sábado, 1 de outubro de 2016

FELIPE GUERRA: Victor Costa não consegue proibir divulgação da Pesquisa SENSATUS


O candidato à Prefeitura Municipal de Felipe Guerra, Victor Costa (PSD), não conseguiu proibir, através de sua coligação, a publicação da Pesquisa SENSATUS.

Victor Costa foi derrotado na Justiça Eleitoral e a Pesquisa SENSATUS será divulgada hoje,  1º de outubro, pelo Blog do Carlos Costa.

FONTE: FOCO NOTÍCIA

Governo do RN inicia pagamento dos servidores

O Governo do RN iniciou o pagamento do funcionalismo nesta sexta-feira (30) pelos servidores dos órgãos da Administração Indireta que possuem recursos próprios. Neste sábado (1º) receberão os 24.368 servidores ativos da Educação, já que a pasta também possui verba específica, via Fundeb. O calendário de pagamento do restante da folha será anunciado na próxima semana.

Por que algumas pessoas envelhecem menos que outras?

cheron
Cientistas acreditam que encontraram uma explicação para o fato de algumas pessoas parecerem bem mais jovens que outras da mesma idade. A resposta está no DNA –e não na fonte da juventude.
Pesquisa da Universidade de Leiden (Holanda) feita com 3.000 pessoas provou que existem pessoas cujo material genético é menos suscetível aos efeitos do tempo. Os resultados foram publicados no periódico Genome Biology.
Normalmente, o DNA é regulado para ativar certos genes em determinadas fases da vida. Com o passar dos anos, essa regulação se altera gradualmente, o que é uma importante causa do envelhecimento.
Mas, em algumas pessoas, essa regra biológica não funciona exatamente como estava previsto em cada idade.
A atriz Sharon Stone parece ser bem mais nova que uma pessoa na casa dos 60 anos

sexta-feira, 30 de setembro de 2016

FELIPE GUERRA: Coligação quer impedir divulgação de dados da pesquisa em Felipe Guerra


A Coligação "Felipe Guerra Pode Mais" que tem a frente o candidato a prefeito pela oposição, Victor Costa (PSD) e a vice-prefeito, Paulo Guilherme (SDD), chapa lançado pelo ex-prefeito Hugo Costa, entrou com uma representação contra a empresa Sensatus Pesquisa e Consultoria que está para divulgar uma pesquisa no âmbito do município.

A divulgação dos dados da pesquisa inicialmente previsto para ser divulgado na última quinta-feira (29) foi remarcado para ser divulgado neste sábado (01/10).

A coligação liderado pelo ex-prefeito Hugo Costa tenta impedir a divulgação da pesquisa, por motivos ainda não identificados. A empresa responsável pela pesquisa já recebeu o mandado de intimação e responderá todos os questionamentos que forem necessário para que a justiça eleitoral possa tomar alguma decisão. 

A representação está registrado sob o número: 212-90.2016.6.20.0035

FONTE: FOCO NOTÍCIA

Propaganda de boca de urna no dia da eleição é proibida e constitui crime

Arregimentar eleitores ou fazer propaganda de boca de urna no dia da eleição é crime. A Lei nº 9.504/1997 (Lei das Eleições), artigo 39, parágrafo 5º estabelece a punição de detenção de seis meses a um ano, com a alternativa de prestação de serviços à comunidade pelo mesmo período, e multa no valor de 5 mil a 15 mil UFIR. É preciso ficar atento ao que diz a legislação para não sofrer sanções.
Também constituem crimes, no dia da eleição, segundo a lei: o uso de alto-falantes e amplificadores de som ou a promoção de comício ou carreata; e a divulgação de qualquer espécie de propaganda de partidos políticos ou de seus candidatos. O eleitor que for flagrado praticando tais crimes receberá as mesmas punições.
Por outro lado, a legislação permite, no dia do pleito, a manifestação individual e silenciosa da preferência do eleitor por partido político, coligação ou candidato, revelada exclusivamente pelo uso de bandeiras, broches, dísticos e adesivos.
No entanto, é vedado, até o término do horário de votação, qualquer ato que caracterize manifestação coletiva, com ou sem utilização de veículos, tal como a aglomeração de pessoas portando vestuário padronizado.
O uso de vestuário ou objeto que contenha qualquer propaganda de partido político, de coligação ou de candidato também é proibido aos servidores da Justiça Eleitoral, aos mesários e aos escrutinadores, no recinto das seções eleitorais e juntas apuradoras.

Sem previsão de acordo, greve dos bancários completa 25 dias

bancarios_greve
A greve nacional dos bancários completa hoje (30) 25 dias, sem previsão de nova reunião de negociação com os representantes dos bancos. Em todo o país, 13.358 agências tiveram suas atividades paralisadas, o que corresponde 57% do total, além de 34 centros administrativos. A paralisação deste ano já é considerada uma das greves mais longas da história da categoria.
Na última quarta-feira (27), os bancários recusaram proposta feita pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). Em nota, a entidade patronal disse que ofereceu reajuste de 7% nos salários e benefícios, abono de R$ 3,5 mil e propôs que a negociação de 2016 tenha duração de dois anos, com garantia de reajuste da inflação e ganho real de 0,5% em 2017.
A oferta foi considerada insuficiente pelos trabalhadores, que reivindicam reposição da inflação (9,62%) mais 5% de aumento real; piso salarial de R$ 3.940,24; melhores condições de trabalho e fim das demissões, mais contratações, fim da rotatividade e combate às terceirizações, entre outras demandas.

