sábado, 8 de abril de 2017

FHC culpa PT por radicalização e prega diálogo

IMG_9711
Ao lançar no Rio o terceiro volume de seu livro “Diários da Presidência: 1999-2000”, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso culpou, nesta quinta-feira, o PT pela atual polarização política radicalizada no país e disse que ela começou quando os petistas “inventaram”, por razões eleitoreiras, segundo FH, que o PSDB era o “inimigo principal”. Embora tenha demonstrado ressentimento, o ex-presidente pregou a retomada do diálogo.
A colunista do GLOBO Míriam Leitão, que participou de um bate-papo com o ex-presidente no lançamento do livro, citou passagens do “Diários da Presidência” em que FH elogia encontros com petistas como o então governador do Acre, Jorge Viana, Marina Silva, na época no PT, e também relata um telefonema corriqueiro para Lula.

Fátima Bezerra e ex-ministro Gabas falam sobre Previdência no Oeste Potiguar

Fatima-Bezerra

A senadora Fátima Bezerra e o ex-ministro da Previdência Social Carlos Gabas afirmaram nesta sexta-feira (7), em Mossoró, que a Reforma da Previdência do Governo de Michel Temer é cruel, penaliza o trabalhador e está alicerçada em argumentos mentirosos. Eles voltaram a dizer que não há rombo e conclamaram a sociedade a resistir e a lutar contra o projeto que está em tramitação na Câmara. O ato foi uma parceria da Frente Brasil Popular e dos mandatos da senadora Fátima Bezerra e da vereadora Isolda Dantas.
Para o ex-ministro Gabas, a reforma está errada desde a sua concepção, porque não ouve e não considera especificidades da sociedade brasileira, e também porque desconhece aspectos técnicos e financeiros relevantes, como o fato de que os recursos orçamentários da Seguridade, cuja arrecadação inclui as áreas da Saúde, Assistência Social e Previdência Social. “Ela não é deficitária. É só cumprir a Constituição”, disse ele.

Trump: ‘países civilizados’ devem agir para acabar com conflito sírio

20170407071234155648u
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, convocou nesta quinta-feira “todos os países civilizados” a atuar juntos para acabar com o derramamento de sangue na Síria, após bombardear posições do regime sírio em resposta a um suposto ataque químico. “Na terça-feira, o ditador sírio, Bashar al Assad, lançou um horrível ataque com armas químicas contra civis inocentes usando um agente neurológico mortal”, declarou Trump em mensagem pela TV de sua residência de Mar-a-Lago, na Flórida.
O presidente destacou que ordenou “um ataque militar pontual contra a base aérea na Síria de onde havia partido o ataque com arma química” porque “é vital para a segurança nacional prevenir e conter a disseminação e uso de armas químicas letais”. “Esta noite, peço a todos os países civilizados que se unam a nós para buscar o fim do derramamento de sangue na Síria e também para acabar com o terrorismo, de qualquer tipo”.

Atuação de base na Câmara ameaça reformas de Temer

Brasília – Plenário da Câmara dos Deputados antes do inicio da discussão do relatório do Impeachment (Antônio Cruz/Agência Brasil)
O comportamento da base aliada na Câmara dos Deputados acendeu alerta para as futuras votações das principais reformas que o governo pretende aprovar neste ano, a da Previdência e a trabalhista. Nas últimas três semanas, o Palácio do Planalto sofreu derrotas e enfrentou dificuldades para aprovar matérias impopulares na Casa.
Parlamentares dizem que esse cenário decorre da combinação de alguns fatores: a agenda impopular do governo e seus possíveis efeitos na reeleição dos deputados em 2018; problemas na articulação política na Casa e na comunicação do Planalto, além da falta de atendimento às reivindicações por cargos na administração federal.

Greve de policiais é um ‘problema maior ainda’, diz Cármen Lúcia

carmem


Um dia depois de o Supremo Tribunal Federal (STF) decidir que carreiras policiais não possuem direito de greve, a presidente da Corte, ministra Cármen Lúcia, disse ao Jornal Estadão que tem o maior respeito pela classe policial, mas ressaltou que nesse caso a paralisação é um “problema maior ainda” por se tratar de agentes armados com a função de garantir a segurança pública da sociedade.

Assembleia Legislativa estimula servidores a ações de voluntariado

IMG_9754

Ciente do papel social sobre que tem responsabilidade, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte passou a estimular que seus servidores se engajem em ações com impacto em suas comunidades, com atividade de voluntariado, como forma de estimular a qualidade de vida, um dos focos do programa de atenção ao servidor mantido pela Casa.
Nesta sexta-feira (07), a primeira ação desse projeto do legislativo foi realizada na comunidade de Nova Natal, onde o técnico de informática Marcos Cley, 37, dedica seu talento como professor de karatê para ensinsar crianças carentes, afastando-as de situações de vulnerabilidade.

