica que o tremor ocorreu por volta das 5 horas com uma profundidade de 146 quilômetros, de acordo com informações divulgadas no perfil do órgão no Twitter. Ainda no Twitter, o Instituto Nacional de Defesa Civil do Peru relata que uma família foi afetada, além de um prédio público, sem dar maiores detalhes.

sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Alunos do 9º ano da escola estadual Antonio Francisco apresentarão Projeto Escolar "De Olho na Câmara" em Felipe Guerra.


Convidamos a população do município para nesta sexta-feira (09) de setembro,  às 09:00Hs da manhã. Assistirem ao resultado de uma pesquisa documental e estatística fruto de um projeto chamado "De olho na Câmara". O evento acontecerá na sede do COMDICA, na Rua Francisco Diógenes em Felipe Guerra Região Oeste do Estado.

A pesquisa foi realizada pelos alunos do nono ano da Escola Estadual Antonio Francisco, orientados pelo professor Elias Góis,  com o intuito de verificar o desempenho dos vereadores do nosso município na gestão 2013/2016.

Em um breve contato com o Professor Elias Góis. Ele adiantou para o nosso portal a, um pouco do que é o Projeto “De Olho na Câmara”. O projeto tem o objetivo de investigar o desempenho dos vereadores no período da pesquisa já citado acima, por ex. quantos projetos cada vereador criou requerimentos enviados por todos para excelentíssimo prefeito, assim como também indicações, números de faltas dos vereadores na casa. Foi também feito uma pesquisa com os vereadores para analisar o desempenho da câmara e dos vereadores, pesquisa que foi realizada também com a população para analisar se o povo compreende qual a função do legislativo e critérios para a escolha dos vereadores. Estes dados e outros dados serão exibidos na apresentação vale à pena conferi.

Sua presença é indispensável para prestigiar um trabalho de temática tão em voga.

Agradecemos Atenciosamente!

Fonte: Portal Pedra de Abelha

Prestação de contas não pode ser um “faz de contas”, diz Gilmar Mendes

gilmar_mendes
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, e o secretário da Receita Federal do Brasil, Jorge Rachid, firmaram hoje (8) parceria para que a Receita colabore na análise da prestação de contas de candidatos, partidos e coligações nas eleições de 2016. O acordo prevê que o TSE encaminhará à Receita Federal a relação de candidatos, partidos políticos, fornecedores e prestadores de serviços de campanha com indícios preliminares de irregularidade nas prestações de contas.
É necessário que a prestação de contas deixe de ser um faz de contas. Nós estamos nos esforçando para dar boa execução às leis que foram aprovadas pelo Congresso Nacional. Por isso, vimos firmando convênio com o Tribunal de Contas da União, que já nos trouxe as primeiras informações e agora formalizamos esse convênio com a Receita Federal, que vai fazer as verificações e checagens”, disse Gilmar Mendes, após assinar portaria regulamentando a cooperação.

STF rejeita pedido de Cunha para suspender processo de cassação

O Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou nesta quinta-feira (8) um pedido do deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) para suspender o processo de cassação do qual é alvo na Câmara.
Por 10 votos a 1, a maioria dos magistrados não identificou irregularidades no andamento do processo na Câmara que tivessem restringido o direito de defesa, como alegaram advogados do peemedebista. O único a concordar com os argumentos do deputado foi o ministro Marco Aurélio Mello.
Relator do caso no STF, o ministro Luís Roberto Barroso recomendou a rejeição do mandado de segurança sob o argumento de que Cunha teve condições de se defender ao longo do processo, inclusive no próprio tribunal.

Bafômetro pode ser feito no local de trabalho

bafometro

O empregador tem o direito de exigir o teste do bafômetro de seus funcionários, desde que o procedimento seja aleatório e não tenha intenção de prejudicar um determinado empregado. Assim entendeu o juiz Ricardo Gurgel Noronha, da 2ª Vara do Trabalho de Itabira (MG), ao negar indenização por dano moral a um trabalhador.
“A exigência do teste de bafômetro dos empregados não envolve algo que resguarda apenas o empregador, pois, em última análise, propicia segurança a todos aqueles que frequentam o ambiente de trabalho, inclusive os demais empregados, razão pela qual o poder diretivo, nesse tocante, é compartilhado entre empregador e empregados, já que estes últimos colaboram com a segurança do ambiente de trabalho”, explicou o juiz.