Ibope, votos válidos: Carlos Eduardo tem 66%, Kelps, 12%, e Mineiro, 8%

carlosJH
G1 RN – Pesquisa Ibope divulgada nesta sexta sexta-feira (30) aponta os seguintes percentuais de intenção de votos válidos na corrida para a Prefeitura de Natal:
Carlos Eduardo (PDT): 66%
Kelps Lima (SD): 12%
Fernando Mineiro (PT): 8%
Márcia Maia (PSDB): 7%
Robério Paulino (PSOL): 7%
Freitas Júnior (Rede): 0%*
Rosália Fernandes (PSTU): 0%*
* Cada um dos dois indicados com 0% não atingiu, individualmente, 1% das intenções de voto.
Para calcular esses votos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.
Segundo o Ibope, “realizada antes do debate, pesquisa indica reeleição de Carlos Eduardo no domingo”.
A pesquisa foi encomendada pela Inter TV Cabugi.
Votos totais
Se forem incluídos os votos brancos e nulos e dos eleitores que se declaram indecisos, os votos totais da pesquisa estimulada são:
Carlos Eduardo (PDT): 55%
Kelps Lima (SD): 10%
Fernando Mineiro (PT): 7%
Márcia Maia (PSDB): 6%
Robério Paulino (PSOL): 6%
Freitas Júnior (Rede): 0%
Rosália Fernandes (PSTU): 0%
Brancos e nulos: 12%
Não sabe: 4%
Segundo turno
O Ibope fez quatro simulações de segundo turno. Veja os resultados:
Carlos Eduardo (PDT): 62%
Kelps Lima (SD): 17%
Brancos e nulos: 14%
Não sabe: 7%
Carlos Eduardo (PDT): 66%
Márcia Maia (PSDB): 10%
Brancos e nulos: 18%
Não sabe: 6%
Carlos Eduardo (PDT): 64%
Fernando Mineiro (PT: 15%
Brancos e nulos: 14%
Não sabe: 7%
Carlos Eduardo (PDT): 65%
Robério Paulino (PSOL): 14%
Brancos e nulos: 13%
Não sabe: 7%
O levantamento foi realizado entre os dias 27 e 29 de setembro. Foram entrevistados 805 eleitores. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de dois pontos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%.
A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN) sob o número RN-08808/2016.

MP Eleitoral emite recomendação para eleitores potiguares e instrução a autoridades

mpf

O Ministério Público Eleitoral emitiu uma recomendação a todos os eleitores do Rio Grande do Norte e uma instrução aos promotores eleitorais e aos órgãos policiais e demais forças de segurança pública que vão atuar nas Eleições, neste domingo, dia 2. A iniciativa é do procurador regional Eleitoral, Kleber Martins.
A recomendação tem por objetivo prevenir “determinadas condutas que, apesar de comuns na véspera e no dia do pleito eleitoral, configuram ilícitos eleitorais graves, alguns inclusive de natureza criminal”. O documento cita os chamados “voos da madrugada”, que consiste em espalhar material de propaganda próximo aos locais de votação; e a compra de venda de votos, detalhando, nos dois casos, a legislação e as diversas penas que podem ser aplicadas aos que praticarem essas ilegalidades.
A recomendação traz ainda alertas contra a chamada “boca de urna”, bem como com relação à realização – proibida no dia da eleição – de comícios, carreatas ou o uso de alto-falantes ou amplificadores de som. Outro ilícito comum, e que fere a legislação eleitoral, é o transporte de eleitores, só permitido aos veículos e condutores que estejam a serviço da Justiça Eleitoral; se tratem de transporte regular coletivo; tenham sido alugados sem finalidade eleitoral; ou que pertençam a quem o esteja dirigindo, juntamente com sua família.
Já a instrução alerta os promotores eleitorais e os órgãos policiais quanto às mesmas práticas citadas na recomendação, orientando-os como agir no momento do flagrante e após a ocorrência. No documento, solicita-se a tomada de todas medidas necessárias e possíveis ao registro adequado das irregularidades para futura análise do MP Eleitoral e da própria Justiça Eleitoral.

Ministro da Fazenda prevê queda do desemprego para 2017

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse hoje (30), após participar de evento com empresários na capital paulista, que a taxa de desemprego deverá começar a perder força a partir de 2017. Segundo ele, a situação da economia ainda é grave, mas a queda nos indicadores está começando a estabilizar.
A expectativa é que [o desemprego] comece a cair no ano que vem”, disse. “Esperamos que, com o crescimento da economia, a retomada do emprego acontecerá inevitavelmente. Não imediatamente, acreditamos que durante o ano de 2017, certamente. Não há dúvida que com o crescimento acentuado e continuado da economia nos próximos anos, aí de fato, o desemprego vai tender a cair de uma forma consistente”, disse ele.

quinta-feira, 29 de setembro de 2016

FELIPE GUERRA: Convite !

