sábado, 3 de junho de 2017

Conselho de ética? Que ética?

aecio delação
Conselho de Ética do Senado deve optar por manter o senador afastado Aécio Neves (PSDB-MG) no cargo. Levantamento feito pelo jornal O Estado de S.Paulo revela que PMDBPT, PP, PSDB e DEM, com nove dos 15 integrantes do órgão, consideram votar contra o pedido de cassação para evitar a abertura de precedentes.
Aécio foi alvo de representação por quebra de decoro parlamentar apresentada pelo PSOL e pela Rede há cerca de duas semanas, mas o pedido não foi analisado até agora porque a instalação do conselho tem sido adiada desde o início do ano. O documento é baseado na abertura de inquérito contra Aécio no Supremo Tribunal Federal (STF) por suspeita de recebimento propina e obstrução de Justiça.

Temer com duas conversas

Brasília(DF), 16/12/2016 - Em cerimônia no Palácio do Planalto, o presidente Michel Temer entregou condecorações a 11 colombianos que auxiliaram no resgate às vítimas do voo da Chapecoense, que caiu na cidade de Medellín, no dia 29 de novembro. O prefeito de Chapecó Luciano Buligon também foi homenageado. Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles
Passou despercebido, mas no discurso parte da delação da JBS, Michel Temer deu duas informações importantes: primeiro, justificou o pagamento a Eduardo Cunha como um tipo de ajuda humanitária à família do ex-deputado, ou seja, não negou que parte da conversa com Joesley Batista dizia respeito a repasses a um preso da Lava Jato.
Em segundo, e mais curioso, disse: “Não solicitei que isso acontecesse e somente tive conhecimento desse fato nessa conversa pedida pelo empresário”. Temer rebateu um crime (o de solicitar o pagamento) que ninguém disse que ele cometeu, apontou Janio de Freitas

Emenda que torna a vaquejada constitucional será promulgada na terça-feira

O Congresso Nacional tem sessão solene, na terça-feira (6), para a promulgação da PEC da Vaquejada, que agora será a Emenda Constitucional 96. A emenda define que as práticas desportivas que utilizem animais não são consideradas cruéis, nas condições especificadas em lei.
Com publicação da emenda, o artigo 255 da Constituição terá a adição de um parágrafo que determina que, na categoria de manifestações culturais, as práticas desportivas com animais não têm caráter de crueldade.
vaquejada_brasilia

Elba reclama do sertanejo em festas de São João

elba

A cantora Elba Ramalho, um dos ícones do São João nordestino, criticou a programação de Campina Grande, na Paraíba e reclamou do espaço tomado por artistas da música sertaneja nas grades juninas. A cantora paraibana encerrou a noite de abertura dos festejos de junho de Caruaru, conhecida como a Capital do Forró, com roteiro composto por xote, forró, quadrilha e outros ritmos locais. Além dela, apresentaram-se a Orquestra de Pífanos de Caruaru, Maestro, Mozart Vieira, Fulô de Mandacaru e Alcymar Monteiro.

sexta-feira, 2 de junho de 2017

Prefeito participa de evento com jovens empresários do País em Natal

26200
O Prefeito Carlos Eduardo foi convidado de honra na Assembleia Geral Ordinária da Confederação Nacional dos Jovens Empresários, na manhã desta sexta-feira (2), no hotel Ocean Palace, na Via Costeira. Representantes de todo o País discutiram os rumos do empreendedorismo no Brasil e definiram a sede do próximo Congresso Nacional de Jovens Empresários – CONAJE. Bahia e Paraná apresentaram seus projetos e disputaram o voto dos conselheiros.
Bem-humorado, o prefeito Carlos Eduardo sugeriu que Natal poderia ser o consenso para a disputa entre baianos e paranaenses, arrancando risos dos presentes. Carlos Eduardo enfatizou a vocação turística da cidade, na qual a economia se baseia fundamentalmente no tripé formado entre essa importante atividade econômica, a área de serviços e o comércio. O prefeito relembrou a história da cidade e sua evolução para justificar a realidade multicultural da capital potiguar, bem como sua abertura para receber pessoas e investimentos de todo País e até do mundo.