Fachin rejeita novo pedido de liberdade de Eduardo Cunha

O ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), rejeitou um novo pedido de liberdade apresentado pela defesa do deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ).
Preso em outubro do ano passado, Cunha responde a diversos processos na primeira instância da Justiça e, na semana passada, foi condenado a 15 anos e 4 meses de prisão, pela acusação de receber US$ 1,5 milhão – cerca de R$ 4,6 milhões – pela viabilização de um contrato da Petrobras para a exploração de petróleo no Benin, na África.

Governador defende o Turismo como política de Estado em abertura de evento do setor

IMG_9770
Governador defende o Turismo como política de Estado em abertura de evento do setor Boni Neto 3 horas atrás Categories: Destaques

O governador Robinson Faria participou da abertura do maior evento de turismo do Rio Grande do Norte, na tarde desta sexta-feira, 7. O Fórum de Turismo do RN acontece até amanhã, 8, e vai reunir no Centro de Convenções debates importantes para o desenvolvimento do setor que, juntamente com o comércio, é responsável por 35% de todas as riquezas geradas no estado.
É a terceira vez que venho a este evento. Isso demonstra o compromisso do Governo do Estado, da Secretaria do Turismo e de nossa equipe, que transformou este segmento em uma política pública”, assinalou Robinson Faria. “Podem contar com minha presença sempre que precisar. Temos um estado com grande vocação turística e fomentar esta atividade é uma atribuição encarada com muita seriedade por nosso governo”, acrescentou.
A programação do Fórum inclui palestras nacionais e internacionais, nas quais serão discutidas ações e estratégias de fomento ao turismo. Paralelamente, acontece a Feira de Municípios e Produtos Turísticos do RN, que reúne estandes de várias cidades potiguares com vocação turística.

sexta-feira, 7 de abril de 2017

Felipe Guerra: A cidade participará do 8º Fórum de Turismo e 3ª Feira dos Municípios e Produtos Turísticos do RN


O Centro de Convenções, em Natal, sediará o 8º Fórum de Turismo do Rio Grande do Norte e da 3ª Feira dos Municípios e Produtos Turísticos do RN, a partir desta sexta-feira (07). De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico,Turismo e eventos, Canindé de Freitas, sera pela primeira vez a cidade estará participando deste evento.

Sandro Pimentel defende Salomão como nome do PSOL para governo

IMG_9629
O vereador Sandro Pimentel afirmou que irá defender, internamente, o nome de Salomão Gurgel como o candidato do PSOL ao governo do Rio Grande do Norte. “É um nome conhecido e respeitado no estado e é o meu candidato”, sinalizou.
O parlamentar destaca que o partido toma suas decisões baseadas no processo democrático e que essas discussões serão feitas no tempo apropriado, mas destaca que, enquanto representante do partido, como qualquer outro filiado, tem o direito de defender o nome que ele entenda ser o melhor atualmente para cumprir essa tarefa. “E o nome de Salomão é o que melhor pode representar o partido nesse momento”, finalizou.

Em discurso, Felipe Maia destaca riscos da autorização de importação do camarão do Equador

IMG_9657
Nesta quinta-feira, o deputado Felipe Maia destacou na tribuna da Câmara dos Deputados, a audiência que participou na tarde do dia (5), com a Associação Brasileira de Criadores de Camarão, parlamentares do Nordeste e o presidente do Senado Federal, Eunício Oliveira, na qual foi discutido os riscos da autorização do Ministério da Agricultura a importação de camarão do Equador.
Segundo estudos, os camarões provenientes de países classificados com alto risco de contaminação podem possuir até 7 tipos de pragas. Um risco eminente para a população brasileira. A Associação dos Criadores de Camarão alertou que essa importação traria prejuízos econômicos e fitossanitários ao Brasil”, disse o parlamentar.
De acordo com o deputado, a bancada do Nordeste está vigilante a questão: “O Rio Grande do Norte conta com grandes criadouros de camarões, sendo uma das principais regiões da cultura no país.
Estamos atentos a essa matéria, já que é uma atividade que influencia efetivamente a economia do RN, Nordeste e, é claro, no Brasil”.
Em seu discurso, Felipe Maia enfatizou também a sua expectativa com a chegada da transposição do Rio São Francisco ao Rio Grande do Norte. “Tenho a alegria em saber que está cada dia mais próximo a chegada das águas do Velho Chico ao nosso Rio Grande do Norte. Após a audiência com o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho e a bancada do potiguar, tivemos uma garantia que em dezembro deste ano o RN será banhado pela transposição do Rio São Francisco. Serão mais de 40 municípios beneficiados. Vamos lutar e cobrar para que isso aconteça”, comemorou o parlamentar.

