sábado, 24 de junho de 2017

Frente Parlamentar da Agricultura Familiar se reúne nesta segunda-feira

os tres agora são
A Frente Parlamentar da Apoio à Agricultura Familiar da Assembleia Legislativa, fórum que conta com a participação de legisladores estaduais e entidades ligadas ao setor com o objetivo de atuar em favor do desenvolvimento da atividade no Rio Grande do Norte, promove nova reunião nesta segunda-feira (26), às 9h, na sede da Emater, em Natal. A Frente da Agricultura é composta pelos deputados Souza (PHS), que preside o grupo, Fernando Mineiro (PT), George Soares (PR) e Gustavo Carvalho (PSDB).
“A Frente Parlamentar da Agricultura Familiar é um espaço para articularmos as ações dos diversos órgãos voltados para o setor e que visa promover a discussão, elaboração e aplicação de políticas públicas para o fomento da atividade agrícola no Estado, priorizando a agricultura familiar”, explica Souza.

Fachin nega crise e afirma: “Não se pode demonizar a política”

IMG_6014

Relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Edson Fachin afirmou nesta sexta-feira (23/6) que “não há que se falar” em crise institucional no Brasil. Na avaliação do magistrado — também responsável pela relatoria da delação da JBS, que atingiu o presidente Michel Temer (PMDB) e o senador afastado Aécio Neves (PSDB-MG) —, o sistema penal punitivo não será a “resposta de todos os males”. Ele salientou ainda que não se pode “demonizar a política”.

Com Setembro Verde, projeto de Márcia Maia, RN terá mês dedicado à pessoa com deficiência

marcia agora

Com a aprovação, esta semana, do projeto de lei da deputada Márcia Maia (PSDB) que cria o Setembro Verde, o Rio Grande do Norte terá um mês dedicado às ações e ampliação dos debates e promoção da conscientização sobre a inclusão da pessoa com deficiência na sociedade. De acordo com números divulgados pela Organização das Nações Unidas (ONU), ter alguma deficiência aumenta o custo de vida em cerca de um terço da renda, em média. Apenas 45% (meninos) e 32% (meninas) de pessoas com deficiência escolar concluem o primário em países em desenvolvimento, como o Brasil.
“Diante dos números e da realidade, torna-se fundamental debater e dar ainda mais visibilidade ao tema, ressaltar a importância do respeito às diferenças, garantir os direitos dessa parcela da população”, afirma a deputada. Para Márcia Maia, é urgente a luta para mudar a cultura da sociedade a fim de que a pessoa com deficiência seja vista como qualquer outra, com habilidade, capacidade, potencial, direito à acessibilidade, igualdade de oportunidades e sem preconceito, para a construção de uma comunidade mais inclusiva e solidária.
Entre as pessoas mais pobres do mundo, 20% têm algum tipo de deficiência. Cerca de 30% dos meninos ou meninas de rua têm algum tipo de deficiência, e nos países em desenvolvimento 90% das crianças com deficiência não frequentam a escola.
O Rio Grande do Norte é um dos estados brasileiros com o maior índice de pessoas com um ou mais tipos de deficiência. No total, segundo último levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), são mais de 880 mil potiguares portadores de ao menos uma deficiência. O índice corresponde a 27,8% do total da população. O estado está, ainda, entre os 10 estados do país com o maior número de pessoas com deficiência em situação de miséria.

Comissão aprova projeto de Rafael Motta para pessoas com deficiência

rafael_motta
A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, da Câmara dos Deputados, aprovou o projeto do deputado federal Rafael Motta (PSB), que estabelece a dispensa de licitação para a contratação de fundações e associações sem fins lucrativos de pessoas com deficiência. A proposta tem objetivo de ampliar as oportunidades de trabalho e inclusão social para deficientes.
“A intenção desse projeto é facilitar essa contratação e, consequentemente, promover a inclusão social, mostrando que essas pessoas têm sim condições de desempenhar algumas funções públicas com muita qualidade, como já ocorre em diversas instituições,inclusive, aqui na Câmara dos Deputados e na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte”, explicou Rafael Motta.
O projeto de lei, identificado pelo número 4810/16, altera a Lei de Licitações (8.666/93). Hoje, essa norma assegura a dispensa apenas às associações de pessoas com deficiência física. Mas com o projeto, a medida é ampliada para outros casos de deficiência. Pela proposta, o preço do serviço deverá ser compatível com o praticado no mercado.