MPT , TST e Ministério do Trabalho lançam a II Semana Nacional da Aprendizagem

Com o objetivo de estimular e conscientizar as empresas brasileiras sobre a importância da aprendizagem como alternativa ao trabalho ilegal de adolescentes, o Ministério Público do Trabalho (MPT), em parceria com o Tribunal Superior do Trabalho (TST) e o Ministério do Trabalho (MTE) promovem, de 12 a 16 de junho, a II Semana Nacional da Aprendizagem.
A Semana, que está em sua segunda edição, quer reforçar a aprendizagem como importante instrumento no combate ao trabalho infantil a partir dos 14 anos, bem como exigir o cumprimento da cota legal de aprendizes pelas empresas. Serão realizadas audiência públicas, audiências coletivas, feiras de aprendizagens – entre outros eventos – em todo Brasil.

quinta-feira, 1 de junho de 2017

Joesley Batista, da JBS, vira “campeão nacional” em capa de revista de negócios

Suspeito de cometer crime de insider trading, ao utilizar informação privilegiada para comprar cerca de US$ 1 bilhão às vésperas da divulgação do grampo de uma conversa com o presidente Michel Temer, o dono da JBS, Joesley Batista, aparece na capa da revista de negócios Exame desta semana como exemplo de empresário e “campeão nacional”.
Assim que a Exame publicou em seu site a capa da semana, internautas também postaram a imagem de Joesley nas redes sociais e fizeram críticas negativas ao tratamento dado ao dono da JBS. Uma usuária do Facebook lembrou uma cena da novela Vale Tudo, de Gilberto Braga, em que um personagem corrupto foge do Brasil em um jatinho levando milhões de dólares.
joesley-e-o-campeao-nacional-da-publicacao_XRsythk

Segurança pública será debatida hoje à tarde em Baraúna

Nesta sexta-feira (2), a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte promove audiência pública em Baraúna. Começará às 16 horas, na sede da Câmara Municipal.
A Situação da Segurança Pública em Baraúna e Região” é o tema do evento, resultado de propositura da deputada estadual Larissa Rosado (PSB).
Segmentos da sociedade e dos poderes públicos vão discutir o crescente nível de violência no município que fica na divisa com o Vale do Jaguaribe (CE) e tem Mossoró como um dos municípios limítrofes.

Jucá prevê seis meses para aprovação da proposta das diretas no Senado

Brasília - O presidente interino Michel Temer entrega o projeto de lei que altera a meta fiscal ao o presidente do Senado, Renan Calheiros, acompanhado do ministro Romero Jucá, do Planejamento (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)
O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), disse nesta quinta-feira que a PEC que prevê eleições diretas em caso de vacância da presidência da República nos três anos que antecedem o fim do mandato não acontecerá antes de seis meses. A proposta foi aprovada ontem na Comissão de Constituição e Justiça do Senado.
— O prazo médio de aprovação de uma PEC é de seis meses e primeiro, tem uma questão precípua: não tem vaga aberta. Qualquer PEC para estabelecer eleições diretas vai para o plenário, tramita, recebe emendas, vai para a CCJ, volta para o plenário para votação em primeiro e segundo turnos. Vai para a Câmara e segue o mesmo rito e se tiver mudanças volta para o Senado. É seis meses no mínimo — disse o líder do governo. As informações são de O Globo.