Resultado de imagem para haroldo e salomao

Felipe Guerra, município da região oeste do estado do Rio Grande do Norte realizará seu último dia de movimentação política. Hoje (29), será realizado um enorme comício pela coligação "Felipe Guerra Seguindo em Frente".

Os candidatos ao cargo majoritário, prefeito Haroldo Ferreira, candidato a reeleição e seu companheiro de chapa, vereador Salomão Gomes, candidato a vice prefeito, juntamente com todos os candidatos a vereança da coligação convidam para esta grande festa democrática.

IMAGEM CONVITE (FACEBOOK)

Ministro do STF envia inquérito de Cunha para Justiça Federal do DF

cunhaTV
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Celso de Mello determinou que um dos inquéritos que investiga o ex-deputado Eduardo Cunha seja enviado à Justiça Federal do Distrito Federal. Na ação, Cunha é investigado por suposta lavagem de dinheiro e corrupção passiva por ter recebido e solicitado vantagens indevidas para propostas de alteração de texto de medidas provisórias.
O inquérito foi aberto no STF em abril deste ano. A decisão do ministro, divulgada ontem (28), atendeu a um pedido do Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot, que se manifestou pela remessa “em decorrência da perda do mandato parlamentar imposta a Eduardo Cunha pela Câmara dos Deputados”.
Segundo Janot, a competência do STF em julgar o caso era justificada pelo fato do então deputado federal ter foro privilegiado por prerrogativa de função. Com a perda do mandato, cassado no último dia 12, a ação deveria ser enviada à primeira instância.

Juiz do TRE explica ao eleitor a importância de votar nestas eleições

franklin capistrano

Na reta final da campanha política deste ano o juiz do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN) Wlademir Capristano disse em entrevista ao Jornal da Cidade que o foco agora é a eleição do próximo domingo (02), já que a expectativa é que ela seja tranquila e está de olho nas prestações de contas dos candidatos.
Wlademir ainda aproveitou para fazer uma convocação para o eleitor comparecer às urnas eleitorais no próximo domingo  (02), já que independente dos desencantamentos políticos que ele possa ter serão eleitos vereadores e prefeitos. ” Se ele deixa de votar, vota branco ou se anula, está dizendo que não se importa com o processo político, quando na verdade a vida dele será guiada por este processo. A melhor forma de protestar nesta eleição é escolhendo aquele que esteja mais preparado entre os postulantes aos cargos”,disse Wlademir

Governador empossa novo secretário de Segurança e Defesa Social

robinson_secretario
O governador Robinson Faria empossou na manhã desta quarta-feira (28) o novo secretário de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), Caio César Marques Bezerra, que ocupava o cargo de secretario adjunto desde o início da atual gestão. No ato de posse, na sala de reuniões da Governadoria, Robinson Faria destacou que a segurança pública é um desafio para o Governo do Estado e para todo o país e o momento exige muito trabalho e superação. “Caio já integrava nossa equipe e agora aceita a missão de comandar a Sesed. Ele tem conhecimento e capacidade para exercer a função, já demonstrou isso como secretário adjunto quando atuou de forma eficaz para superar as crises que enfrentamos desde o início da administração. Ele conhece a área da segurança e o objetivo do Governo que é atingirmos o padrão de segurança pública que a população deseja”, afirmou o Governador.
Caio César disse que assume a secretaria com três desafios principais. O primeiro é ampliar a polícia de proximidade, a Ronda Cidadã, que atua integrada à população nos bairros. Ele explicou que este é um modelo vitorioso em outros estados e outros países e o mais eficiente na prestação do serviço à população. O segundo desafio é o combate ao tráfico de drogas que é a motivação de 60% dos homicídios no RN. O terceiro desafio é o investimento em recursos humanos, com a continuidade dos programas de aperfeiçoamento de pessoal e contratação de novos servidores para completar os quadros da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e do Itep. “Agradeço a confiança do Governador e vamos honrá-la com muito trabalho e empenho”, declarou Caio César, destacando “a competência e a dedicação das forças policiais do RN, já comprovadas, inclusive no enfrentamento de crises”.