Quase 20 milhões de contribuintes não entregaram declaração do Imposto de Renda

IMG_9682
A três semanas do fim do prazo, quase 20 milhões de contribuintes ainda não acertaram as contas com o Leão. Segundo balanço divulgado pela Receita Federal, 8.899.397 declarações foram recebidas até as 17h de ontem(6). O número equivale a 31,4% do total de 28,3 milhões de documentos esperados.
O prazo de entrega começou em 2 de março e vai até as 23h59 do dia 28 deste mês. O programa gerador da declaração está disponível no site da Receita Federal. A declaração do Imposto de Renda é obrigatória para quem recebeu rendimentos tributáveis superiores a R$ 28.559,70 no ano passado.

Presidente da CMN visita feira e idealiza novo projeto para artesãos

IMG_9669

No centro de Natal, na rua João Pessoa, acontece há três anos a Feira Arte na Rua, reunindo mais de 60 artesãos da cidade. Na tarde desta quinta-feira (6), o presidente da Casa, vereador Raniere Barbosa (PDT), visitou o espaço com o objetivo de valorizar a arte local e trazer um novo projeto para o pátio da Câmara. “A atividade do artesanato é autossustentável, vejo que ela pode crescer mais ainda com o novo programa que estamos idealizando: o CâmarArte, que é a arte na Câmara. Uma vez ao mês traremos essa feira, que desde o princípio somos parceiros, para o pátio do legislativo, fazendo com que os artesãos tenham mais uma oportunidade de gerar renda”, disse o presidente Raniere Barbosa.
A feira acontece sempre na primeira semana do mês, de terça a sexta-feira. ” Os artesões precisam de mais um espaço para escoar essa produção, com essa oportunidade que a Câmara está nos concedendo, será possível comercializar mais nosso produto. A expectativa para esse novo projeto é grande e só temos a agradecer ao presidente da Câmara por este espaço”, comemora Sidnéia Barbosa, coordenadora da feira.

Golpe no WhatsApp usa vale-presente da Kopenhagen para enganar usuários

IMG_9689

Após o falso vale-presente das lojas O Boticário, um novo golpe está circulando no WhatsApp no Brasil. Desta vez, criminosos usam um falso vale-presente da Kopenhagen prometendo um ovo de Páscoa de graça. De acordo com a startup brasileira de segurança PSafe, o golpe começou a ser propagado no app de mensagens há 24 horas e já afetou mais de 300 mil brasileiros que acreditaram na mensagem divulgada.
O golpe funciona de maneira similar ao das lojas O Boticário, propagado na última semana na internet: o usuário recebe, pelo aplicativo de mensagens, um convite para participar da promoção da Kopenhagen. Ao clicar no link, a vítima é direcionada para uma página na qual deve responder a três perguntas sobre a marca, como, por exemplo, “você fez compras na Kopenhagen no ano passado?”. Em seguida, ela é incentivada a compartilhar o link da promoção com 10 amigos via WhatsApp. Se fizer isso, a falsa promoção diz que o usuário poderá retirar um ovo Língua de Gato em lojas Kopenhagen.

quinta-feira, 6 de abril de 2017

Felipe Guerra: Cantor Cezôca na Praça Publica.

BANDA BRAZÔCA

O cantor e compositor '' Cezôca " depois da bela apresentação no Halloween (Apodi) e no IX-Abelhudo Rock Festival da cidade de Felipe guerra/RN , fará sua primeira apresentação este ano, na terra natal com sua banda maravilhosa quer faz o publico se agitar com as suas composições.

Dia 1° de maio, Cezôca e Banda Brazôca esta confirmado como a atração principal, onde, através das suas  letras e melodias levará  mensagem para nossa sociedade.

"...Séculos e séculos de atraso é o fim;
nada foi feito de bom pra você ou por mim..."

"É Hora de Acordar"
CD-Um Brasil devastado
Letra e Música (Cezôca)

Para Galeno, combate à violência no RN requer apoio do Governo Federal

galeno

Citando os recentes assaltos e arrombamentos de agências bancárias ocorridos no interior do RN, o deputado Galeno Torquato (PSD) disse que a população está apavorada e o problema tem que ser combatido com o apoio do Governo Federal. O pronunciamento do deputado durante a sessão plenária desta quarta-feira (4) foi endossado por vários colegas parlamentares.
O que vemos nos últimos dias é a bandidagem tomando conta das cidades do interior, com assalto a agências federais. Os bandidos estão causando terror à população, que está com medo de sair de casa”, afirmou Galeno. O deputado chamou a atenção para a falta de estrutura da polícia, com efetivo e estrutura insuficientes.
Galeno afirmou que as quadrilhas estão fortemente armadas, usando munições de alto calibre sem que a polícia tenha condições de combater o crime. “Além do assalto, põem em risco a vida dos moradores. Temos que tomar providências e o Governo do Estado tem que se aliar ao Governo Federal”, defendeu.

Para onde vai o PCdoB?

PCdoB, partido ao qual é filiado o vice-governador Fábio Dantas, historicamente é aliado do PT. No plano nacional, marcha ao lado dos petistas em defesa do ex-presidente Lula (PT). E no Rio Grande do Norte? Seguirá ao lado do governador Robinson Faria (PSD) ou migrará para a base de apoio da candidatura da senadora Fátima Bezerra (PT)? Será uma decisão difícil.