quarta-feira, 31 de maio de 2017

ALRN discute combate à tortura em unidades privativas de liberdade do RN

mina
Representantes de órgãos ligados à segurança pública se reuniram na Assembleia Legislativa para debater o relatório da missão a unidades de privação de liberdade do Rio Grande do Norte, do Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura (MNPCT). A proposição do debate foi do deputado estadual Fernando Mineiro (PT), que chamou atenção para os dados do documento.
Há uma série de direitos violados e não podemos deixar esse assunto passar ou ficar apenas restrito ao papel. Nesse debate, devemos buscar uma ação coordenada dos órgãos citados para construir uma solução conjunta”, destacou o parlamentar.
Para o coordenador geral do MNPCT, Rafael Barreto Souza, o Rio Grande do Norte deveria criar seu próprio mecanismo para monitorar a situação das unidades discutidas. No Estado, oito unidades, incluindo prisionais, para menores infratores e abrigos e idosos, além do ITEP, foram averiguadas.
Temos 201 recomendações ao Rio Grande do Norte, onde identificamos graves violações de direitos. Somos apenas 11 peritos para uma tarefa hercúlea de mapear essas dificuldades, então, o ideal é que o Rio Grande do Norte crise seu próprio mecanismo para controlar e coibir essas violações”, destacou Souza.

Garibaldi: transição na troca de prefeito, governador e presidente da República

garibaldi_ccj
Plenário do Senado aprovou na noite desta terça-feira (30) projeto do senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) que regulamenta a transição administrativa dos Poderes Executivos da União, Estados, Distrito Federal e municípios. O PLS 55/2017 – Complementar (que teve como relator na Comissão de Assuntos Econômicos o senador Garibaldi Filho) prevê, no âmbito da Lei de Responsabilidade Fiscal, a criação de comitê de transição de governo a cada troca de presidente da República, governador e prefeito. Foram 57 votos favoráveis e duas abstenções. A matéria será analisada pela Câmara dos Deputados.
A transição democrática entre governos, de preferência mediante a formação de comitês de transição, deve ser sempre desenvolvida entre os que concluem seus mandatos e os recém-eleitos. Uma boa transição deve preparar o caminho de quem está chegando, para que a continuidade do serviço público não seja prejudicada pela mudança. A boa transição também deve impedir que o candidato eleito tenha surpresas desagradáveis quando assumir o cargo”, opinou Garibaldi Filho.

Supremo autoriza PF a interrogar Michel Temer

brasil-temer-cdes-20170307-001

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin autorizou nesta terça-feira (30) a Polícia Federal (PF) a tomar o depoimento do presidente Michel Temer. De acordo com a decisão, Temer deverá depor por escrito e terá 24 horas para responder aos questionamentos dos delegados após receber as perguntas sobre as citações nos depoimentos de delação da JBS.

Presidentes das Câmaras Municipais de Apodi e Caraúbas são empossados coordenadores da FECAM-RN

Coordenadores regionais Fecam-RN (2)

A Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte (FECAM-RN) empossou nesta terça-feira (30) os novos coordenadores de polos regionais da entidade. A ideia é que cada parlamento possa discutir os problemas comuns as suas cidades e definam soluções conjuntas. A solenidade de posse foi comandada pelo presidente da FECAM-RN, vereador Raniere Barbosa (PDT).
A ideia é descentralizar a participação da FECAM-RN, permitindo que a população esteja mais próxima da entidade e, principalmente, que a instituição possa colaborar de maneira efetiva na busca por melhorias para a sociedade e para a atuação dos vereadores nas suas respectivas casas legislativas”, disse Raniere Barbosa.
coordenador regional da FECAM-RN, empossado nesta terça-feira (30) para a região Oeste, vereador Genivan Aires da Costa – Pres. Câmara de Apodi, e para a região do Médio Oeste, o vereador Josivan Fernandes de Amorim – Pres. Câmara de Caraúbas.


terça-feira, 30 de maio de 2017

Felipe Guerra: Câmara Municipal FILIARÁ a UVERN todos os vereadores.


A Câmara Municipal de Felipe Guerra, município do Médio Oeste Potiguar, realizou na noite desta terça-feira (30), as 19:00 horas, mais uma sessão ordinária, com a participação da sociedade no plenário e nas redes sócias (Facebook/ou Whatssap).

No plenário da Casa legislativa, o coordenador da União dos Vereadores no RN-UVERN, vereador Ubiracy Pascoal(PR) falou das vantagens que o legislativo pode adquirir com a filiação de todos os parlamentares. O presidente da Câmara Municipal, vereador Pedro Cabral (SSD) submeteu na ordem do dia; a resolução para filiação de todos os vereadores a UVERN, o plenário com sua soberania, foi unanime, e aprovou a matéria. 