Prefeito de Viçosa acusado de lavagem de dinheiro

O Pleno do Tribunal de Justiça do RN decidiu na manhã de ontem (28) pelo recebimento da denúncia ofertada pelo Ministério Público contra o prefeito de Viçosa, Antônio Gomes de Amorim, por fatos relacionados a sua gestão em 2004. Ele foi denunciado pelo MP pela suposta prática dos crimes de desvio de recursos públicos e lavagem de dinheiro. A relatoria foi do desembargador Glauber Rêgo, acompanhado à unanimidade pelos demais integrantes do Pleno. O TJ indeferiu o pedido feito pelo MP de suspensão do exercício da função pública.
A defesa do prefeito, em sustentação oral no Pleno, alegou ocorrer a prescrição pela suposta prática de falsificação de documentos e argumentou que, para a real caracterização da lavagem de dinheiro, apontada pelo MP, deve ser acompanhada de outras ações que tipifiquem o crime. “A denúncia não poderia ser recebida nas tipificações penais alegadas hoje pelo MP”, defendeu o advogado Francisco Barros Dias.
Segundo o advogado o fato do depósito de cheques da Prefeitura em conta privada do prefeito demonstrariam que não houve intenção de ocultar as ações, mas mera movimentação financeira.
O Pleno recebeu a denúncia para os crimes de lavagem de dinheiro e desvio de recursos públicos.“Há indícios de autoria e materialidade nesta parte”, define o relator, ao sustentar que o recebimento não significa juízo antecipado e conclusivo sobre o caso.
Por outro lado, com relação à prática de de falsificação de documento público, o TJRN declarou extinta a punibilidade pela ocorrência da prescrição da pretensão punitiva relativa ao delito.
TJRN

quarta-feira, 28 de setembro de 2016

FELIPE GUERRA: Instituto divulgará nesta quinta-feira (29), resultado da pesquisa.


A "Sensatus Pesquisa e Consultoria" divulgará nesta quinta-feira (29) através dos meios de notícias mossoroense, o resultado de uma pesquisa de intenção de voto no Município de Felipe Guerra, Região Oeste do estado do Rio Grande do Norte. A pesquisa eleitoral foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) no dia (23).

Na cidade, candidatos pelas as coligações: " Felipe Guerra Seguindo em Frente" que conta com o candidato a reeleição, Prefeito Haroldo Ferreira(PSB), e seu vice prefeito Salomão Gomes (PR), junto com os seus candidatos a vereança esperam o resultado da pesquisa neste último dia de campanha, onde, será realizada a "Vigília".

O Instituto fez consulta a diversas pessoas da cidade, tanto da zona urbana quanto da zona rural sobre o momento vivenciado pela a nossa sociedade civil. Vamos aguardar...


Apodi: Pesquisa PERFIL aponta vitória de Alan e Hortência

alan
No município de Apodi, o candidato Alan Silveira abre larga vantagem em relação ao seu principal opositor, o atual prefeito e candidato a reeleição Flaviano Monteiro.
A pesquisa realizada pelo instituto PERFIL, registrada no TSE sob o nº de protocolo RN – 02108/2016 aponta vitória de Alan com mais de 10 pontos percentuais, o que equivale a uma maioria de aproximadamente três mil votos. A pesquisa foi registrada no dia 19 de setembro, com intervalo de confiança de 95% e margem de erro de 4,38% para mais ou para menos.
Confira o resultado da pesquisa estimulada:
apodi1
Existe possibilidade de mudança no voto?
apodi2
Como você avalia a atual gestão municipal?
apodi3

Governo e servidores deliberam pagamento por faixas salariais

reuniao_governo
O Governo do Estado recebeu na manhã desta quarta-feira (28), uma comissão composta por representantes de diversos sindicatos da Administração Direta e Indireta, para acompanhar os trâmites do fechamento da folha de pagamento do mês de setembro. Pela primeira vez, uma gestão estadual deliberou, com servidores, a forma como o pagamento de salários deve ser feita; neste caso, que os vencimentos sejam pagos a servidores ativos, inativos e pensionistas ao mesmo tempo, por faixas salariais.
Durante a reunião, o Secretário de Planejamento, Gustavo Nogueira, fez uma exposição da situação financeira do RN. “A frustração de receitas já ultrapassa o montante de 300 milhões de reais neste ano. Tivemos queda significativa no Fundo de Participação dos Estados, fundo este que representa 40% das nossas transferências federais”, explicou, justificando por que ainda não é possível definir o calendário de pagamento do mês de setembro. Ele lembrou, ainda, que os cortes no custeio vêm sendo feitos sistematicamente desde o início da gestão.
O objetivo da comissão é divulgar as contas das receitas e despesas do Estado para que os servidores também possam opinar as prioridades de pagamento e decisões de forma democrática. Esta foi a primeira reunião do grupo, que deverá se encontrar mensalmente. Para a secretária Chefe da Casa-Civil, Tatiana Mendes Cunha, “essa transparência permite que os servidores possam acompanhar a situação de crise financeira que o Estado enfrenta e opinar sobre a melhor forma de enfrentá-la, afinal esse problema não é apenas do Governo, mas do Estado inteiro”.
Estiveram presentes à reunião, ainda, a Secretária de Comunicação, Juliska Azevedo e representantes dos sindicatos Sinai, Sinpol, Sintauern, Sindifern, ABMRN, Sindsaúde, Sindasp, Sinsp, Adepol e Sintern.

