quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Governo apresenta sugestões para emendas parlamentares no total de R$ 426,5 milhões

bancada
O governo do Estado levou à Brasília uma carteira sugestiva com 13 propostas de emendas parlamentares para serem incluídas ao Orçamento Geral da União (OGU) 2017. As sugestões apresentadas na tarde desta terça-feira, 18, na Câmara dos Deputados, contemplam os setores de Saúde, Segurança, Recursos Hídricos e Assistência Social, totalizando R$ 426,5 milhões.
Uma nova reunião será realizada amanhã, 19, para definir quais emendas serão acatadas pela bancada federal. “Aproveitamos esta reunião para trazer os problemas essenciais que mais afligem a população do Rio Grande do Norte”, assinalou Robinson.
Nas listas de projetos, estão a construção e reforma de unidades prisionais, a implantação do Programa Transporte Cidadão na Região Metropolitana de Natal, o aparelhamento e reforma de Unidades Públicas de Saúde e a implantação de sistemas de Abastecimento de Água na área de abrangência do Projeto de Integração do Rio São Francisco, entre outras.
Aproveitando o encontro com a bancada, o governador Robinson Faria propôs aos parlamentares uma pactuação política pelo Rio Grande do Norte. “Fiz aqui um convite para uma reunião. Pedi um desarmamento político, um pacto de estado em torno da difícil situação financeira do RN”, afirmou.

Fernandinho Beira-Mar é condenado a 30 anos por morte de estudante

Fernandinho_Beira_mar

O traficante Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, foi condenado pelo Conselho de Sentença do 2° Tribunal do Júri da Capital, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), no crime de homicídio triplamente qualificado (motivo torpe, sem chances de defesa e com emprego de tortura) e por comandar a execução do estudante de informática Michel Anderson Nascimento dos Santos, de 21 anos.
Beira-Mar recebeu a pena de 30 anos de prisão. O estudante foi morto, em agosto de 1999, na Favela Beira-Mar, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense após ser torturado, enquanto, da prisão, o traficante dava as ordens por meio de ligação telefônica.
Como Beira-Mar está preso na Penitenciária Federal de Porto Velho, em Rondônia, o julgamento, presidido pelo juiz titular da 2ª Vara Criminal da Capital, Daniel Werneck Cotta, foi feito por meio de videoconferência. Segundo o TJRJ, essa foi a primeira vez que uma sessão do Júri foi feita pelo sistema na Comarca da Capital. Logo no início, o traficante informou que ia usar o direito de se manter em silêncio.

Ministro da Educação diz que prioridade agora é normalizar os contratos do Fies

img201609211823536623355
O ministro da Educação, Mendonça Filho, disse nesta terça-feira (18) que a prioridade da pasta é normalizar os contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). “A partir de hoje está resolvido. A gente aguarda a sanção do presidente da República. E tão logo seja sancionado, a gente já desdobra com medidas práticas e objetivas, dentro do FNDE [Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação] para renovação dos contratos antigos”, disse o ministro.

Alan Silveira anuncia comissão de transição de governo em Apodi

Alan Silveira
O prefeito eleito em Apodi, Alan Silveira (PMDB), e a vice, Hortência Regalado (PSDB), anunciaram nesta terça-feira (18), os cinco nomes que farão parte da comissão de transição do governo. O documento foi entregue na sede do poder executivo por volta das 12h15 da tarde.
 Tratam-se de Genilson Pereira Gurgel, Marlice Lopes de Oliveira, Antônio de Souza Maia Júnior, Antônio Eron da Costa e Francisco Elmo Alves Torres.
O objetivo da equipe é traçar um panorama e fazer um levantamento de todas as informações da prefeitura para que a nova administração saiba realmente qual a situação do município quando Alan e Hortência assumirem os cargos.

Educação do RN passa a contar com Sistema Integrado de Monitoramento e Avaliação Institucional

thumbnail_Sec.Educação Claudia Santa Rosa
Com objetivo de melhorar o desempenho do sistema público de ensino e o desenvolvimento da educação estadual, o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC) lançou, nesta terça -feira (18), o Sistema Integrado de Monitoramento e Avaliação Institucional – SIMAIS. A solenidade contou com a presença da gerente do Banco Mundial, Fátima Amazonas, da Coordenadora do SINTE-RN, Fátima Cardoso, gestores das DIREC, diretores escolares e coordenadores pedagógicos, Instituições e Universidades do Estado do RN.
Durante o lançamento a Secretária de Educação, Claudia Santa Rosa explicou que a avaliação institucional vai possibilitar um planejamento melhor e mais eficaz da Secretaria de Educação, uma vez que os resultados das provas serão conhecidos em dezembro deste ano.  “Hoje apenas o RN, SE e AL não realiza sistema de avaliação institucional. Com os recursos do Projeto RN Sustentável estaremos realizando de 24 de outubro a 01 de novembro, em horário de expediente, nossa avaliação, onde 600 escolas, 3.700 turmas, 120.000 estudantes e todo o complexo de profissionais que atuam nas unidades escolares serão avaliados”.