TODOS OS VEREADORES PRESENTES.

George pede inclusão de projeto para reformar UERN

quadro de George

O deputado estadual George Soares (PR) enviou ofício, nesta terça-feira (30), ao secretário extraordinário de gestão de projetos e metas do RN, Vágner Araújo, com o projeto de reforma da infraestrutura física do Campus da UERN em Assu, pedindo sua inclusão no Programa Governo Cidadão.
Segundo o documento, o projeto foi enviado ao gabinete do parlamentar pela direção do Campus, para que a estrutura que abriga a instituição seja ampliada com Centro de convivência, novos vestiários, elevador, sala de inclusão, sala de xerox, cantina e novas salas de aula para o curso de direito, que deve ser implantado no próximo ano e também fez parte dos pleitos do deputado George, na Assembleia do Estado.
“Quando se trata da UERN, nosso mandato está sempre a disposição, um Campus maior certamente atenderá melhor as necessidades dos nossos estudantes e dos profissionais que fazem a Universidade Estadual em Assu,” afirmou o George Soares.

Setor têxtil cresce e movimenta quase R$ 4,7 bilhões no RN

IMG_4406

Uma das principais bases econômicas do Rio Grande do Norte, os setores têxtil e de confecções evoluíram nos últimos cinco anos e a produção atingiu em 2015 o ápice de 89 mil toneladas. Isso representa um volume de R$ 4,7 bilhões que são negociados a cada ano. Essa cadeia produtiva agrega 574 empresas, que empregam 46 mil pessoas, sendo a maioria – 39 mil – absorvida por aquelas de porte industrial.

Delatores da JBS afirmam ter dado R$ 100 mi para campanha de Aécio em 2014

aecio2

Os delatores da JBS confessaram ter aberto um caixa de R$ 40 milhões para a compra de apoio político à campanha de Aécio Neves (PSDB-MG) à Presidência da República, em 2014, a pedido do tucano.
Os valores teriam sido pagos por meio de doações oficiais – classificadas, mesmo assim, como “propinas”, pelos executivos do grupo – e de notas fiscais frias de empresas indicadas pelos dirigentes partidários, segundo a delação. Outros R$ 60 milhões teriam sido destinados somente à campanha individual do senador afastado.

PT prega boicote a eleição indireta, mas pode ter ‘anticandidato’

IMG_4316

Mais de três décadas depois, o PT ensaia um novo boicote às eleições presidenciais indiretas pelo Congresso Nacional, a alternativa mais provável hoje para definir o sucessor de Michel Temer (PMDB) caso ele não resista ao turbilhão provocado pelas delações de Joesley Batista e outros executivos do grupo JBS e deixe o cargo.
Em 1985, o partido, que havia sido fundado quatro anos antes, decidiu não apoiar Tancredo Neves, então no PMDB, e candidato da oposição para enfrentar Paulo Maluf, então no PDS, o partido sucessor da Arena, grupo político que sustentou a ditadura militar. Naquela época, o PT havia participado ativamente da campanha pelas “Diretas Já” e considerava ilegítima a escolha do primeiro presidente civil, depois de duas décadas de ditadura militar, de forma indireta, ou seja, por deputados e senadores, e não pelo voto popular. Três dos oito deputados da bancada petista (Bete Mendes, José Eudes e Airton Soares) contrariaram a orientação partidária e acabaram expulsos da legenda. Tancredo foi eleito com 480 votos.

Robinson se reúne em Brasília com Rodrigo Maia

rob hoj em
Os governadores dos 27 estados brasileiros e do Distrito Federal se reuniram, na tarde desta quarta-feira, 30, com o presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia, em Brasília. O encontro aconteceu logo após ter sido instituído um Fórum de todos os governadores do Brasil, no qual foram discutidos pontos comuns às unidades federativas, como situação financeira e a necessidade de realizar uma reforma tributária.
O governador Robinson Faria, um dos condutores deste movimento de mobilização dos estados, explicou que a reunião tratou prioritariamente de medidas parlamentares e interlocução com a área econômica do Governo Federal para uma agenda de ajuda às unidades federativas. “Este encontro foi de grande importância para que, com medidas efetivas e pensadas conjuntamente, consigamos enfrentar esta crise econômica que afeta os estados”, destacou.