Reforma da Previdência no dia 30 é saída ‘à là PMDB’ para evitar conflitos

ro e te

A proposta de reforma previdenciária ser enviada ao Congresso no dia 30 de setembro é uma saída do Planalto “à lá PMDB” para não desagradar a Casa.
Há uma corrente de parlamentares que queria evitar polemizar em cima da proposta antes das eleições municipais. Mas outros acham que Temer deveria demonstrar vontade de resolver rapidamente as questões nacionais.
Para agradar gregos e troianos – ou pelo menos fugir deles – a data é estratégica. Dia 30 será uma sexta-feira véspera das eleições.
Logo, Brasília estará às moscas. Não haverá embate, pois nessa data será o último dia para comícios, sabatinas e debates para os pleitos municipais. Agradaria a ala que não quer conflitos antes das eleições.
Por outro lado, agradaria também a ala que cobra celeridade do presidente. É emblemático o envio da proposta no mesmo mês que o interino foi efetivado no cargo.
Radar On-Line

quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Dilma entrega defesa ao TCU sobre contas de 2015

lista_TCU
A ex-presidenta Dilma Rousseff apresentou hoje (8) ao Tribunal de Contas da União (TCU) sua defesa sobre os questionamentos a respeito das contas do governo de 2015. Depois de duas prorrogações dadas pelo TCU, o prazo final para a entrega dos documentos terminava nesta quinta-feira. A previsão é que o plenário do TCU vote o relatório final do ministro José Múcio Monteiro no dia 5 de outubro.
Em junho, os ministros aprovaram por unanimidade o relatório sobre as contas de 2015, que apontou a repetição de irregularidades constatadas nas contas de 2014, como as operações de crédito com bancos públicos. Ao todo, foram apresentados 19 questionamentos pelo TCU e mais cinco pelo Ministério Público.
No ano passado, o TCU recomendou a rejeição das contas de Dilma de 2014, principalmente por causa da constatação de atrasos no repasse de recursos para a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil, referentes a despesas com programas sociais do governo, o que configuraria operação de crédito. Outro item apontado foram os decretos envolvendo créditos suplementares assinados pela presidenta sem autorização do Congresso Nacional. Esses dois pontos foram a base para a abertura do processo de impeachment de Dilma Rousseff.

quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Paraolimpíadas: Temer não escapa de protesto

temer_para

Assim como aconteceu na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos do Rio 2016, o presidente Michel Temer evitou exposição na festa inaugural da Paraolimpíada, nesta quarta-feira, no Maracanã, mas não escapou de ser alvo de protestos do público presente no evento.
Antes mesmo da cerimônia começar, um sonoro “Fora, Temer!” pôde ser ouvido nas arquibancadas do Maracanã. O presidente do Brasil não teve seu nome anunciado. Apenas o presidente do Comitê Paraolímpico Internacional, Phillip Craven, foi anunciado.
Essa situação já tinha acontecido na abertura das Olimpíadas, no dia 5 de agosto, quando o presidente do COI, Thomas Bach, teve o nome anunciado, quebrando o protocolo olímpico. Nos guias distribuídos para a imprensa de todo o mundo sobre a cerimônia de abertura, Michel Temer é chamado de “presidente em exercício” do Brasil.
Existe a expectativa que Temer seja apresentado na parte final da cerimônia, mas isso não é certo. O dia já havia sido marcado por manifestações contra o presidente no tradicional desfile de Dia da Independência, realizado em Brasília. Diversas capitais brasileiras também tiveram atos pedindo a saída de Michel Temer durante toda a quarta-feira.
UOL