Gustavo Carvalho faz homenagem à ex-governadora Wilma de Faria

gustavo vcar

Em pronunciamento na Assembleia Legislativa, na manhã de quarta-feira (21), o deputado estadual Gustavo Carvalho (PSDB) homenageou a ex-governadora Wilma de Faria, falecida na semana passada (15). O parlamentar destacou momentos da história política que compartilhou com a mulher que foi a primeira deputada federal do RN, primeira prefeita de Natal e primeira governadora.
Tive com dona Wilma uma convivência de muito tempo. Sou grato em todos os momentos aos ensinamentos e incentivo que me foi dado por ela”, agradeceu. Gustavo Carvalho ressaltou o perfil corajoso, que rendeu o apelido de “guerreira” a Wilma de Faria. “Conheci dona Wilma em 1985 quando ela disputava o primeiro mandato como prefeita de Natal. Naquele ano, não havia uma pessoa, que de forma destemida assumisse a candidatura para enfrentar um deputado respeitável: o hoje senador Garibaldi Alves Filho. E foi ali, o primeiro de muitos atos de coragem de Wilma de Faria”, narrou.
Em aparte, a deputada Márcia Maia (PSDB) e filha da ex-governadora, agradeceu a homenagem e reiterou a importância política e o potencial para auxiliar as pessoas de Wilma de Faria.
O presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, deputado Ezequiel Ferreira, protocolou na manhã desta terça-feira (20), moção de pesar pelo falecimento da ex-governadora Wilma de Faria. A moção foi lida em plenário e, na sequência, a deputada Márcia Maia homenageou a mãe com discurso aparteado por vários deputados.

Perícia da PF conclui que aúdio da conversa entre Temer e Joesley não sofreu edição


O laudo da perícia da Polícia Federal que analisou as gravações da conversa entre o empresário Joesley Batista, dono da empresa JBS, e o presidente Michel Temer e os gravadores usados pelo empresário aponta que não houve edição de conteúdo, ou seja, não houve manipulação nos diálogos.
A informação foi confirmada por duas fontes envolvidas na investigação. A perícia oficial contesta a perícia contratada pela defesa de Michel Temer, do perito Ricardo Molina, que apontou entre 50 e 60 “pontos de obscuridade” e “mascaramentos” na gravação.

sexta-feira, 23 de junho de 2017

Michel Temer pediu ‘comissão’ de R$ 20 milhões, diz Funaro

temer cara

O corretor Lúcio Bolonha Funaro disse, em depoimento à Polícia Federal, que o presidente Michel Temer fez uma “orientação/pedido” para que uma “comissão” de R$ 20 milhões proveniente de duas operações do Fundo de Investimento do FGTS fosse encaminhada para a sua campanha presidencial de 2014 e, também, para a de Gabriel Chalita à Prefeitura de São Paulo, em 2012. As operações no FGTS eram relacionadas às empresas LLX e BRVias e são investigadas na Operação Sépsis, na qual Funaro foi preso, em julho de 2016.
O depoimento de Funaro, prestado no dia 14 deste mês, foi anexado ao relatório parcial do inquérito que investiga Temer por suposta prática de corrupção passiva, obstrução de Justiça e organização criminosa, enviado anteontem pela PF ao Supremo Tribunal Federal. O corretor afirmou que ouviu do deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) que havia “conhecimento do presidente Michel Temer a respeito da propina sobre o contrato das plataformas entre a Petrobrás Internacional e o Grupo Odebrecht”. Em seu relato, o corretor citou ainda repasses para dois aliados de Temer, o ministro Moreira Franco (Secretaria-Geral da Presidência) e o ex-ministro Geddel Vieira Lima.

Ex-aluno do Campus da UERN de Assú participa do programa de Fátima Bernardes nesta sexta