Maternidade inicia atendimentos em Apodi

atendimento

Já foi iniciado uma série de atendimentos médicos destinados às mulheres e crianças do município de Apodi. Os serviços estão sendo oferecidos na Maternidade Claudina Pinto através de uma parceria com a Prefeitura Municipal.
Ao todo, são pelo menos quatro tipos de atendimentos diferentes, incluindo pediátricos e ginecológicos. “Nós propusemos essa parceria, junto ao prefeito Alan Silveira, por que vimos a necessidade dessas consultas no nosso município”, destacou a diretora da maternidade, Ítala Sena.
Além das consultas pediátricas e ginecológicas, que acontece nas quartas e quintas-feiras, respectivamente, a unidade oferece ainda cirurgias obstetrícias, consultas livres para gestantes e acompanhamento de pré-natal. Os profissionais médicos são pagos pela prefeitura e a estrutura necessária é cedida pela maternidade.

MPF fecha delação que pode derrubar Lula

O Ministério Público Federal acaba de fechar um acordo de leniência com João Alberto Lovera, ex-gerente administrativo e financeiro da Odebrecht. Ele trabalhou por 31 anos na empreiteira.
Segundo o órgão, Lovera pretende relatar fatos supostamente criminosos relacionados à aquisição do terreno do Instituto Lula.
Lovera afirma que visitou o terreno em julho de 2011 acompanhado de Lula, a ex-primeira-dama Marisa Letícia e Paulo Okamotto.
Radar On-Line

Anatel deverá bloquear os celulares que não tenham certificação

celular_internet

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) poderá bloquear os celulares que não tenham certificação. A proposta apresentada pela área técnica da Anatel já foi aprovada em reunião administrativa da agência, mas deve passar pelo Conselho Diretor e ainda pode sofrer mudanças.
Antes de bloquear os celulares, as operadoras deverão avisar os clientes que têm aparelhos não regularizados e, somente, após 75 dias poderão bloqueá-los. A previsão é de que as empresascomecem a mandar mensagens com avisos para os usuários a partir do dia 30 de julho, mas pode haver um adiamento no início da implantação do sistema.

segunda-feira, 29 de maio de 2017

SINTRAF-FG e UVERN na reunião de atuação do Fórum das Águas do São Francisco.


Na região do Alto Oeste do estado do Rio Grande do Norte, no município de Pau dos Ferros, em reunião de atuação do Fórum das Águas do São Francisco no auditório da CAMEAM/UERN, esteve participando representando o mandato parlamentar de Fátima Bezerra; Caramuru, Coordenador da UVERN; Ver. Ubiracy Pascoal, Diretora da UERN; Josenney, Presidente da OAB/Oeste, Lidiana; FETRAF/RN(regional); ver. Zezé; vários SINTRAFs; Associações, e vereadores do médio e alto oeste potiguar.


O município de Felipe Guerra, esteve representado pelo SINTRAF-FG, nas pessoas de Francisco Antônio e Francisco Ronaldo e pelo o vereador e Coordenador da UVERN, Ubiracy Pascoal. 

Coordenador da UVERN, Ver. Ubiracy Pascoal

"A Falta de congressistas inovadores e idealizadores em Brasília, fazem nós potiguares sofrerem essa e outras perdas. já perdemos muita obra, muito investimento, muito emprego e renda para nossa gente por falta de representantes autênticos." falou o Coordenador da UVERN, Vereador Ubiracy Pascoal.