Caixa Econômica Federal antecipa saques do FGTS para este sábado

fgts-caixa-consultas-20170218-0002

A Caixa antecipou a data de início dos saques das contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço para os nascidos nos meses de março, abril e maio da segunda-feira, 10 de abril, para este sábado, dia 8. O anúncio foi feito pelo presidente da Caixa, Gilberto Occhi, que divulgou ainda que os saques da primeira fase do programa foram maiores que o esperado e 85% dos recursos já foram retirados.
Segundo o presidente do banco, os saques começarão no sábado para 7,7 milhões de trabalhadores que têm R$ 11,2 bilhões a receber em contas inativas. Desse universo de brasileiros, 2,3 milhões receberão automaticamente o dinheiro em conta corrente ou poupança por já terem relacionamento bancário com a Caixa. Esse grupo receberá crédito de R$ 2,9 bilhões no próprio sábado, dia 8.

Despesa do RN com inativos cresce 36%

Em levantamento feito pelo Valor Econômico, foi constatado o crescimento da despesa do Rio Grande do Norte com os servidores inativos em 36%, do ano de 2015 para 2016. Apesar de a medida ser impopular, é provável que o Governo precise fazer uma Reforma na Previdência estadual.

Fecam-RN reúne presidentes de Câmaras em Currais Novos e Caicó nesta sexta-feira (07)

IMG_9564
O presidente da Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte (Fecam-RN), vereador Raniere Barbosa (PDT), cumpre agenda nesta sexta-feira (07) na região do Seridó potiguar. Pela manhã, a partir das 9 horas, o parlamentar se reúne com presidentes de casas legislativas em Currais Novos e, após às 15 horas, em Caicó, ambas na Câmara Municipal das respectivas cidades.
As duas reuniões fazem parte da série de encontros promovidos pela Fecam para instalar os polos regionais da entidade. O objetivo é que a Federação esteja ainda mais próxima dos cidadãos, permitindo o debate em torno de problemas comuns e a busca por soluções conjuntas entre os municípios.

quarta-feira, 5 de abril de 2017

Caraúbas: arrecadação e farra de combustível

– A Prefeitura Municipal de Caraúbas – RN, arrecadou no primeiro bimestre de 2017, recursos da ordem de R$ 4.537.371,84, proveniente de impostos pagos pelos brasileiros, dinheiro esse que bem aplicado resolveria vários problemas da população local.
– Em vez de sanar os problemas nas áreas de saúde e educação do Município de Caraúbas, o prefeito Antonio Alves da Silva,  o ‘Junin”, preferiu torrar a quantia de R$ 1.771.944,00, na aquisição de combustíveis, junto ao Auto Posto Caraubense Ltda.

Cartão Reforma: Garibaldi aplaude

gari aplaude
O Senado aprovou na noite desta terça-feira (4) o Projeto de Lei de Conversão (PLV) 2/2017 que altera a Medida Provisória (MPV) 751/2016 que criou o programa Cartão Reforma. O programa subsidia a compra de materiais de construção para reforma, ampliação ou conclusão de moradias de famílias de baixa renda. Durante a discussão da matéria, o senador Garibaldi Filho aplaudiu o trabalho da relatora, senadora Ana Amélia (PP-RS), que incluiu algumas alterações no texto editado pelo Palácio do Planalto.
“Quero registrar o mérito do presidente Michel Temer em assinar a Medida Provisória, pois o problema habitacional é um desafio enorme no Brasil. Também quero saudar a senadora Ana Amélia, que teve a sensibilidade de priorizar as mulheres, idosos e pessoas com deficiência na obtenção do subsídio”, comentou o senador Garibaldi Filho. Ele lembrou que, quando governador do Rio Grande do Norte, lançou um programa para erradicar casas de taipa na zona rural do estado.
O Cartão Reforma é uma linha de crédito para que famílias de baixa renda comprem de materiais de construção destinados à reforma, à ampliação, à promoção da acessibilidade ou à conclusão de imóveis. O valor do benefício pode chegar a R$ 9 mil por família. Os senadores José Agripino e Fátima Bezerra também votaram a favor. Já aprovado na Câmara, a matéria vai a sanção presidencial.

Eu votei a favor do Cartão Reforma, comemora Fábio

fabio bolso

O deputado federal Fábio Faria (PSD-RN) comemora a aprovação pelo plenário do Senado, nesta terça-feira (4), a medida provisória que cria o Cartão Reforma, programa que prevê a destinação de recursos para que famílias de baixa renda possam comprar materiais, contratar pedreiros e melhorar a estrutura de suas residências. “Eu votei a favor da criação do Cartão Reforma, porque acredito que vai beneficiar inúmeras famílias brasileiras, do Rio Grande do Norte, especialmente aquelas que moram em zonas rurais. Na Câmara aprovamos a destinação de 20% dos recursos para essas famílias e isso foi mantido no Senado”, justifica o parlamentar.