Presidente do CNJ diz que juízes devem ser éticos e sérios

carmen_cnj
A presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministra Cármen Lúcia, defendeu ontem (27) a ética na atuação dos juízes. As declarações foram dadas durante o julgamento de um caso de Procedimento Administrativo Disciplinar (PAD), aberto em 2012, contra um juiz de Trairi, no Ceará. Ele era suspeito de favorecer advogados.
Na sessão de hoje, a primeira da ministra após tomar posse como presidente do Supremo Tribunal Federal e do CNJ, o juiz recebeu a pena de censura, ou seja, durante um ano não poderá ser promovido por merecimento. A decisão foi da maioria do plenário.
A atuação do juiz foi questionada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), do Ministério Público do Ceará. Segundo o CNJ, a denúncia apresentada diz que o juiz teria favorecido – com decisões – advogados que seriam amigos dele.

Gleisi Hoffmann e Paulo Bernardo viram réus na Lava Jato

gleisi
Por unanimidade, a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) recebeu ontem (27) denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) e seu marido, o ex-ministro do Planejamento Paulo Bernardo, pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. Com a decisão do colegiado, os dois passam à condição de réus nas investigações da Operação Lava Jato.
Em maio, o casal foi denunciado ao Supremo sob a acusação de ter recebido R$ 1 milhão para a campanha da senadora em 2010. De acordo com depoimentos de delatores na Lava Jato, o valor é oriundo de recursos desviados de contratos da Petrobras. Ambos foram citados nas delações do doleiro Alberto Youssef e do ex-diretor da Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa.
Os ministros seguiram o voto do relator, ministro Teori Zavascki. Para o ministro, a denúncia descreveu a conduta individual dos acusados e indicou que Paulo Bernardo solicitou o pagamento ao ex-diretor, que determinou a Youssef a entrega dos recursos, por meio de uma pessoa interpost

Cientista diz ter inventado álcool que não dá ressaca e nem lesiona fígado

Bebida

Um cientista britânico afirma ter descoberto um novo tipo de álcool sintético que poderá permitir bebedeiras sem ressacas. A nova substância, batizada de alcosynth, é resultado do trabalho do químico David Nutt, do Imperial College de Londres, e, ironicamente, ex-consultor do governo do governo britânico para assuntos ligados a drogas.
Segundo Nutt, o alcosynth simula os efeitos positivos do álcool, mas não causa dor de cabeça ou náuseas, por exemplo. E tampouco agride o fígado. O cientista diz ter patenteado 90 diferentes compostos usando a substância. Dois deles estão agora sendo testados para uso disseminado, e o acadêmico acredita que até 2050 o alcosynth terá substituído o álcool convencional.

Mossoró: Silveirinha foi suspenso

O juiz titular 33ª zona eleitoral, Breno Valério, determinou a suspensão da propaganda eleitoral do atual prefeito de Mossoró, Silveira Júnior (PSD). Ele fica impedido de usar os espaços na propaganda eleitoral de rádio e TV, além de participar, como candidato, de entrevistas e debates.
Dentre outros compromissos, Silveirinha ficou de fora do debate da TV a Cabo Mossoró (TCM), nesta terça-feira (27). A direção da emissora está sendo notificada nesse momento pela Justiça Eleitoral nesse sentido.
O magistrado acatou o pedido de liminar de tutela de urgência, apresentado pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), dentro da Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) contra o prefeito e seu candidato a vice-prefeito, Micael Melo (PTN). Segundo o MPE, o prefeito Silveira não havia protocolado a desistência da candidatura. E isso motivou a ação ministerial.

terça-feira, 27 de setembro de 2016

FELIPE GUERRA:Vereadora Joedna Canela assumir presidência da Câmara Municipal.



A Câmara Municipal do município de Felipe Guerra, região Oeste do estado do Rio Grande do Norte, realizou mais uma sessão ordinária nesta terça feira (27). As 19h00min, a Vereadora  Joedna Canela (DEM), 2ª secretária da mesa diretora, observou a ausência dos vereadores: Salomão Gomes (presidente), Ronaldo Pascoal (vice-presidente), e Djalma Laurindo (1° Secretário), onde,  em obediência ao regimento interno, assumiu a presidência da casa, observando  “quórum” na casa legislativa, a vereadora iniciou  os trabalhos.

Desde o dia 01° de janeiro de 2013, data que assumiu o seu mandato de vereadora no município de Felipe Guerra, a parlamentar assumir a presidência da casa de forma interina pela a primeira vez, fato bastante admirado pelos colegas, pois, demonstrou determinação ao dirigir uma sessão.

“Narizinho” do PT e o ‘maridão’ estão ‘ferrados’

gleisi

A 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) aceitou, por unanimidade, a denúncia por corrupção passiva e lavagem de dinheiro contra a senadora Gleisi Hoffman (PT) e o marido, ex-ministro Paulo Bernardo, conhecido por “PB”, tornando-os réus no âmbito da operação Lava Jato. Além do relator, ministro Teori Zavascki, votaram pela aceitação da denúncia os ministros Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski e Celso de Mello.
A denúncia oferecida pela Procuradoria Geral da República (PGR) acusa o casal e o empresário Ernesto Krugler de receberem R$ 1 milhão do esquema de corrupção na Petrobras intermediados pelo ex-diretor de Abastecimento Paulo Roberto Costa.
Desde março de 2015, Gleisi e Bernardo são investigados por usar propina de contratos firmados entre empreiteiras e a Petrobras para a campanha da senadora. Em abril, a PF encaminhou indiciamento de Gleisi ao Supremo. Em maio, a PGR ofereceu a denúncia contra o casal.