thumbnail_13394137_906781102764542_3956550384240353476_n

Egresso do curso de Geografia do Campus Avançado Prefeito Walter de Sá Leitão (CAWSL/UERN) em Assú, o professor Welesson Almeida participa nesta sexta-feira, 23, do programa “Encontro com Fátima Bernardes”, da Rede Globo.
A história de Welesson Almeida é um exemplo de superação e sucesso para muitos estudantes. Filho de agricultores, ele nasceu na comunidade rural “Ave Maria”, no município de Santana do Matos (RN).
Sua trajetória escolar foi marcada por obstáculos e muita vontade de estudar. Por muito tempo, para chegar à escola, ele acordava cedo, caminhava por cerca de 3 quilômetros até alcançar o ponto mais próximo da estrada e, somente assim, conseguia continuar a caminhada por outros 40 quilômetros em um transporte do tipo “pau de arara”.
Em 2012, Welesson ingressou na UERN e, em 2016, com apenas 21 anos, foi aprovado em concurso público para professor na rede estadual de ensino do RN, tornando-se o professor mais jovem da rede de ensino de Assú. A história inspiradora de Welesson será abordada no programa de Fátima Bernardes, da Rede Globo, nesta sexta-feira, 23 de junho.

Avião que levava Gilmar Mendes ao Pará sofre pane e volta a Brasília

0fed868c08
O avião em que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes viajava na noite desta quinta-feira sofreu uma pane e precisou voltar a Brasília. O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estava em uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) que voltou ao aeroporto de onde decolou assim que os pilotos identificaram a falha técnica.
A FAB não detalhou a pane. Segundo o portal “Poder 360”, o avião decolou de Brasília às 18h45m com destino a Belém, no Pará, onde Gilmar Mendes visitaria o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do estado. A aeronave retornou à capital federal e pousou às 19h45m, por conta da falha técnica. Segundo a Força Aérea, a segunça dos passageiros não foi ameaçada.

Larissa requer restaurante popular para bairro Belo Horizonte em Mossoró

larissa quer
Por considerar que o restaurante popular é uma política de segurança alimentar e nutricional de extrema importância para a população de menor poder aquisitivo, a deputada Larissa Rosado (PSB) solicitou do governo do Estado a instalação de uma unidade no bairro Belo Horizonte, na cidade de Mossoró, no Oeste do Estado.
“Embora Mossoró já conte com restaurantes populares, a cidade ainda não está totalmente assistida pelo programa. É importante a abertura de uma unidade naquele bairro em decorrência de sua alta concentração populacional” justifica a deputada Larissa.
Ela destacou o perfil de sua população, formada, majoritariamente, por trabalhadores formais e informais de baixa renda, desempregados, estudantes, aposentados e famílias em situação de risco de insegurança alimentar.

Garibaldi e Walter se reúnem com Carlos Eduardo e informam liberação de recursos do Ministério das Cidades

O senador Garibaldi Alves cumpriu agenda em Natal, nesta quinta-feira (22), ao lado do deputado federal Walter Alves. No fim da tarde, em reunião com prefeito Carlos Eduardo, foi confirmada a liberação do repasse no valor de R$ 2 milhões do Ministério das Cidades à Prefeitura de Natal.
A aprovação dos recursos contou com o apoio do senador e do deputado. Esse valor será repassado para os cofres da Prefeitura, que poderá utilizar em obras estruturantes da cidade. “Ficamos felizes em trazer boas notícias à população de Natal, por meio do prefeito. Ele nos informou que os recursos dizem respeito a diversos projetos de infraestrutura, que serão revertidos em melhor qualidade de vida ao natalense”, disse Garibaldi.
Na parte da manhã, o senador recebeu uma comissão de analistas de infraestrutura, ligados a órgãos da União, que estão com as carreiras sendo regulamentadas por meio da Medida Provisória 765.
A comissão composta por analistas da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Departamento Nacional de Infraestrutura dos Transportes (DNIT), Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) e Patrimônio da União, entregaram um ofício solicitando apoio do senador Gariballdi na modificação de artigos que tratam das atribuições da carreira.

quinta-feira, 22 de junho de 2017

Felipe Guerra: Vereador "Djalma Júnior " participa da "Caravana das Águas".


O vereador do município de Felipe Guerra, Djalma Laurindo da Silva Junior, conhecido como "Djalminha" participou nesta terça-feira (20), de audiência publica realizada na UERN da cidade de Pau dos Ferros/RN. Ele estava acompanhado dos demais edis, Ubiracy Pascoal, Ronaldo Pascoal, Pedro Cabral, Janio Barra, Genison Nogueira, e Max Morais.
f549ec41-15b2-41b6-b301-35f28eabef0b
Marcaram presença, mais de 50 municípios; com suas entidades representativas, como: Prefeituras municipais, Câmaras Municipais, A UERN; OAB/RN; CDL; UVERN; MARÇONARIA; IGREJA CATÓLICA; SINTRAFs; STRs; ASSOCIAÇÕES; COPERATIVAS FAMILIARES; entre outros.  
Em audiência, o parlamentar ao lado da presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo, senadora Fátima Bezerra, recebeu do ministro da Integração, Helder Barbalho, informação que as obras do eixo norte da transposição do Rio São Francisco vão recomeçar na próxima segunda-feira, quando serão instalados os canteiros de obras.
O ministro estimou a entrega da obra já para o início de 2018. Ele elogiou a iniciativa da CDR de realizar a Caravana das Águas, que teve um importante papel de sensibilizar o Judiciário.