  

Alagoas tem mais de 3 mil famílias desabrigadas

moradores_do_santo_amaro_que_ainda_se_arriscam_para_buscar_objetos_em_suas_casas..2

O número de famílias desabrigadas ou desalojadas por causa dos danos causados pelas chuvas subiu para 3.204 em 18 municípios, segundo o último boletim divulgado pela Defesa Civil de Alagoas nesta segunda-feira (29).
Ao todo, 22 municípios foram afetados, mas em 4 deles não há registro de famílias que tiveram que deixar as casas. Os estragos no estado se intensificaram na madrugada de sábado (27), quando 4 pessoas morreram em deslizamentos de barreira na capital.
Segundo a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), 17 prefeituras decretaram situação de emergência, mas o governo do estado só reconhece os de Maceió, Marechal Deodoro, Pilar e Rio Largo. Os demais estavam em processo de validação até o início desta tarde.

Assembleia Legislativa interioriza debates para ampliar participação da sociedade

c1897259-4b62-450f-b945-73b736469f7b

Com o propósito de interiorizar os debates e ampliar a participação popular, a Assembleia Legislativa tem realizado com cada vez mais frequência audiências públicas no interior do Rio Grande do Norte. Na última sexta-feira (26), Mossoró foi cenário, pela segunda vez desde 2015, de uma discussão proposta pelo legislativo estadual. Parnamirim, Areia Branca, Assú e Patu também já sediaram audiências. Baraúna é o próximo destino da Casa.
A dinâmica desses debates itinerantes permite a discussão de problemas in loco, ampliando o diálogo entre o Poder Legislativo e a sociedade, com os deputados estaduais se deslocando e indo ao encontro das pessoas, para ouvir as suas considerações e sugestões”, justifica o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB).
As audiências públicas são convocadas pelos deputados estaduais a qualquer tempo na Assembleia Legislativa, para discutir as mais diversas questões que pautam o cotidiano dos potiguares, seja pelo impacto coletivo ou pela contemporaneidade dos mesmos. Agora, os debates deixaram de acontecer apenas no espaço físico da sede do parlamento e passaram a ser realizadas com mais regularidade em diferentes municípios do Estado.

Vice-prefeita de Cruzeta, Isa Carneiro assina ficha do PSDB

isa cruzeta
A jovem vice-prefeita Isa Carneiro, de Cruzeta, agora reforça o time do PSDB no Seridó. Ela prestigiou a convenção do partido no Hotel Holiday Inn Natal, onde o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza, tomou como presidente estadual do partido no Rio Grande do Norte. O prefeito José Sally (PSD) também é aliado de Ezequiel em Cruzeta.
Isa Carneiro além de Membro do Diretório Estadual foi eleita como vice-presidente da Juventude do PSDB no Estado. Em Cruzeta, a presidente da Câmara Municipal, vereadora Mônica Medeiros, que também integra o PSDB foi eleita Coordenadora da Representação do Legislativo, na Secretaria das Mulheres do partido no Estado. Mônica ainda integra o Conselho de Ética e Disciplina do Diretório Estadual do PSDB.

Para base aliada do governo, reformas independem de Temer

IMG_4273
Ainda engolfado pela crise política que o atingiu em cheio desde que veio à tona a delação da JBS, o presidente Michel Temer viu na última semana sua base aliada no Congresso dar andamento à pauta legislativa, apesar de muita confusão e pedidos de renúncia.
A reportagem do Jornal O Globo procurou os líderes dos partidos da base e o tom geral é claro: em sua maioria, há apoio às pautas do governo, especialmente às reformas trabalhista e da Previdência, mas os mesmos pontuam que isto independe da permanência de Temer no cargo. De forma geral, há cautela em relação à continuidade do governo e ao julgamento da chapa presidencial marcado para o próximo dia 6 de junho, que pode selar o destino de Temer no poder.

Retomada das obras do Minha Casa Minha Vida é anunciada pelo Governo Federal

IMG_4275
As obras para a construção de 2.600 unidades habitacionais da Faixa 1 do Programa Minha Casa Minha Vida serão retomadas em todo o Brasil. O anúncio foi feito pelo ministro das Cidades, Bruno Araújo. Serão aplicados mais de R$ 200 milhões em recursos.