Sindicato dos Policiais Federais convoca categoria para declaração de estado de greve em protesto contra PEC 287

O Sindicato dos Servidores do Departamento de Polícia Federal no Estado do Rio Grande do Norte – Sinpef-RN seguindo as orientações do Conselho de Representantes da Federação Nacional dos Policiais Federais – FENAPEF, constituído pelos 27 Sindicatos dos Policiais Federais do Brasil, convoca todos os sindicalizados a realizem em frente a superintendência regional, no bairro de Lagoa Nova, em Natal, para na quarta-feira, dia 05.04.2017, às 10h, a fim de que a categoria delibere sobre a decretação de “Estado de Greve” como forma de protesto contra a PEC 287/2016, que acaba com a Aposentadoria Policial e com a Previdência Pública como um todo.
Todos têm o dever e a obrigação de participar dessa Assembleia Geral, que buscará debater o tema no âmbito da classe e tornar pública a contrariedade dos Policiais Federais com a totalidade da proposta. Mobilização será nacional.

Estado de saúde de dono de TV do RN é delicado

marques

É delicado o estado de saúde do médico, professor e empresário Milton Marques de Medeiros, proprietário da TV a Cabo Mossoró e de emissoras de rádio em Mossoró, Apodi e Assú.
Ele está internado no Hospital Monte Klinikum em Fortaleza, capital cearense, com “alta infecção pulmonar atípica”, segundo a sua esposa, dona Zilene Marques, informou através das redes sociais.
Dona Zilene escreveu sobre o quadro do esposo: “…uma alta infecção pulmonar atípica, identificada nitidamente no RX (…). Hoje, a nossa principal preocupação é a falta de diagnóstico, pois a medicina ainda não consegue descobrir o que está causando a infecção, se é uma bactéria, um fungo ou um vírus mutante ou variante.”
Também informou que Milton está “estável. Sem dor e consciente com tudo que está acontecendo com ele e ao redor. Porém, não consegue respirar sozinho sem o auxílio das máquinas de monitoração cardíaca (por segurança) e do oxigênio (por necessidade).”

Na tribuna, Aécio cobra divulgação de banco e suposta conta em Nova York

IMG_9449

Com um plenário cheio de aliados da Câmara e do Senado, o presidente do PSDB, senador Aécio Neves (MG) fez um pronunciamento nesta terça-feira da tribuna para cobrar que seja divulgado o banco e uma suposta conta que seria movimentada pela irmã dele, Andreia Neves, que teria recebido repasses da Odebrecht de propina de obras da Cidade Administrativa de Minas Gerais e da Hidrelétrica de Santo Antônio. A denúncia, publicada pela revista “Veja”, teria sido feita em delação do ex-diretor da empresa, Benedicto Júnior.

terça-feira, 4 de abril de 2017

Felipe Guerra: Governo Municipal distribuirá o tradicional peixe da semana santa?

Resultado de imagem para peixe da semana santa em felipe guerra

A Prefeitura de Felipe Guerra – RN vai distribuir o tradicional peixe da semana santa, como tem acontecido desde 2013, o primeiro ano de gestão do prefeito Haroldo Ferreira?


A Secretaria Municipal de Assistência Social vai iniciar o cadastro para a entrega do peixe quando? É necessário levar quais documentos para o recebimento do beneficio?

Foto: ASSCOM 

Assembleia homenageia instituição que apoia pessoas com deficiência

cristiane
Por iniciativa da deputada Cristiane Dantas (PCdoB), a Assembleia Legislativa vai homenagear nesta terça-feira (4) os 35 anos da Associação de Orientação aos Deficientes (Adote). A solenidade, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados pela entidade em favor da pessoa com deficiência, acontece às 9h, no plenário da Casa. Além da direção da unidade, serão homenageados usuários e voluntários da instituição.
“Ao longo de 35 anos a Adote se destaca na luta pela inclusão das pessoas com deficiência, além de oferecer um atendimento de excelência na reabilitação, ainda gera oportunidades na área educacional e no mercado de trabalho para os que são atendidos lá. Por tudo isso, merece o reconhecimento da Casa Legislativa”, justifica Cristiane.
Em outra ação conjunta, a Assembleia irá sediar uma exposição de peças da oficina de pintura e de mosaico mantida pela Adote, onde serão vendidos jarros, quadros, mandalas, entre outras peças, do Projeto Fragmentos. O valor arrecadado com a exposição será revertido para compra de materiais do Projeto e revertido para melhorias da Associação. A mostra é aberta ao público e vai de 4 a 8 de abril, das 9h às 13h, no salão nobre da Casa.
O Projeto Fragmentos visa contribuir para a geração de renda de mulheres da comunidade, mães e acompanhantes de pessoas com deficiência, sob bases sustentáveis e de auto-gestão, através do fortalecimento da oficina de mosaico.