Deputados querem garantia de investimentos em pesquisas científicas no Rio Grande do Norte

0797db4d-e661-44b6-85dc-2b5628e4ad7f
A falta de investimentos no desenvolvimento de pesquisas na área de ciência e tecnologia foi tema de discussão na tarde desta quinta-feira (22), na Assembleia Legislativa. O debate teve como ponto central a situação da Fundação de Apoio à Pesquisa do RN (Fapern), que sofre com a falta de recursos para fomentar a produção científica no estado. O deputado Fernando Mineiro (PT), que propôs o debate, e os deputados Hermano Morais (PMDB) e Cristiane Dantas (PCdoB) cobraram a garantia de investimentos para a área.
A importância do desenvolvimento de pesquisas no Rio Grande do Norte foi ressaltada por diversos professores e gestores de instituições de ensino do Rio Grande do Norte. O principal problema para o desenvolvimento da ações de inovação no estado, segundo os participantes, é a falta de investimentos na área. A Fapern, apesar de ter uma previsão orçamentária para 2017, somente 3% do que estava na Lei Orçamentária Anual teria sido efetivamente repassado à Fapern. Por esse motivo, representantes da instituição e unidades de ensino pediram a colaboração dos deputados.
O diretor-presidente da Fapern, Uilame Umbelino Gomes, enalteceu a importância da pesquisa para a produção de riqueza no estado e para a competitividade com outros estados os países. Para ele, é necessário que se apoie as boas ideias e se crie um ambiente favorável à produção científica.

Câmara aprova fim de multa para quem esquecer carteira de habilitação

sem multa
CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) aprovou nesta quarta-feira (21) o fim das multas ao motorista que não estiver com a carteira de habilitação ou a licença do veículo no momento da abordagem. Aprovado em caráter conclusivo, o projeto segue direto para o Senado, caso não haja recurso para análise do plenário da Câmara.
O projeto, de autoria da ex-deputada Sandra Rosado e da deputada Keiko Ota (PSB-SP), altera o Código de Trânsito Brasileiro e determina que, na ausência dos documentos, o agente de trânsito obtenha as informações por meio de consulta a banco de dados oficial.
Quando não for possível a consulta online das informações do veículo ou do condutor, o motorista terá até 30 dias para levar o documento ao órgão de trânsito responsável pela autuação. Com isso, o auto de infração será cancelado e o motorista não terá pontos computados em sua carteira.

MP ajuíza ação para coibir fraudes a turistas

Turistas de todo o Brasil que visitam a cidade de Natal estão sendo coagidos por uma empresa a comprar um suposto pacote de férias quando, na verdade, adquirem uma fração de imóvel no distrito de Pium, em Parnamirim, sem que tomem sequer conhecimento.
Com o objetivo de suspender esta prática ilegal, o Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte (MPRN), por meio da Promotoria de Defesa do Consumidor, ajuizou Ação Civil Pública com pedido de liminar contra a empresa, por prática abusiva e propaganda enganosa, constatada por meio das provas colhidas em denúncias recebidas pelo MPRN e também em investigação no âmbito criminal por meio de inquérito policial junto à Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor.

quarta-feira, 21 de junho de 2017

UVERN na Caravana das Águas em Pau dos Ferros.