Estiagem deixa municípios em situação de emergência

image
A estiagem prolongada colocou em situação de emergência 69 municípios do estado de Pernambuco. A portaria de reconhecimento federal do Ministério da Integração Nacional foi publicada, hoje, no Diário Oficial da União. A medida permite que as cidades solicitem o apoio do Governo Federal para ações emergenciais de enfrentamento ao período de escassez hídrica.
Além de viabilizar o acesso aos programas de fornecimento de água tratada, como a Operação Carro-Pipa Federal, o reconhecimento da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) também permite que os municípios tenham direito a outros benefícios. Dentre eles, a renegociação de dívidas no setor de agricultura junto ao Banco do Brasil, a aquisição de cestas básicas com o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário e o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a retomada da atividade econômica nas regiões afetadas.

Ministro da Justiça diz que Lava Jato acontece independente de eleições

alexandre

O ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, disse ontem (26) que as operações da Polícia Federal acontecem independentemente do calendário eleitoral. “Não é possível que você pare investigações que já estão em curso em virtude de eventos que ocorrem normalmente no Brasil. As eleições, de dois em dois anos, são eventos normais, democráticos, já institucionalizados. Se nós formos parar sempre, de dois em dois anos, as investigações, nunca se vai chegar a lugar nenhum”, disse após participar de um seminário sobre corrupção e lavagem de dinheiro, promovido pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), em São Paulo.
Na manhã de hoje foi deflagrada a 35ª fase da Operação Lava Jato. Chamada de Operação Omertá, um dos alvos é o ex-ministro da Fazenda Antônio Palocci, que foi preso temporariamente esta manhã em São Paulo. Os policiais cumprem ainda mais dois mandados de prisão temporária, 27 de busca e apreensão e 15 de condução coercitiva, quando a pessoa é levada sob custódia para prestar esclarecimentos e depois é liberada.

Ação questiona lei do RN sobre escolha de membros do MP para quinto constitucional

Rodrigo Janot

Rodrigo Janot
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, ajuizou no Supremo Tribunal Federal (STF) a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 5588, com pedido de liminar, para questionar a Lei Complementar 524/2014, do Rio Grande do Norte, que altera o processo de elaboração da lista sêxtupla para escolha de membros do Ministério Público estadual (MP-RN) para composição do quinto constitucional. O relator da ação é ministro Ricardo Lewandowski.
De acordo com Janot, a lei impugnada, que alterou a Lei Orgânica do Ministério Público potiguar, passou a prever a elaboração de lista décupla, formada mediante votação de todos os membros do quadro ativo da instituição (promotores e procuradores de Justiça), a partir da qual o Conselho Superior do MP-RN extrairá a lista sêxtupla que será encaminhada ao Tribunal de Justiça.
Para o procurador-geral, a lei invade matéria reservada à Lei Orgânica Nacional do Ministério Público (Lei 8.625/1993), editada pelo Congresso Nacional atendendo ao disposto nos artigos 61 (parágrafo 1º, inciso II, alínea “d”) e 128 (parágrafo 5º) da Constituição Federal, para estabelecer normas gerais de organização do Ministério Público dos estados. “As alterações promovidas pela lei do Rio Grande do Norte dizem respeito a matéria de organização institucional não restrita a peculiaridades locais”, ressalta.
Ainda segundo a ADI, a norma questionada ofende os artigos 94, caput, e 104, parágrafo único, da Constituição, que estabelecem os requisitos para composição do quinto constitucional. Para Rodrigo Janot, a pretexto de democratizar o processo de escolha dos membros do MP, a lei estadual criou fase antecedente à formação da lista sêxtupla, limitando o universo dos membros elegíveis pelo Conselho Superior.

Carlos Eduardo se credencia para disputar o governo, diz jornal

ex-prefeito-carlos-eduardo

O jornal Valor Econômico destaca que O prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PDT), chegou à reta final da campanha com chance de obter uma vitória contundente já no primeiro turno.
Reconciliado com o tradicional PMDB do Rio Grande do Norte, do ex-ministro Henrique Alves e do senador Garibaldi Alves, seus primos, o pedetista caminha para capitalizar seu nome para disputar o governo do Estado em 2018.