Garibaldi e Walter Alves lideram no RN

Resultado de imagem para garibalde e walter

O site Ranking Político (http://politicos.org.br/) classifica, nesta segunda-feira (3), Garibaldi Filho como o melhor senador do Rio Grande do Norte e Walter Alves na primeira colocação entre os deputados federais do Rio Grande do Norte.
Entre todos os 81 senadores da República, Garibaldi Filho ocupa atualmente a oitava posição. Já Walter Alves, no ranking envolvendo os 513 deputados federais, está classificado na 29ª colocação.
Sem filiação partidária ou ligação com qualquer grupo de interesse, o Ranking Político é uma iniciativa particular de dois administradores de empresa. Visando manter a imparcialidade, eles arcam pessoalmente com todos os gastos do projeto.

RN será destaque no maior evento de turismo da América Latina

natal_9854
O Rio Grande do Norte será protagonista mais uma vez de um importante evento do turismo mundial e o principal da América Latina. O Estado potiguar participará com estande próprio na quinta edição da WTM Latin América 2017. A feira acontece entre 4 e 6 de abril, na Expo Center Norte, em São Paulo.
O estande do RN, montado com recursos do Governo Cidadão para as equipes da Setur RN e da Emprotur, dará suporte a mais de 30 representantes do trade potiguar que reforçarão a promoção dos destinos potiguares dos cinco pólos, que estarão destacados em banners no estande, além de mostra da gastronomia e da cultura local, com apresentação da cantora Cida Lobo.
“Divulgaremos os cinco pólos turísticos do Estado em estande próprio, amplo e com dezenas de hoteleiros também evidenciando nossos serviços e ofertas de hospedagem”, destacou o secretário estadual de Turismo, Ruy Gaspar.
No evento, o RN também promoverá capacitação para mais de 60 buyers. Todos receberão kits promocionais com material gráfico dos cinco pólos, além de coquetel também exclusivo para este público selecionado que visita eventos em busca de destinos e tendências de viagem.

Brasil é o maior gerador de energia eólica da América Latina

IMG_9204
Maior diversificação de fontes energéticas, tarifas mais baratas e energia limpa de melhor qualidade para a população brasileira. Essa é a perspectiva para o setor elétrico nos próximos anos diante do crescimento da capacidade de geração eólica no país, líder na produção desse tipo de energia na América Latina.
De acordo com ranking divulgado pela Global Wind Energy Council (GWEC), organização internacional especializada em energia eólica, houve uma expansão de 2.014 Megawatts na geração dessa energia no país em 2016, o que posicionou o Brasil na 5ª posição no ranking mundial de capacidade instalada no ano passado. O país também ocupou a nova colocação no ranking mundial de capacidade acumulada de geração eólica (10.740 MW).

Prestação de Contas: maioria dos gestores cumpre prazo

A maior parte dos prefeitos de municípios e gestores de órgãos públicos estaduais e municipais cumpriu, este ano, o calendário estabelecido pelo TCE para entrega das prestações de contas 2016. Das 931 prestações esperadas, 901 foram entregues na data limite (31 de março), o que corresponde a 96,7% do total. Outras 17 (1,8%) foram enviadas um dia após o prazo, e 13 não foram ainda remetidas (1,4%).
Para o gerente do sistema responsável pelo recebimento eletrônico dos documentos, Fábio Buchmann, o balanço da prestação de contas é positivo. “A tempestividade deste ano foi um pouco menor que a de 2016, e creditamos isso principalmente à mudança de gestão municipal que ocorreu em janeiro, com a posse de novos prefeitos, mas está tudo dentro da normalidade”, afirmou.

Gilmar Mendes diz que TSE pesará crise do país na decisão sobre cassar Temer

03abr2017---ministro-gilmar-mendes-do-stf-e-do-tse-durante-aula-no-idp-1491264424236_615x300

Às vésperas do julgamento da chapa Dilma-Temer no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o presidente da corte, Gilmar Mendes, afirmou nesta segunda-feira (3) que as crises política e financeira do país serão levadas em conta na decisão que poderá cassar o mandato do presidente Michel Temer.
“É um julgamento complexo. E, certamente, o tribunal terá que fazer análise de toda ordem”, disse em São Paulo, antes de iniciar uma aula inaugural na faculdade IDP (Instituto Direito Público). O magistrado é um dos proprietários da unidade educacional.

Comissão aprova nova classificação para carteira de habilitação de motociclistas

A Comissão de Viação e Transportes aprovou projeto de lei (PL 3245/15), que classifica a carteira de habilitação dos motociclistas de acordo com a cilindrada da moto.
A proposta altera o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97) e recebeu parecer favorável do relator, deputado Gonzaga Patriota (PSB-PE). A nova versão traz alguns ajustes no texto original, como determinar que a nova classificação não prejudicará os motociclistas já habilitados ou em processo de habilitação quando a lei entrar em vigor.