Termina nesta quinta prazo para Dilma apresentar defesa de contas de 2015 ao TCU

DilmaTEstaPedroLadeiraFolha

A ex-presidenta Dilma Rousseff tem até amanhã (8) para apresentar ao Tribunal de Contas da União (TCU) sua defesa sobre os questionamentos a respeito das contas do governo de 2015. Cassada pelo Senado no dia 31 de agosto, Dilma deixou ontem (6) o Palácio da Alvorada e mudou-se para Porto Alegre (RS).
No dia 23 de agosto, a pedido da defesa da petista, o TCU aprovou uma nova prorrogação de 15 dias do prazo para apresentação das alegações da ex-presidenta. Na ocasião, o tribunal informou que não haverá nova prorrogação.
Em junho, os ministros aprovaram, por unanimidade, o relatório do ministro José Múcio sobre as contas de 2015, que aponta a repetição de irregularidades constatadas nas contas de 2014, como as operações de crédito com bancos públicos. Ao todo, foram apresentados 19 questionamentos pelo TCU e mais cinco pelo Ministério Público.

Câmara não encontra Cunha, e notificação será publicada no Diário Oficial

cunha_IP
A Secretaria-Geral da Câmara dos Deputados infromou que não conseguiu notificar pessoalmente o deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) sobre a sessão convocada para a próxima segunda-feira (12), destinada a votar o processo de cassação de seu mandato. Com isso, a notificação de Cunha será publicada no Diário Oficial da União. A publicação é uma etapa burocrática exigida pelo processo de cassação de mandato.
De acordo com a Secretaria-Geral, foram feitas três tentativas no gabinete e no apartamento funcional ocupado pelo parlamentar em Brasília, mas ele não foi localizado. Assessores tentaram ainda fazer a entrega do documento no Rio de Janeiro, onde Cunha tem residência declarada, mas não conseguiram. A notificação também foi enviada pelo correio, com aviso de recebimento.

Brasil vence a Colômbia por 2 a 1 pelas Eliminatórias da Copa

miranda

A seleção brasileira venceu a Colômbia por 2 a 1 na noite desta terça-feira (06), na Arena da Amazônia, em Manaus, pela 8ª rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo 2018.
Com o resultado, o técnico Tite soma duas vitórias em dois jogos sob comando do Brasil e coloca a seleção no grupo dos classificados. Os gols do Brasil foram marcados por Miranda e Neymar, a Colômbia descontou com gol de Marquinhos contra. A seleção brasileira chega aos 15 pontos.

Está chegando a hora do grande bolão de vaquejada em Apodi

Registro de Rosalba Ciarlini é deferido pela Justiça Eleitoral

rosalba_registro
O que todo mundo já sabia, agora é oficial. A candidata do PP, Rosalba Ciarlini, teve seu registro deferido nesta terça-feira (06), pelo juiz eleitoral Cláudio Mendes, e vem com tudo para disputar novamente a Prefeitura de Mossoró, para fazer a cidade dar certo.
Rosalba, além de fazer uma campanha propositiva, tem buscado um clima de pacificação e respeito aos adversários, contribuindo para que a cultura política da cidade evolua num clima de paz e respeito pelas diferenças. Agora, Rosalba seguirá mostrando suas propostas e o seu trabalho realizado para a cidade com ainda mais entusiasmo.

Cosern orienta consumidores durante greve dos bancários

conta cosern

Mesmo com a paralisação nacional dos bancários, iniciada nesta terça-feira (6), a Cosern orienta os consumidores que não possuem faturas em débito automático a efetuar o pagamento da conta de energia elétrica por meio da internet ou nos terminais de autoatendimento bancário (caso dos correntistas do Banco do Brasil, Caixa Econômica, Bradesco, Santander, Itaú e Banco do Nordeste).
A Cosern também lembra que é possível efetuar o pagamento das contas nos 368 postos da Rede Cosern Serviços espalhados por todo o Rio Grande do Norte e nos correspondentes bancários (farmácias e grandes redes de supermercados conveniadas) do Banco do Brasil, Caixa Aqui, Bradesco Express, Casas Lotéricas, Correios, Bancoob e Pagfácil.
A relação da Rede Cosern Serviços com os respectivos endereços estão disponíveis no site www.cosern.com.br (clique na aba “serviço ao cliente”, depois acesse “canais de atendimento”, mova o cursor do mouse para “residencial e rural” e por fim clique em “Cosern Serviços”).