Nova Lei prevê nota de cortes para que vereador seja eleito

calculos


Uma mudança na legislação aprovada pelo Congresso na reforma eleitoral do ano passado – e que será aplicada pela primeira vez na eleição deste ano – estipulou uma espécie de “nota de corte”, diferente em cada cidade, para um candidato a vereador se eleger.
Pela nova regra, os candidatos a deputado federal, deputado estadual e vereador necessitarão obter, individualmente, um total de votos de pelo menos 10% do quociente eleitoral, que é calculado dividindo-se o número de votos válidos da eleição (sem brancos e nulos) pelo número de cadeiras disponíveis na Câmara dos Deputados, na Assembleia Legislativa ou na Câmara Municipal.
Isso está fazendo com que, na campanha deste ano, partidos peçam aos seus eleitores para que abandonem a prática do voto de legenda (aquele em que o eleitor vota só no partido e não especificamente em um candidato) – leia mais abaixo.
O voto de legenda se soma aos votos que os candidatos obtêm individualmente para fins de se calcular o quociente partidário, que determina o número de vagas na Câmara Municipal ao qual o partido (ou coligação) terá direito – para isso, divide-se o número de votos válidos que o partido ou coligação obteve pelo quociente eleitoral.
Com a mudança introduzida pela reforma eleitoral do ano passado, o voto na legenda contribui para o quociente partidário, mas não ajuda os candidatos a vereador, individualmente, a alcançar os 10% do quociente eleitoral. Um exemplo: se em determinado município, houve 100 mil votos válidos na eleição, e as cadeiras em disputa na Câmara são 10, o quociente eleitoral é 10 mil.

FELIPE GUERRA: Resumo !

 Líderes locais retiram candidatura e declaram apoio ao grupo situacionista.


Os partidos PCdoB e PSDC, representados pelo o casal Fábia Werlang e Arlineudo Góis da cidade de Felipe Guerra, região oeste do estado do Rio Grande do Norte, postaram na página social (Facebook), apoio a candidatura majoritária da coligação “Seguindo em Frente”, e ao jovem acadêmico em direito, presidente do diretório municipal do PV, e candidato a vereança Djalma Laurindo da Silva (PV), conhecido por todos no município como “Djalminha.

Coligação Realiza Encontro na Comunidade Rural.


Os candidatos da coligação “Seguindo em Frente” foram  a comunidade e juntos com moradores, abraçaram o dep. Estadual Souza Neto (PHS). Na comunidade durante a concentração, foram facultadas as palavras aos candidatos à majoritária, o prefeito Haroldo Ferreira (PSB), candidato a reeleição, seu futuro vice prefeito, ver. Salomão Gomes (PR), e ao ilustre convidado da noite o dep. Estadual Souza Neto.

Candidato responde a comentários sebosos.


O partido do PV no município, foi procurado pelo os líderes oposicionistas, antes da convenção municipal para compor na chapa majoritária do grupo, e não fomos, Hoje, o partido JUNTO com meu pai, apoiar a chapa situacionista, aonde conta com a minha candidatura a vereança, esses comentários sebosos nada é que opositores a minha pessoa e ao meu pai.”  Relatou “Djalminha”, candidato a vereador pelo o PV.

segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Ex-ministro Antonio Palocci é preso em nova fase da Lava Jato

20120627024250_cv_Palocccccccccccc

A Polícia Federal (PF) está nas ruas, na manhã desta segunda-feira, para cumprir mandados da 35ª fase da Operação Lava-Jato. O ex-ministro Antonio Palocci foi preso. A informação é do G1.
Palocci ocupou o cargo de ministro da Fazenda no governo Lula até março de 2006, quando foi substituído pelo então presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Guido Mantega.
De janeiro a junho de 2011, ocupou o cargo de ministro-chefe da Casa Civil no governo de Dilma Rousseff. O petista pediu demissão após denúncias de improbidade administrativa, tendo sido, mais tarde, condenado.

Walter Alves participa de mobilização política em Caraúbas

Na noite de ontem (25), último domingo dedicado à campanha eleitoral no interior do Estado, o deputado federal Walter Alves (PMDB) marcou presença em comício realizado no município de Caraúbas. A uma semana para o dia da eleição, as mobilizações políticas confirmam a vitória do candidato no dia (02).
walter_caraubas
A coligação “Inovar para crescer” reuniu uma multidão em praça pública. O deputado levou apoio à candidata a prefeita, Carol Fernandes (PR), e o candidato a vice-prefeito, JP (PMDB). O evento contou ainda com a presença do atual prefeito, Ademar Ferreira e outras lideranças políticas da cidade.

Crise financeira afasta 26 prefeitos da reeleição no RN

sem_dinheiro

Uma nova realidade sociopolítica surgiu nas eleições de 2016 no Rio Grande do Norte: Dos atuais 122 prefeitos com direito a disputar a reeleição, como permitido pela legislação eleitoral, 26 abdicaram da disputa e não estão concorrendo ao pleito. A atual realidade, inédita no estado, mostra o desestimulo dos prefeitos pela reeleição. As dificuldades em gerir os municípios no atual momento de crise financeira, com poucas receitas e comprometimento aos pagamentos a servidores e fornecedores, é o principal fator que tem desmotivado os gestores.
O levantamento foi feito pela Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN). Para o presidente da entidade, Ivan Lopes Júnior, a grave crise que assola as cidades tem afastado o interesse e empenho de pessoas públicas para do cenário político: “A situação é grave. Hoje, os gestores são meros pagadores de salários, pois praticamente não existem mais obras ou investimento nos municípios. Mas a situação financeira das prefeituras é tão ruim com os déficits que amargamos, que não mal temos condições de pagar os salários”, afirma, preocupado, Ivan Júnior.