f549ec41-15b2-41b6-b301-35f28eabef0b
Após comemorar em Pau dos Ferros a notícia da autorização pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para a retomada das obras do eixo norte do Projeto de Transposição do São Francisco, a Caravana das Águas celebrou outra importante conquista durante a audiência pública em Caicó, no final da tarde desta terça-feira (20): a assinatura no Ministério Nacional da Integração do Projeto Executivo para a conclusão das obras do Eixo Norte.
Com isso, é esperado que dentro de um mês, as obras sejam retomadas pelo consórcio Emsa-Siton. O contrato com os vencedores da licitação, o Consórcio Emsa-Siton, estava suspenso há mais de um ano. A previsão era de que as águas do rio São Francisco corressem pelas estruturas físicas de todo o Eixo Norte e chegassem aos beneficiados ainda neste ano.
Devido o atraso, no entanto, o novo cronograma com base no que foi pensado pelo Ministério da Integração Nacional estima que as primeiras cidades deverão receber as águas do Velho Chico no primeiro semestre de 2018. O Eixo Norte foi projetado para beneficiar mais de 7 milhões de pessoas no Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Paraíba. O valor pactuado é de R$ 516,84 milhões.
A confirmação da retomada as obras foi recebida com otimismo pelos deputados estaduais da Frente Parlamentar da Água presentes no debate. Para Fernando Mineiro (PT), a Caravana das Águas fez surtir alguns dos efeitos esperados pela ação itinerante, mas que ainda é preciso fazer mais.
O resultado concreto com o fim dos entraves judiciais é o reinício do trecho 1. Contudo, é preciso agora mobilizar a Região do Seridó para brigar pelas ações necessárias para que as águas cheguem da Paraíba até aqui”, comentou o parlamentar.
Mais de 50 municípios participaram deste evento; estiveram presente também: A UERN; OAB/RN; CDL; UVERN; MARÇONARIA; IGREJA CATÓLICA; SINTRAFs; STRs; ASSOCIAÇÕES; COPERATIVAS FAMILIARES; entre outros órgãos.  
Representando o município de Felipe Guerra, o prefeito Haroldo Ferreira, o vice-prefeito Salomão Gomes, os vereadores: Djalma Júnior, Ubiracy Pascoal, Ronaldo Pascoal, Pedro Cabral, Max Morais, Jânio Barra, Genilson Nogueira, e os Secretários: Fernando e Luiz Agnaldo.
Para o coordenador da União dos Vereadores do RN-UVERN, vereador da cidade de Felipe guerra,  Ubiracy Pascoal   foi importantíssimo ver o povo potiguar reunido na UERN da cidade de Pau dos Ferros na Manhã desta terça-feira(20).
"As expectativas foram superadas, pois além da notícia da retomada das obras, vimos o compromisso assumido por todas as classes sociais presentes, e não podemos parar, vamos trabalhar com a mesma União para as Audiências  previstas para os municípios de Apodi e Mossoró, pois só iremos poder sossegar quando o Governo colocar no Orçamento da União o Ramal do Oeste". Disse o vereador 


terça-feira, 20 de junho de 2017

Temer: sem citar JBS, pede punição a criminosos

IMG_5672
Na véspera de embarcar para viagem oficial de quatro dias por Rússia e Noruega, e na expectativa de ser denunciado pela PGR (Procuradoria-Geral da República) nos próximos dias, o presidente Michel Temer gravou neste domingo (18) um vídeo em que, sem citar diretamente o empresário Joesley Batista, sócio do grupo J&F, defende punição a quem cometeu crimes.
O vídeo de cerca de quatro minutos divulgado na tarde desta segunda-feira (19) nas redes sociais. Oficialmente, o material aborda a viagem do presidente, que embarca no final da manhã e buscará aprofundar relações comerciais. Segundo pessoas que acompanharam a gravação, Temer fala de encontros com o empresariado e com autoridades europeias e se compromete com as reformas que, segundo o governo, combatem privilégios.

Parlamentares iniciam visitas da Caravana das Águas no RN, PB, PE e CE

A comitiva de deputados estaduais do Rio Grande do Norte, integrantes da bancada federal potiguar e membros do Poder Legislativo dos estados da Paraíba, Pernambuco e Ceará já deu início as atividades da Caravana das Águas. Os parlamentares buscam a retomada das obras do Eixo Norte da transposição do Rio São Francisco, paralisadas em razão de demanda judicial.
Essa caravana é fundamental nesse momento, porque está para ser decidida, no Supremo Tribunal Federal, a retomada das obras de transposição do São Francisco, no Eixo Norte, que são uma alternativa para enfrentar a seca prolongada na nossa região”, explica o deputado Fernando Mineiro (PT), que integra a comitiva.
A programação da manhã desta segunda-feira (19) se concentrou no município de Terra Nova, em Pernambuco. À tarde, as visitas ocorrem em outros municípios que serão beneficiados com as águas do Rio São Francisco: Jati (CE) e São José de Piranhas e Cajazeiras (PB). Nesta terça-feira (20), a Caravana chega ao RN, para realizar audiências públicas nos municípios de Pau dos Ferros e Caicó, nos turnos da manhã e tarde, respectivamente.
8ddda49e-f5fc-4e1e-994d-fe92b65dc304