Chuva com muitos raios em Mossoró

Dezenas de raios atingiram o solo de Mossoró neste domingo (28). A forte chuva que caiu na cidade nesta noite começou por volta das 17h30 e durou aproximadamente 60 minutos. Ruas e avenidas ficaram alagadas por conta do temporal.
Os registros foram feitos pelo designer Israel Sousa e mostram vários raios atingindo a cidade. Os maiores relatos de quedas de raios aconteceram no Grande Alto de São Manoel.
No bairro Urick Graff, um transformador localizado próximo ao Instituto ´Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) acabou sendo danificado e deixou parte da região sem energia elétrica.
Quedas de arvores também foram registradas nos bairros Santo Antônio e Abolições.
Voos que normalmente cruzam os céus de Mossoró durante a noite, com destino à vários países da Europa e dos Estados Unidos, tiveram que desviar as suas rotas por conta da tempestade.
Por Ismael Sousa

Joesley Batista bem ativo. Menino besta!

joesley
Enquanto o irmão mais novo flanava pelos EUA, Joesley Batista (foto) rodava os bancos brasileiros na semana passada. Garantiu que o grupo não está insolúvel. Comunicou oficialmente que vai vender ativos.
E pediu para rolar as dívidas de curto prazo de suas empresas.
Nestas conversas, Wesley confirmou que está botando à venda a Alpargatas, a Eldorado Celulose e a Vigor — para esta, aliás, já mandou Bradesco e Santander a fim de arranjar compradores.
A J&F vai passar para frente também o Canal Rural.
O Globo

domingo, 28 de maio de 2017

Temporais e mortes levam Temer a Alagoas

alagoas
O presidente Michel Temer cancelou a agenda de reuniões previstas para este domingo (28), em Brasília-DF, e desembarcou em Maceió-AL, para acompanhar a situação de emergência e calamidade por que passa o Estado de Alagoas e sua capital, após os últimos três dias de temporais que provocaram quatro mortes em deslizamentos de barreiras sobre casas de grotas da periferia. Já são quase mil famílias desabrigadas em Alagoas. E o presidente também visitará o Estado de Pernambuco, cujo governador Paulo Câmara (PSB), decretou estado de calamidade em 13 municípios da região da Mata Sul.
Após passarem o dia visitando as áreas atingidas e atendendo vítimas em áreas de risco, o governador Renan Filho (PMDB) e o prefeito Rui Palmeira (PSDB) recepcionaram Temer e sua comitiva, que desembarcaram às 16h40 no Aeroporto Zumbi dos Palmares.
A previsão é que, após debater medidas para o socorro às vítimas e reparos dos prejuízos aos municípios, Temer siga para Pernambuco, onde também há municípios atingidos pelas chuvas.
Uma reunião com ministros e autoridades locais para decidem quais ações do governo federal poderão ser tomadas para auxiliar os municípios atingidos pelas chuvas. Após chamado do prefeito de Maceió, a Defesa Civil Nacional já enviou técnicos a Alagoas, para auxiliar o trabalho das autoridades locais.E o governador decretou situação de emergência em Maceió e Marechal Deodoro. E avalia estender a medida para outros municípios.
Em maio, foram registrados 567,6 mm de chuva, em Maceió; 48,5% a mais que os 382,2 mm esperados. Este é o maio mais chuvoso em Maceió desde 2010.
Em Maceió, morreram duas mulheres, um homem e uma criança, vítimas de soterramentos. Ontem (27), o prefeito Rui Palmeira decretou situação de emergência e estado de calamidade pública.
O governador Paulo Câmara deve se reunir com Temer no Palácio Campo das princesas. E prevê a chegada de Temer a Pernambuco para às 19h.
Diário do Poder

Governador de Pernambuco decreta estado de calamidade em 13 municípios

IMG_4271
O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), anunciou, neste domingo (28), estado de calamidade em 13 municípios por conta das fortes chuvas que castigam o Agreste e Zona da Mata Sul. As cidades são: Rio Formoso, Ribeirão, Água Preta, Palmares, Catende, Maraial, Belém de Maraial, barreiros, Amaraji, Barra de Guabiraba, São Benedito do Sul, Cortês e Jaqueira.
Até o momento, Pernambuco registra 5 mil desabrigados. O governo do estado já considerada essa a pior chuva desde a de 2010, que assolou cidades como Barreiros.