Servidores da Segurança fazem paralisação e ato público em Natal

policiais
Esta terça-feira (18) foi marcada pela paralisação de 24 horas dos policiais civis, servidores do ITEP e servidores da Sesed. As categorias cruzaram os braços desde o início da manhã, como forma de protesto contra os atrasos de salários dos servidores estaduais. Além da paralisação, foi realizado um ato público, com caminhada pelas ruas do Centro de Natal até a Praça dos Três Poderes, em frente à Assembleia Legislativa.
Agentes, Escrivães, servidores do ITEP e da Sesed saíram em caminhada pela avenida Rio Branco, carregando faixas e fazendo um apitaço para chamar atenção da sociedade para a grave situação dos atrasos nos pagamentos. Durante o trajeto, o presidente do SINPOL-RN, Paulo César de Macedo, fez uso da palavra alertando a população para os prejuízos que atrasos de salários geram também para a população.
“O policial civil, o servidor do ITEP, da Sesed e os demais servidores público, em geral, já trabalham em condições extremamente precárias, em delegacias ou unidades caindo, sem armamentos e equipamentos de segurança adequados. Mesmo assim, eles não se omitem e cumprem seu papel fazendo o atendimento que a sociedade necessita. No entanto, além de tudo isso, não dá para trabalhar sem receber salário e nem muito saber quando vai receber. Nós policiais, assim como você cidadão, temos família, temos filhos para alimentar e temos contas para pagar”, falou Paulo César de Macedo, presidente do SINPOL-RN.

O livro: ” O Impeachment de Dilma”. Na praça

o livro
O Senado acaba de publicar um extenso livro com a íntegra do processo de impeachment da então presidente Dilma Rousseff.
A edição especial feita pela Secretaria de Editoração e Publicações do Senado tem como título “Impeachment – O julgamento da presidente Dilma Rousseff pelo Senado Federal – 2016”.
Ao todo, são 664 páginas com a íntegra de todos os discursos, além de fotos de vários momentos do julgamento.
O longo discurso de Dilma começa na página 372 do livro. Já a polêmica sobre o fatiamento do julgamento, na página 643. O livro é uma transcrição do impeachment em ordem cronológica.
Na apresentação do livro, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), diz: “Os brasileiros conviveram com uma das mais impiedosas crises dos últimos anos. Uma névoa de incertezas carregadas de instabilidades políticas, econômicas e sociais. Nunca é imperioso ressaltar que temeu-se pela normalidade institucional. A crise castigou o país, trouxe transtornos para a economia interna, tisnou nossa imagem externa e maculou biografias”.
Em outro trecho, acrescenta: “Saímos maiores do que entramos porque honramos nossa democracia que, apesar de jovem, reafirmou-se robusta”.

Bancada do RN recebe pleitos de entidades ao Orçamento 2017

comissao_felipe
Parlamentares da bancada federal do Rio Grande do Norte estiveram reunidos na terça-feira (18) em Brasília, com representantes de entidades, governo do estado e prefeitos de municípios potiguares. Na oportunidade, a bancada recebeu os pleitos das instituições ao Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) para 2017.
O deputado federal Felipe Maia, que é coordenador da bancada federal, destacou o empenho dos parlamentares no encontro: “A bancada dialoga, democraticamente, com as entidades do Rio Grande do Norte. Recebemos as demandas e conhecemos as propostas das instituições com mais profundidade, com isso, pretendemos atender o máximo possível de projetos e, consequentemente, o maior número de pessoas atingidas com esses pleitos”.
Dentre as sugestões apresentadas estão: investimentos em assistência social; segurança; saúde; reforma no sistema prisional do estado; apoio as instituições de Ensino Superior: UFRN, UERN, Ufersa, IFRN; investimentos para a Maternidade Escola Januário Cicco, HUOL e Hospital Universitário Ana Bezerra e melhoria na infraestrutura da cidade do Natal.
Como o prazo para apresentação das emendas se encerra no dia 20, a bancada do estado se reúne nesta quarta-feira (19), para definir os pleitos que serão contemplados pelos parlamentares.

segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Xuxa diz que artistas que defendem políticos são burros

XUXA
O ator Reynaldo Gianecchini e a apresentadora Xuxa conversaram sobre relacionamentos e política em um encontro na casa dela, no Rio de Janeiro. Durante o papo o galã soltou: “Acho uma loucura, diante dessa bandalha que está, alguns colegas quererem botar a mãozinha no fogo por alguém”, disse o ator.
Tem amigos nossos se expondo demais e brigando por um ideal. Acho corajoso”, completou Gianecchini. Segundo a coluna de Mônica Bérgamo da Folha de S. Paulo, a loira o entrevistou para a revista “Top Magazine”. “Eu já acho burrice, mais do que corajoso. Está tão na cara que está tudo errado”, respondeu Xuxa, que já fez críticas ao governo do PT, mas costuma evitar declarar voto ou apoio a políticos.