Rodrigo Maia assume presidência da república

rodrigo_maia

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), assumiu ontem (19), interinamente, a presidência da República com a viagem iniciada pelo presidente Michel Temer à Rússia e a Noruega. Temer embarcou nesta tarde e ficará fora do país até a próxima sexta-feira (23).
Nos dias 20 e 21 Temer tem compromissos na Rússia e nos dias 22 e 23 cumpre agenda na Noruega. Na Rússia, além do encontro com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, Temer manterá reuniões com o primeiro-ministro Dmitry Medvedev e participará de reunião com investidores russos. Em Moscou, está prevista também a assinatura de instrumentos bilaterais em temas como promoção de comércio e investimentos, intercâmbio cultural e consultas políticas.

MEC suspende atividade em faculdades por oferta irregular de cursos superiores

O Ministério da Educação (MEC) determinou a suspensão de atividades em 27 faculdades por oferta irregular de cursos superiores. As instituições, localizadas em 14 estados, foram citadas no relatório da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) instalada pela Assembleia Legislativa de Pernambuco.
A CPI concluiu que quase 20 mil alunos foram afetados por diferentes tipos de irregularidades, incluindo a venda ilegal de diplomas. O relatório identificou situação de “terceirização da oferta de cursos superiores” sob o formato de programas de extensão universitária, ofertado por faculdades credenciadas pelo MEC em parceria com entidades não credenciadas para a oferta de educação superior.
Segundo o MEC, o despacho não inclui a suspensão de aulas nessas faculdades. As medidas cautelares incluem a interrupção imediata de eventuais práticas de terceirização irregular da oferta de educação superior. Também devem ser interrompidos procedimentos que levem ao aproveitamento irregular de estudos, incluindo cursos livres equivocadamente caracterizados como de extensão.

segunda-feira, 19 de junho de 2017

UVERN convida sociedade para a "Caravana das Àguas".

Amanhã dia 20, será a vez do município de Pau dos Ferros (RN) receber a "Caravana das Águas" aonde representantes das esferas: federais, estaduais, e municipais do nosso estado confirmaram presença neste importante evento.
Na noite de hoje, o vereador do município de Felipe Guerra, coordenador da União dos Vereadores do RN-UVERN no Oeste-Potiguar, Ubiracy Pascoal esteve na Rádio Vale do Apodi da cidade do Apodi, ao lado do presidente da câmara municipal de Apodi, e membro da UVERN, vereador Genivan Valera para convidar toda sociedade a participar da grande audiência publica na cidade de Pau dos Ferros, como mostra o convite abaixo: 

Caravana das Águas fará visitas técnicas às obras de transposição do Rio São Francisco

A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) aprovou, nesta quarta-feira (7), requerimento para a realização da “Caravana das Águas”, uma série de audiências públicas e visitas técnicas às obras de integração das bacias do Rio São Francisco nos estados da Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Ceará.
De acordo com a presidente da CDR, senadora Fátima Bezerra (PT-RN), que apresentou o pedido, o Parlamento precisa intervir e pressionar para que haja a retomada das obras. A última paralisação impediu a conclusão de um trecho de seis quilômetros, essencial para que a água chegue ao Rio Grande do Norte.
As visitas técnicas começarão no dia 19, saindo de Terra Nova (PE), exatamente onde a obra foi paralisada, passando por municípios como Jati (CE) e Cajazeiras (PB) e terminando em Caicó (RN). O evento é de caráter suprapartidário, frisou a senadora ao convidar as bancadas do Nordeste para participar.
- Ao realizar mais essa jornada de audiências seguidas de visitas técnicas, estamos cumprindo nosso dever pela importância que tem essa obra – disse.