Movimento pede impeachment de Lewandowski


Lewandowski,
Um dos líderes do Movimento Brasil Livre, Fernando Holliday, protocolou hoje (6), no Senado, um pedido de impeachment do presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Ricardo Lewandowski. Responsável por conduzir o julgamento do processo de impeachment da ex-presidenta Dilma Rousseff, Lewandowski acatou o destaque apresentado pelo Partido dos Trabalhadores para que a votação da condenação de Dilma fosse fatiada, resultando na manutenção do direito dela de exercer função pública, mesmo após ter o mandato cassado pelos senadores.
Segundo Holliday, a decisão de Lewandowski é o que motiva o pedido de impeachment. “O argumento principal é de que o presidente do Supremo cometeu crime de responsabilidade ao aceitar o fatiamento da votação, que votou separadamente o impedimento da presidente Dilma Rousseff e a sua inabilitação política por 8 anos. O texto constitucional é muito claro, ele diz que a consequência direta do impedimento da presidente da República seria a sua inabilitação”, disse aos jornalistas, logo após protocolar a petição.

Câmara deve decidir sobre emendas e fatiamento do processo de Eduardo Cunha

cunhaI
O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, pediu à consultoria da Casa parecer sobre os efeitos da decisão do Senado nos processos de cassação de mandato de deputado. O estudo irá apontar se as votações na Câmara poderão ou não ser fatiadas, como ocorreu no julgamento do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. Qualquer que seja a decisão da Câmara, o deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) será o primeiro afetado.
Rodrigo Maia disse que sua prioridade número um é a votação do processo de cassação do seu antecessor no comando da Casa, marcada para a próxima segunda-feira (12), às 19 horas. A Secretaria-Geral da Mesa da Câmara tenta desde sexta-feira (2), sem sucesso, notificar Eduardo Cunha, em Brasília e no Rio de Janeiro, sobre a votação na segunda. Como não foi possível a notificação até o momento, ela será feita por meio de publicação no Diário Oficial da União de quinta-feira (8).

Governo envia reforma da Previdência ao Congresso este mês

previdencia

Apesar dos apelos de partidos da base aliada para adiar o envio da reforma da Previdência ao Congresso Nacional, o presidente Michel Temer decidiu que vai mandar a proposta este mês, antes das eleições municipais.
A reforma da Previdência tem sido anunciada pelo governo desde que Temer assumiu a Presidência como interino, em maio deste ano. Parlamentares de partidos aliados, porém, argumentavam que o envio agora poderia atrapalhar as disputas eleitorais por ser uma medida impopular.

Gilmar Mendes sugere usar horário de Brasília como padrão para as eleições

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes, disse hoje (6) que a Corte precisa repensar a forma de lidar com o fuso horário nas eleições. Para Mendes, o atraso na divulgação do resultado das últimas eleições presidenciais devido ao fuso horário do Acre provocou “celeuma” e “efeitos deletérios”. A sugestão do presidente seria estabelecer o horário de Brasília como padrão.
“Vamos ter que repensar isso. Sempre vamos ter esse zig zap que provocou insegurança. Todos sabem que isso provocou enorme celeuma e controvérsia”, disse Mendes durante a cerimônia de lacração dos softwaresque serão usados nas eleições municipais de outubro.
Na cerimônia, Mendes destacou o avanço tecnológico do sistema eleitoral brasileiro, que segundo ele trouxe segurança às eleições no país e superou antigas mazelas. Para o presidente do TSE, uma opção para acabar com “insegurança” criada com divulgação dos resultados em horários diferentes seria estabelecer o horário de Brasília como padrão. “Ter o início e fim conforme o Imposto de Renda, em que o horário de Brasília segue como regra para todo o país”.

TCU determina que bens recebidos por Lula e Dilma sejam incorporados à União

lula-e-dilma-foto-divulgacao-google_660621

O Tribunal de Contas da União (TCU) determinou ao Palácio do Planalto que os presentes recebidos pelos presidentes da República sejam incorporados ao patrimônio da União desde a edição de um decreto de 2002. O texto regulamentou os critérios de preservação de acervos privados da Presidência da República e, de acordo com o TCU, foi interpretado equivocadamente.
A determinação do orgão foi encaminhada à Secretaria de Administração da Presidência da República e ao Gabinete Pessoal do presidente Michel Temer e vale para todos os documentos e presentes recebidos pelos presidentes anteriores que não sejam de natureza “personalíssima”, como medalhas, ou de “consumo direto”, como bonés e camisetas.
Na semana passada, o TCU concluiu a auditoria que vinha fazendo há meses nos palácios do Planalto e da Alvorada e descobriu que 4.564 itens do patrimônio da União estão registrados como extraviados nos sistemas da Presidência da República . A partir dessa apuração, o tribunal deu o prazo de 120 dias para a identificação de 568 presentes recebidos pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e 144 itens pela ex-presidenta Dilma Rousseff, considerados erroneamente como propriedade pessoal.