Restaurantes populares poderão abrir aos sábados

larissa de preto
A deputada estadual Larissa Rosado (PSB) solicitou ao Governo do Estado, através de requerimento, que os restaurantes populares do RN sejam abertos aos sábados.
O Restaurante Popular é uma política de segurança alimentar e nutricional de extrema importância para a população de menor poder aquisitivo, garantindo às pessoas uma refeição diária saudável e com alto valor nutritivo ao custo simbólico de R$ 1.
Além disso, os beneficiários dos restaurantes populares são formados, em sua maioria, por trabalhadores formais e informais de baixa renda, desempregados, estudantes, aposentados, moradores de rua e famílias em situação de risco de insegurança alimentar e nutricional, cuja principal refeição do dia é realizada nestes estabelecimentos.

segunda-feira, 3 de abril de 2017

Popularidade de membros do Judiciário supera a de políticos tradicionais, aponta pesquisa

IMG_9149

A crise de confiança nas instituições e nos partidos políticos, precipitada nos últimos anos por protestos e pela Operação Lava Jato, fez com que juízes como Sergio Moro, Joaquim Barbosa e Cármem Lúcia e o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, tenham índice de aprovação mais elevado do que políticos tradicionais e novos no cenário nacional.
É o que mostra a nova edição do Barômetro Político, pesquisa da consultoria Ipsos antecipada à BBC Brasil. O levantamento, feito na primeira quinzena de março nas cinco regiões do país, perguntou a 1.200 pessoas sua opinião sobre 26 personalidades do mundo político e jurídico.
Moro e Barbosa aparecem na lista desde 2015, e têm, há alguns meses, os maiores índices de aprovação na opinião pública. Na pesquisa mais recente, ficam em 63% e 51%, muito à frente de Lula, o terceiro com maior aprovação.
Janot tem índice de aprovação de 18%, mais alto do que o do presidente Michel Temer (17%), o do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (16%), e o do líder do PSDB, Aécio Neves (11%).
A ministra Cármem Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal e inserida na pesquisa apenas em fevereiro, já aparece com 26% de aprovação, à frente de Fernando Henrique Cardoso, Dilma Rousseff e Marina Silva (todos 23%).

É difícil saber qual o legado da Lava Jato

operacao-lava-jato-9

Dada a natureza conciliatória de nossa cultura política, como foi possível à Operação Lava Jato desafiar e mesmo desestabilizar um modelo de corrupção partidária e captura do Estado há muito “reinante” na política brasileira? De onde vem a sua força?
Penso que a Operação Lava Jato seja consequência de um processo lento e incremental, embora assimétrico, de transformação da sociedade, das instituições e do próprio direito brasileiro.
Esse processo se iniciou com a ampliação da autonomia e prerrogativas das instituições de aplicação da lei, pela Constituição de 1988. Impulsionados pela dinâmica democrática, muitos novos juízes, procuradores e delegados, passaram a colocar a sua ambição não apenas a serviço da obtenção de privilégios corporativos, mas também investiram sobre o controle das demais instituições. Com isso começamos a nos afastar da ideia de que os poderes devem ser “independentes e harmônicos” e passamos a viver num sistema onde a “tensão” entre os poderes é uma constante.

Novas regras para rotativo do cartão de crédito valem a partir de Hoje.

IMG_9131

A partir deste mês, os consumidores que não conseguirem pagar integralmente a tarifa do cartão de crédito só poderão ficar no crédito rotativo por 30 dias. A nova regra, fixada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) em janeiro, entrará em vigor hoje (3).
A medida consta da reforma microeconômica anunciada pelo governo no fim do ano passado. Os bancos tiveram pouco mais de dois meses para se adaptarem à nova regra, que obrigou as instituições financeiras a transferirem para o crédito parcelado, que cobra taxas menores, os clientes que não conseguirem quitar o rotativo do cartão de crédito nos primeiros 30 dias.

Com relatório de paraibano, STF começa julgar na terça ação que pode cassar Temer

IMG_9153

O site da revista Veja destacou, neste domingo (2), a participação do paraibano e ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Herman Benjamin, em processo que pode cassar o mandato do presidente Michel Temer (PMDB).
De acordo com Veja, Herman Benjamin, que é natural da cidade de Catolé do Rocha, no sertão paraibano, deu gravidade e consistência a ação, que começa a ser julgada na próxima terça-feira (4), no Supremo Tribunal Federal (STF).

Rogério Marinho no Uruguai

no uru
O deputado federal Rogério Marinho (PSDB-RN), relator da comissão especial que analisa a modernização das leis trabalhistas na Câmara, reafirmou sua posição favorável ao fim do imposto sindical obrigatório. O parlamentar também criticou a alta quantidade de ações trabalhistas no Brasil e apresentou algumas sugestões para o setor.
Os posicionamentos do tucano foram expostos durante sua participação no painel de debate sobre a “Nova realidade nas relações trabalhistas”, no 2º Simpósio Nacional de Varejo e Shopping, realizado pela Associação Brasileira de Lojistas de Shoppings (Alshop), em Punta de Leste, no Uruguai. O evento ocorreu entre sexta-feira (31) e sábado (01).