Chuvas fortes deixam mortos e desabrigados em Pernambuco e Alagoas

IMG_4288
As fortes chuvas que atingiram os estados de Pernambuco e Alagoas nos últimos dias já causaram mortes, desabamentos e muito prejuízos. O governo de Pernambuco decretou estado de calamidade em 13 municípios da Zona da Mata Sul. Em Alagoas, o governador Renan Filho decretou situação de emergência na capital, Maceió e no município de Marechal Deodoro, na região Metropolitana. Em entrevista coletiva na tarde de hoje, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), anunciou que o presidente da República, Michel Temer, virá aos dois estados nas próximas horas.
Em Pernambuco, a Defesa Civil confirmou a notificação duas mortes e um desaparecimento no Agreste do Estado. Os óbitos aconteceram no município de em Lagoa dos Gatos. A notificação do desaparecimento de um jovem aconteceu em Caruaru. Ainda segundo a Defesa Civil, cerca de cinco mil pessoas estão desalojadas no estado. Nos últimos dois dias, segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima, choveu 140 milímetros.

Zenaide Maia na Romaria em Patu

zenaide romaria
A deputada federal Zenaide Maia participou, na manhã deste domingo (28), da 9ª Romaria do Terço dos Homens ao Santuário do Lima, em Patu. A programação teve início às 6h30, quando a imagem de Nossa Senhora foi introduzida no ambiente pelas mãos dos fiéis, que participavam do café da manhã comunitário.
Em seguida, centena de romeiros seguiu em caminhada pelas ruas da cidade até a Serra do Lima, encerrando com missa celebrada pelo Bispo Mariano Manzana.
“Hoje a violência, em sua maioria, é pela intolerância e a falta de Fé. O Terço dos Homens abre espaço para oração, e ensina a ter amor ao próximo. Participar desse momento é um grande privilégio”, disse a deputada.
A deputada Zenaide Maia estava ao lado do ex-vereador de Mossoró Nacizio e seguiu todo o percurso até a subida da serra ao lado do mar azul de romeiros.

Benes Leocádio troca o PMDB pelo PSDB

O presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN) Benes Leocádio deixou o PMDB.
Agora é do PSDB. Assinou ficha ontem.
Assumiu a secretaria-geral do PSDB no Rio Grande do Norte.

A trajetória da transexual nordestina que encantou o mundo da moda

vogue
A cerca de 31,5 km da capital do Ceará, Fortaleza, o município litorâneo de Aquiraz conta com pouco mais de 78 mil habitantes. Em Paris, do outro lado do oceano, uma cidadã nascida e criada nesta pequena cidade nordestina entrou para a história como a primeira transexual a estampar a capa da revista de moda mais conceituada do mundo, a Vogue Paris. A trajetória bem-sucedida de Valentina Sampaio, de apenas 20 anos, vai na contramão do destino malfadado de parte das pessoas LGBTT no Brasil: apenas em 2016, foram cerca de 340 mortes motivadas por preconceito, de acordo com levantamento divulgado pelo Grupo Gay da Bahia, número recorde na história do país.
Ela, contudo, driblou as estatísticas e agora se junta a nomes como Carol Marra, Lea T. e Carmem Carrera na representação de uma nova voz para aqueles cujas oportunidades geralmente são relegadas ao descaso. “Eu já fui alvo de preconceito, mas isso não me derrubou. Segui em frente e procurei ser mais forte do que ele. Eu diria que todos precisam ter força porque a situação das trans é difícil e delicada. Muitas vezes não temos voz”, avalia a modelo. “Vi comentários preconceituosos logo depois das primeiras reportagens começarem a sair, mas procuro não me abalar com isso. Me preocupo em absorver as coisas boas”, completa.