terça-feira, 6 de setembro de 2016

FELIPE GUERRA: Coligação "Felipe Guerra Seguindo em Frente" realizar uma enorme mobilização na principal avenida da cidade.



Os candidatos à majoritária e a proporcional nas eleições deste ano no município de Felipe Guerra, realizaram uma enorme mobilização na principal avenida da cidade. Cumprindo sua agenda, a coligação Felipe Guerra Seguindo em Frente, representada pelo o candidato a reeleição, prefeito Haroldo Ferreira e seu vice-prefeito Salomão Gomes, estiveram intensificando na manha desta segunda-feira (05), visitas à Feira Livre, e residências da Avenida Mira Selva.

Comercio do Centro da Cidade

O candidato a vereador Djalma Laurindo da Silva Junior, O "Djalminha", participou da movimentação realizada pela coligação "Felipe Guerra Seguindo em Frenteno dia de hoje, aos moradores da Cidade Baixa, Av: Mira Selva e a comerciantes e feirantes do município e região na Feira Livre. 
Bairro: Cidade Baixa

Gerar renda e intensificar o crescimento dela, foi uma das inúmeras medidas adotadas pela a Gestão "Construindo & Inovando" do senhor prefeito Haroldo Ferreira desde que assumiu o comando do executivo municipal.

"Gestão "Construindo & Inovando" vem valorizando os nossos servidores com pagamento de seus vencimentos em dia, atraindo turistas para a cidade através de eventos tradicionais e culturais que  realizar e apoia, e sempre buscando  investi na geração de emprego e renda."  Disse o candidato à vereador "Djalminha".








Terceirização ilimitada: força total do governo Temer

bira-400x182

O governo de Michel Temer vai apoiar a proposta de terceirização irrestrita, para qualquer tipo de atividade, nos moldes propostos pelo projeto aprovado na Câmara, no início de 2015, e que está à espera da votação no Senado. O Palácio do Planalto quer que o projeto, que conta com a simpatia de associações patronais, mas a ojeriza das centrais sindicais, seja aprovado ainda este ano, concomitantemente ao andamento da reforma da Previdência.
Apesar de o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, ter dito que o governo vai encaminhar ao Congresso outro projeto sobre o tema, não há dúvidas no núcleo duro que assessora Temer do apoio a essa proposta, que já passou pelo trâmite na Câmara. A ideia é economizar tempo e entregar ao setor produtivo, no prazo mais breve possível, uma medida concreta que represente redução de custos.

Candidatos sem dinheiro


dinheiro_1

Na primeira disputa eleitoral após a proibição de doações de empresas a partidos e candidatos, o dinheiro anda escasso.
A um mês da votação, 51% dos 16.349 políticos que disputam as 5.568 prefeituras do País não arrecadaram nem um centavo sequer.
Entraram nas contas dos demais, somados, R$ 248 milhões, o que representa uma queda de 46% em relação ao que ocorreu em 2012, quando se comparam períodos equivalentes das campanhas.
Além dos 8.269 candidatos que declararam ter receita zero até a sexta-feira, outros 3.901 (24% do total) registraram arrecadação inferior a R$ 10 mil.
A redução das verbas, além do fim do financiamento empresarial, está relacionada ao fato de as campanhas terem ficado mais curtas.
Há menos tempo para arrecadar – e, em tese, os custos também diminuirão.

segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Em Natal, ministro da Educação anuncia liberação de recursos para o RN

felipe_ministro
O ministro da Educação, Mendonça Filho, participou em Natal na segunda-feira (05) da abertura da edição potiguar do FNDE Soluções Locais. O objetivo do encontro promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) é aproximar e estreitar laços com gestores e técnicos das prefeituras e estados no que se refere a busca por recursos na pasta. O evento, que ocorreu na Escola de Governo, recebeu autoridades políticas e da Educação e se encerra na terça-feira (06).
O coordenador da bancada potiguar e um dos articuladores da vinda do ministro ao estado, o deputado federal Felipe Maia, destacou a importância do projeto para diminuir os entraves dos prefeitos com o Ministério da Educação (MEC). “Com um projeto eficaz e dinâmico como este, o ministro da Educação vem aos estados escutar os pleitos dos prefeitos e promover consultorias de como podem ser sanadas as pendências das prefeituras com a pasta”, comentou.
Além do Rio Grande do Norte, os estados do Maranhão e Pernambuco receberam o projeto. Na ocasião, também foi anunciado pelo ministro Mendonça Filho a liberação de R$ 698 mil para o estado que deverão ser aplicados em obras da Educação Básica do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e do Plano de Ações Articuladas (PAR).
A Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC), que é vinculada a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), também foi contemplada com recursos na ordem de R$ 3,5 milhões, sendo R$1,192 milhão para aquisição de equipamentos, reforma e ampliação da Unidade de Parto Humanizado e o restante para custeio da MEJC.

Ex-assessora do TJRN é condenada por venda de sentença

raimundo_carlyle

G1 RN – Uma ex-assessora do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) foi condenada a 4 anos e meio de prisão em regime semiaberto e a perda do cargo público por venda de sentença judicial. A decisão é do juiz Raimundo Carlyle. À época do crime, Ana Lígia Cunha de Castro trabalhava como assessora do desembargador aposentado Rafael Godeiro. Além dela, também foi condenada Sônia Abrantes de Sousa que, segundo a sentença, pagou R$ 10 mil por uma decisão favorável a ela. Cabe recurso e as duas condenadas podem recorrer em liberdade.
De acordo com a ação penal, em abril de 2008, Sônia Abrantes de Sousa ofereceu e pagou a quantia de R$ 10 mil à Ana Lígia Cunha de Castro, então assessora do desembargador Rafael Godeiro, para influenciar decisão judicial favorável a ela. Sônia Abrantes ocupava o cargo de Defensora Pública do Rio Grande do Norte com contratação temporária e estava na iminência de perder o vínculo contratual em decorrência da realização de um concurso público para provimento de cargos de Defensor Público.

Salvador: ACM Neto mantém 68% das intenções de voto, diz Ibope

acm neto

Pesquisa Ibope divulgada nesta segunda-feira (5) aponta os seguintes percentuais de intenção de voto na corrida para a Prefeitura de Salvador:
– ACM Neto (DEM) – 68%
– Alice Portugal (PCdoB) – 10%
– Pastor Sargento Isidório (PDT) – 7%
– Da Luz (PRTB) – 2%
– Fábio Nogueira (PSOL) – 0%
– Célia Sacramento (PPL) – 0%
– Cláudio Silva (PP) – 0%
– Branco/nulo – 9%
– Não sabe/não respondeu – 4%
No levantamento anterior, realizado pelo instituto, entre os dias 18 e 21 de agosto, ACM Neto tinha 68%, seguido por Alice Portugal (8%), Pastor Sargento Isidório (6%), Fábio Nogueira (1%), Da Luz (1%). Célia Sacramento e Cláudio Silva não tinham pontuado. Brancos e nulos eram 13% e indecisos somavam 3%. A pesquisa foi encomendada pela TV Bahia.
O Ibope ouviu 602 eleitores entre os dias 2 e 4 de setembro. A margem de erro é de quatro pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de quatro pontos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) sob o número 08025/2016.