País chega a 13,5 milhões de desempregados

economia-trabalho-desemprego-carteira-20130527-71-original
O país chega a 13,5 milhões de desempregados e a previsão é que esse percentual ainda vai piorar e o desemprego só deve começar a cair no fim do ano. Enquanto não houve uma retomada consciente da economia os empresários não pretendem voltar a contratar.

Temer sanciona terceirização com vetos

brasil-temer-cdes-20170307-001

O presidente Michel Temer sancionou com vetos nesta sexta-feira, 31, o projeto de lei aprovado na Câmara dos Deputados que regulamenta a terceirização de atividades nas empresas públicas e privadas. O texto original do projeto de lei de 1998 permite a uma empresa terceirizar todas as suas atividades, inclusive o seu negócio principal. Temer, porém, vetou três trechos do projeto aprovado pela Câmara que já estavam contemplados pela Constituição Federal. Entre eles, a prorrogação do contrato temporário de trabalho de seis para nove meses.

domingo, 2 de abril de 2017

Sergio Moro: apenas um detalhe

IMG_9094
Onde foi que eu errei?” – deve estar se perguntando o ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha, agora que foi condenado a quinze anos e quatro meses de prisão. Receber propinas da Petrobras e muitas empreiteiras não terá sido motivo, tais e tamanhos tem sido os assaltos aos cofres públicos por ele e sua quadrilha, praticados ao longo das últimas décadas. Distribuição de percentuais aos deputados que votaram nele para presidente da Câmara, também não. Afinal, não precisou oferecer: a maioria agiu como quem cobrava dívidas antigas. Aceitar um de múltiplos pedidos de impeachment contra Dilma Rousseff? Já estava tudo acertado para a defenestração da então presidente da República.
Sobra, então, um tiro que acabou saindo pela culatra: Eduardo Cunha foi para as profundezas por ter tentado dar um passo maior do que suas pernas. Sua estratégia era conhecida de todos e ele não percebeu onde sua ambição poderia levá-lo. No caso, perdeu tudo porque pretendia subir mais um degrau na escada que o levaria de imediato ao poder maior. Precipitou-se. Como presidente da Câmara, ocupava posição privilegiada para chegar ao palácio do Planalto. Não escondia de ninguém que se Dilma fosse cassada, havendo ou não motivos para isso, Michel Temer não assumiria. Faltavam votos para o vice-presidente tornar-se presidente, enquanto Eduardo Cunha tinha tudo arrumadinho: Michel Temer também seria garfado. Ou não estava garantida a eleição indireta do presidente da Câmara, tendo em vista os favores e as benesses por ele concedidos à quadrilha que acabava de compor?

“O Renan está rebelado e ninguém sabe o porquê”, diz Garibaldi

gari época
O senador Garibaldi Alves (PMDB-RN) está impressionado com a reação contrária do líder do partido no Senado, Renan Calheiros, aos projetos de interesse do Planalto em tramitação na Casa. “Se continuar assim, vai ser uma explosão. O governo não pode [esperar consenso em tudo]. E precisa ter cuidado porque o líder [Renan] está rebelado. Ninguém sabe por quê. Mas está rebelado com o governo. Se a terceirização [projeto] está incomodando, imagina só a Previdência [reforma]…
Muitos sabem o porquê de Renan estar assim: quer mais poder na Esplanada dos Ministérios.
ÉPOCA

Seis bandidos morrem em troca de tiro no Ceará. Dois seriam de Campina

IMG_9110
Pelo menos seis homens morreram e dois foram presos durante assalto a um banco da cidade de Jaguaruana, interior do Ceará, na madrugada deste sábado. Dois deles seriam de Campina Grande.
De acordo a Polícia Militar , os policiais estavam aguardando há quatro noites um possível ataque da quadrilha.
“Soubemos de ataques que eles fizeram nos estados vizinhos e já suspeitávamos que eles viriam para cá. Depois que abasteceram os bancos, foram quatro noites de tensão e expectativa, mas conseguimos revidar à altura”, disse um dos policiais envolvidos na operação.

Dívida de grandes devedores não cobre rombo da Previdência

dinheiro-no-buraco
Apenas cobrar os grandes devedores não é suficiente para resolver o rombo da Previdência Social. Dados da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) mostram que, além do dinheiro não resolver o problema definitivamente, 58% dos valores são classificados como de difícil recuperação.
Em valores atualizados, cerca de R$ 26 bilhões foram pagos por devedores da Previdência entre 2010 a 2016, segundo a procuradoria. Somando todos os tipos de dívidas, o valor total está em R$ 423,9 bilhões.