Sem contar Lava Jato, corrupção em 2016 desviou R$ 29 bilhões

CORRUP2

Esquemas de corrupção investigados pela Polícia Federal nas operações especiais realizadas somente em 2016 desviaram dos cofres públicos vinte e nove bilhões de reais dos cofres públicos, de acordo com um levantamento feito pela rádio CBN.
Segundo a reportagem, com esse valor, dava para fazer, por exemplo, seis mil Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), com capacidade para atender por dia 350 pacientes.
A CBN ressaltou ainda que o levantamento não contou com desvios da Lava Jato. Ou seja, o rombo é muito maior do que os assustadores R$ 29 bilhões. A pesquisa apontou que fraudes em benefícios previdenciários do INSS são as campeãs de desvios. Até este mês, foram 27 ações, causando um prejuízo de aproximadamente R$ 500 milhões.

domingo, 16 de outubro de 2016

Crime de Homicídio na zona rural de Apodi


Um crime de homicídio foi registrado na madrugada deste sábado (15), na zona rural de Apodi, segundo informações o crime aconteceu em uma estrada carroçável próximo ao sítio Rio Novo, ainda de acordo com informação no local tem Cápsula de Escopeta 12.
A vítima identificação apenas por Francisco Edson Noronha conhecido por Edson de Golinha e também por Som, segundo informações a vítima é da cidade de Felipe Guerra, mais ultimamente estava residindo na cidade de Apodi.
No local também foi encontrado próximo ao corpo uma Moto YBR, A Polícia Militar faz o isolamento do local do crime aguardando a chegada da equipe do ITEP de Mossoró, o crime será investigado pela delegacia de Polícia Civil de Apodi tem a frente o Delegado Renato Oliveira.
FONTE: SANTANA NOTICIAS

Articulações em curso para eleições nas câmaras municipais

Vitoriosos no último dia 02 de outubro, muitos vereadores já pensam no próximo desafio: a eleição para presidência das câmaras municipais. E as articulações vão se espalhando pelo Alto Oeste do Rio Grande do Norte.
Os vereadores vão engrossando as fileiras daqueles que buscam o apoio das futuras bancadas para comandar as casas legislativas.
Em observação as  redes sociais, comentários enaltece vereadores com pretensões pela a varga, mas, os mesmos desmente qualquer tipo de assunto relacionados a presidência. Eles garantem união nas bancadas para tentar a vitória nas disputas internas.

Bancos vão abrir e fechar uma hora mais cedo a partir desta segunda

banco_assu

As agências bancárias em Mossoró vão adotar um novo horário de abertura e fechamento dos bancos com o começo do horário de verão na madrugada deste domingo, 16.
A partir de segunda-feira, 17, os bancos abrirão uma hora mais cedo. Ao invés das 11 horas, agora o horário será às 10. O horário de fechamento também será uma hora mais cedo. Sairá das 16 para as 15 horas. A medida vai valer até o dia 17 de fevereiro de 2017, última sexta-feira antes do término do horário de verão marcado para a meia noite do dia 18.

Livro para petista ler: “Celso Daniel – Política, corrupção e morte no coração do PT”

caso_celso_daniel
O jornalista Silvio Navarro lança esta semana “Celso Daniel – Política, corrupção e morte no coração do PT”, pela editora Record, em que reconstitui o assassinato do prefeito de Santo André (SP), crime que até hoje atordoa o PT e já entrou no horizonte da Lava-Jato.
No livro, Navarro transcreve escutas inéditas feitas pela Polícia Federal e que a Justiça mandou destruir. Gilberto Carvalho aparece numa delas orientando a namorada de Celso a seguir orientações de José Dirceu. Em outra, dois secretários da administração de Daniel combinam a entrega de propina dentro da Prefeitura de Santo André.
Lauro Jardim

Países chegam a acordo para limitar gases do efeito estufa

estufa
Quase 200 países chegaram a um acordo para limitar o uso de hidrofluorcarbonetos (HFCs), gases que estão entre os principais causadores do efeito estufa. As informações sobre o acerto firmado ontem (15) são da agência Ansa. O pacto foi assinado em Kigali, capital de Ruanda, e representa o primeiro sinal da comunidade internacional de que tentará cumprir os objetivos do Acordo de Paris. Segundo o que foi acertado, será definido um teto para as emissões de HFCs, que serão reduzidas gradualmente pelos países desenvolvidos, incluindo os Estados Unidos, a partir de 2019.
Já as nações em desenvolvimento, como a China, maior poluidora do planeta, começarão a diminuir suas emissões a partir de 2024. Além disso, um pequeno grupo de países, entre eles Índia e Paquistão, pressionou para iniciar as reduções em 2028, alegando que suas economias precisam de mais tempo para crescer. Os hidrofluorcarbonetos são gases usados em aparelhos de ar condicionado e refrigeradores e presentes em aerossóis.