Servidores aposentados do RN que não fizerem o recadastramento terão benefícios suspensos

O Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Rio Grande do Norte (Ipern) está convocando os servidores aposentados e pensionistas para que façam o recadastramento dentro do mês de aniversário. O não comparecimento irá acarretar na suspensão do pagamento no mês subsequente.
O recadastramento poderá ser feito na sede do IPERN, que funciona na Rua Jundiaí, nº 410, Tirol; nas agências de Mossoró, Currais Novos e Caicó, ou nas unidades que funcionam nas Centrais do Cidadão nos seguintes municípios: Parnamirim, Pau dos Ferros, Alexandria, Caraúbas, Assú, Santa Cruz, Nova Cruz, João Câmara, São Paulo do Potengi, São José de Mipibú, Macaíba, Ceará-Mirim e Alto do Rodrigues.
Aposentados e pensionistas, que residem em outros Estados, podem fazer o recadastramento através do site do Ipern (www.ipe.rn.gov.br), obtendo o formulário no link Recadastramento, imprimir e reconhecer a firma com assinatura presencial em Cartório, anexar cópias autenticadas do RG, CPF, um comprovante de residência e certidão de nascimento ou casamento, atualizada em um ano e, enviar à sede do IPERN através dos Correios.

Garibaldi propõe semana de prevenção ao suicídio

garibaldi_pacto
O senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) apresentou, na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), projeto (PLS 260/2016) que institui a Semana Nacional de Valorização da Vida no Brasil, a ser realizada anualmente na semana que compreender o 10 de setembro — Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. A matéria aguarda indicação de um relator.
A finalidade do projeto é promover o debate, a reflexão e a conscientização sobre essa temática na sociedade, objetivando dignificar a vida no Brasil, em reação ao aumento do número de suicídios. Os órgãos públicos responsáveis pela coordenação e implementação de políticas ligadas à prevenção do suicídio ficam incumbidos de realizar e divulgar eventos que promovam o debate, a reflexão e a conscientização sobre o tema.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 800 mil suicídios foram registrados em 2015 em todo o mundo, dos quais 75% em países de média e baixa renda. O Brasil ocupa a 8ª posição no ranking de países com maior incidência de suicídios, ultrapassando o número de 12 mil casos por ano.
“O tabu sobre o tema do suicídio é um dos principais obstáculos no combate desse grave problema. No entanto, por meio de uma abordagem abrangente e com uma estratégia nacional de prevenção, é possível enfrentá-lo e conquistar resultados positivos de diminuição no número de casos”, argumenta o senador Garibaldi na justificativa para a apresentação de sua proposta.

domingo, 4 de setembro de 2016

Temer: Com as medidas tomadas, já há sinais de retomada da economia

temer_impeachment
A economia do Brasil já começa a reagir. Essa foi a mensagem central do discurso inicial do presidente Michel Temer na reunião informal dos cinco grandes emergentes do grupo conhecido como BRICS – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Aos demais chefes de Estado, Temer ressaltou as reformas propostas e mencionou até o Congresso Nacional ao afirmar que a Casa ajudará a executar as mudanças estruturais que permitirão ao País a voltar a crescer.

MP Eleitoral se posiciona favorável a deferimento de candidatura de Rosalba

assinaturarosalba
O Ministério Público Eleitoral emitiu, ontem (03), parecer favorável ao pedido de candidatura de Rosalba Ciarlini (PP) à prefeitura de Mossoró. O MPE considerou impertinentes os dois pedidos de impugnações apresentados pelas coligações dos candidatos Francisco Silveira (PSD) e Tião (PSDB), que visavam apenas desconstruir a imagem da progressista.
Frise-se que o Ministério Público, ratificando o entendimento apresentado pela defesa da candidata, decidiu ainda pela retirada de Nayara Gadelha e da Coligação Força do Povo das impugnações, visto que os fatos eram elencados somente contra Rosalba. O promotor eleitoral  Ítalo Pereira entendeu também que não merecem prosperar as acusações de inelegibilidade contra Rosalba.

Defesa de Dilma entrará com nova ação no STF para tentar anular impeachment

dilma_cardozo
A defesa da presidente cassada Dilma Rousseff entrará nesta semana com novo mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF), pedindo a anulação do impeachment, desta vez sob o argumento de “falta de justa causa” e vícios no processo. Na lista das irregularidades alegadas pela defesa está o fato de senadores terem externado o voto contra Dilma antes do início do julgamento.
“Muitos diziam que não adiantava produzirmos provas porque votariam contra de qualquer jeito”, afirmou o ex-ministro José Eduardo Cardozo, advogado de Dilma. “A Corte Interamericana de Direitos Humanos da OEA sustenta que um juiz não pode anunciar antecipadamente o seu voto, pois isso fere o princípio da imparcialidade e o direito de defesa.”