Presidente da Portela é morto a tiros no Rio

falcon

O presidente da Portela, Marcos Falcon, foi morto a tiros na tarde desta segunda-feira (26), na Rua Maria José, no Campinho, Zona Norte do Rio. Segundo informações do G1, Falcon tinha 52 anos e era subtenente da PM. Ele estava no seu comitê de campanha quando foi baleado com tiros de fuzil.
De acordo com testemunhas, os homens estavam vestidos com capuz quando invadiram o local. Em março de 2016, a 29ª DP (Madureira) investigou um plano para assassiná-lo. Falcon já havia sofrido quatro atentados, foi baleado com 18 tiros e passou por nove cirurgias, informou o Dia. Ele era casado com a porta-bandeira da Beija-Flor, Selminha Sorriso, e se candidatava a vereador do Rio de Janeiro pelo PP.

MP Eleitoral move ação contra Silveirinha por tumultuar eleição

francisco55
O Ministério Público Eleitoral ingressou com uma ação de investigação judicial eleitoral por utilização indevida dos meios de comunicação social contra o atual prefeito de Mossoró, e candidato formal ao pleito 2016, Francisco José Lima Silveira Júnior, o candidato a vice-prefeito, Jonatas Micael Melo Félix e a coligação “Liderados pelo Povo”. A ação foi ajuizada na tarde desta segunda-feira (26).
O MP Eleitoral requer a concessão liminar de tutela de urgência para suspender a propaganda eleitoral dos demandados no rádio e na TV, incluindo debates e entrevistas, até posterior deliberação judicial, além da instauração da ação de investigação judicial eleitoral. Ainda integram os pedidos do Ministério Público, a requisição à emissora Inter TV Cabugi local (TV Costa Branca) de cópia integral do debate transmitido na noite de domingo (25).
Por fim, também é objetivo do Ministério Público que o Juízo condene os representados à sanção de inelegibilidade para as eleições a se realizarem nos oito anos subsequentes à eleição em que se verificaram os fatos narrados (utilização indevida dos meios de comunicação social com o desvirtuamento da propaganda eleitoral), além de condenados à pena de cassação de seu registro de candidatura ou, em caso de julgamento após o pleito e em caso de eleição destes, do diploma, e por consequência do mandato, nos termos do art. 22, inciso XIV, da Lei Complementar n.º 64/90.

Rio Grande do Norte recebe R$ 776 mil do Ministério da Saúde para UBS

O Ministério da Saúde liberou R$ 776 mil para construção e ampliação de 7 Unidades Básicas de Saúde (UBS), beneficiando moradores de 7 municípios do Rio Grande do Norte: Apodi, Carnaúba dos Dantas, Parelhas, Baraúna, Guamaré, Macau e São Tomé. Os novos recursos fazem parte do Programa de Requalificação de Unidades Básicas de Saúde (Requalifica UBS), que tem por objetivo melhorar as unidades de saúde já existentes e possibilitar a construção de novas unidades para ampliar o atendimento gratuito à população por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
Os recursos, previstos no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), são repassados aos Fundos Municipais de Saúde por meio do Bloco de Investimentos na Rede de Serviços de Saúde de cada região contemplada. O Requalifica UBS é uma das estratégias adotadas pelo Governo Federal para a estruturação e o fortalecimento da atenção básica em todo o Brasil.

FELIPE GUERRA. Candidato responde a comentários sebosos.

No município de Felipe Guerra, região Oeste do estado do Rio Grande do Norte, nestes últimos dias que aproximamos do dia (02), aonde a nossa sociedade vai escolher seus representantes municipais, prefeito, vice prefeito e vereadores, candidatos são alvo de métodos sebosos de líderes e grupos políticos.

Deste o dia (23), diversos comentários falsos a respeito do vereador Djalma Laurindo da Silva (PSB), e ao seu filho, presidente do diretório municipal do PV e candidato a vereança na cidade pela a coligação “Seguindo em Frente”, Djalma Laurindo da Silva Junior (PV), conhecido por todos como “Djalminha”. Segundo os comentários os dois estariam de mala pronta para desembarcar no grupo oposicionista, onde, tem como candidatos à prefeito, o Medico Victor Costa (PSD) e como vice prefeito Paulo Guilhemer (SDD).

O assunto levou líderes, eleitores e amigos a questionarem os dois, os mesmos responderam quer não havia nenhuma possibilidade.

CANDIDATO "DJALMINHA"


O partido do PV no município, foi procurado pelo os líderes oposicionistas, antes da convenção municipal para compor na chapa majoritária do grupo, e não fomos, Hoje, o partido JUNTO com meu pai, apoiar a chapa situacionista, aonde conta com a minha candidatura a vereança, esses comentários sebosos nada é que opositores a minha pessoa e ao meu pai.”  Relatou “Djalminha”, candidato a vereador pelo o PV.