Campanha de Haroldo e Salomão deu largada com realização de comício histórico em Felipe Guerra


Quem foi não vai esquecer tão cedo. A 'Onda Vermelha' na avenida Mira Selva, na noite desta sexta-feira (02), contou com a presença de uma multidão incalculável que somou para realizar a maior movimentação política ocorrida na cidade de Felipe Guerra neste pleito eleitoral. A Onda que se transformou em  'Tsunami'  em plena sexta-feira, foi realizado pela Coligação "Felipe Guerra Seguindo em Frente" que tem como candidato a reeleição, prefeito Haroldo Ferreira e a vice Salomão Gomes. 

A concentração começou por volta das 18:30hs no bairro Cidade Baixa, onde as pessoas se aglomeravam para em seguida sair em passeata pela principal avenida da Felipe Guerra. O arrastão incontrolável jamais visto em Felipe Guerra neste pleito, conseguiu cobrir os dois lados da Avenida Mira Selva e deixou a organização sem o total controle.

A Principal concentração foi ao lado do Comitê "Casa 40", onde todos os candidatos a vereadores fizeram os seus discursos, mostrando propostas importantes e da recepção que tem recebido durante suas caminhadas. Usou do microfone os candidatos para chapa majoritária Haroldo Ferreira e Salomão Gomes que fizeram uma verdadeira prestação de contas e falaram da satisfação de ver o povo sair nas ruas, em defesa da continuação de um governo que deu certo e demonstrar à sociedade, aquilo/aquele que rejeita: o retrocesso. 

Fonte: Foco Noticia

Ministro da Educação vem ao RN

mendonca

O ministro da Educação, Mendonça Filho, estará em Natal na próxima segunda-feira (05). Ele participará da abertura do evento FNDE Soluções Locais, na Escola de Governo Dom Eugênio Sales, Centro Administrativo do Estado, às 15h.
FNDE Soluções Locais tira dúvidas e solucionar problemas dos gestores locais na execução de programas educacionais do governo federal. Entre os assuntos mais demandados, destacam-se o PAR, o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), alimentação, transporte escolar e obras em geral, como a construção de escolas, creches e quadras poliesportivas.

Delcídio pede ao STF devolução de seus direitos políticos


delcidio

Apenas 48 horas depois que o Senado fatiou o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, o ex-senador Delcídio Amaral (sem partido-MS) pediu ao STF a devolução de seus direitos políticos. O documento pede que “seja concedida em definitivo a segurança, a fim de que seja declarada a nulidade dos atos praticados desde o dia 09 de maio de 2016”. O mandado de segurança é subscrito pelo advogado Figueiredo Basto.

PRF do RN emite nota sobre suspensão da Lei do Farol

caminhaoPRF
A Polícia Rodoviária do Rio Grande do Norte, através do Núcleo de Comunicação Social – NUCOM, emitiu nota neste sábado (03) sobre a suspensão da Lei 13290/2016, que regula o uso do farol de carros ligados durante o dia nas rodovias. De acordo com a PRF, ainda houve repasse oficial da suspensão, mas, cumprirá a determinação quando ocorrer.
Veja a nota:
A Polícia Rodoviária Rodoviária Federal (PRF) informa que, até o momento, não foi notificada oficialmente sobre a suspensão da aplicação da Lei 13290/2016 que tornou obrigatório o uso do farol baixo aceso durante o dia nas rodovias de todo o país.
Assim que o órgão for notificado, cumprirá o estabelecido de imediato e na íntegra. A PRF ressalta, contudo, que o uso do farol baixo aceso durante o dia é questão de segurança.
Antes de ser obrigatória, a conduta já era uma recomendação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), uma vez que aumenta a visibilidade dos veículos e pode ajudar a evitar acidentes graves, como colisões frontais e atropelamentos.
Nesse contexto, a PRF orienta que, independente da obrigatoriedade, os condutores adotem a referida conduta como um hábito a ser praticado, independentemente da via na qual vão trafegar.
NÚCLEO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL -PRF/RN