Parlamentares defendem retomada das obras do Eixo Norte da transposição

51aa2c4a-867d-4b69-9870-0a80527e36da
A comitiva da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte que integra a Caravana das Águas iniciou na manhã desta segunda-feira (19) as visitas aos trechos do Eixo Norte da Transposição do Rio São Francisco.
Com 217 quilômetros de extensão, o Eixo Norte vai garantir a segurança hídrica de 94 municípios potiguares, beneficiando 1,2 milhão de habitantes, por meio do aumento da garantia da oferta de água dos açudes Santa Cruz e Armando Ribeiro Gonçalves, da perenização permanente de todos os trechos dos Rios Apodi e Piranhas-Açu, em associação com uma rede de adutoras que vem sendo implantada.
Também serão beneficiados pelas águas do Eixo Norte, os estados da Paraíba e Pernambuco, por onde a Caravana começou, visitando as obras paralisadas da Estação de Bombeamento EBI – 3, no município de Salgueiro (PE), e que faz parte do complexo hídrico que irá distribuir as águas para as bacias hidrográficas dos estados do Nordeste setentrional.
A comitiva do Legislativo potiguar é formada por deputados da Frente Parlamentar da Água e parlamentares que atuam na luta pela transposição. Entre eles, o  deputado Fernando Mineiro (PT) que reforçou a importância da retomada das obras para o Estado.  “A conclusão das obras do eixo norte é decisiva para o Rio Grande do Norte. Os trechos 2 e 3 estão bem encaminhados, mas ainda é preciso resolver os problemas e entraves desse trecho 1 para que as águas possam enfim chegar ao nosso Estado”, apontou durante as visitas.

PRF prende foragido da justiça com drogas em Mossoró

IMG_5628
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu um homem de 40 anos com mandado de prisão por tráfico de drogas em Mossoró. Além de estar foragido da justiça, o homem portava, numa bandagem no joelho, dois papelotes de cocaína.
O veículo em que estava o foragido foi abordado na BR-304, na rotatória no km 35.O preso, que já tinha histórico criminal por roubo, foi encaminhado para a delegacia da Polícia Civil em Mossoró.

No RN, edital para fortalecer queijeiras abre inscrições para pequenos produtores

IMG_5637
Agricultores familiares que produzem queijo no Rio Grande do Norte terão a oportunidade de regularizar e modernizar a atividade através de um programa de incentivo do governo do estado. A iniciativa tem como objetivo a estruturação desta cadeia produtiva através do fortalecimento da produção primária, da melhoria no processo de beneficiamento e de comercialização dos produtos. Serão disponibilizados R$ 23 milhões para beneficiar uma média de vinte organizações produtivas. Clique AQUI para conferir o edital.
Para participar do edital, os pequenos produtores precisam fazer parte de uma cooperativa ou associação rural. O prazo pra inscrição é 18 de julho e cada projeto pode receber até R$ 450 mil para investimentos. Os produtores precisam entrar com uma contrapartida de 20% do valor.

TSE lança campanha nas redes sociais para acabar com mitos eleitorais

IMG_5649
Com o objetivo de esclarecer questões sobre o processo de votação, opções de voto e o resultado de uma eleição, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou neste domingo (18) em suas redes sociais a campanha Mitos Eleitorais.
O primeiro tema a ser abordado na fanpage, no Facebook e no perfil do tribunal no Twitter será “Votar nulo anula uma eleição?”. A ideia da campanha, que será veiculada este mês e em julho, é desmistificar alguns temas e esclarecer o eleitor brasileiro. Para isso, foram criados nove vídeos de curta duração, animados, com infográficos para as redes sociais.

Eudo Rodrigues assume Hoje (19).

eudo

A posse do promotor de Justiça Eudo Rodrigues Leite, no cargo de procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Rio Grande do Norte será nesta segunda-feira 19, às 19h, no auditório da Escola de Governo Dom Eugênio Sales, no Centro Administrativo.
A solenidade acontece durante sessão extraordinária e solene do Colégio de Procuradores de Justiça do MPRN, que marca a transmissão do cargo do atual procurador-geral de Justiça Rinaldo Reis Lima para o procurador-geral de Justiça eleito e nomeado Eudo Rodrigues Leite.
O promotor de Justiça Eudo Rodrigues foi o mais votado em eleição para lista tríplice realizada em meados do último mês de abril e nomeado pelo governador do Estado no início de maio para exercer o cargo de PGJ no biênio 2017/2019.

Começa a Parada Gay, que deve reunir 2 milhões de pessoas em São Paulo

Com expectativa de reunir 2 milhões de pessoas, a Parada do Orgulho LGBT de São Paulo toma a Avenida Paulista deste domingo (18/6) e pede a realização de novas eleições presidenciais. “Queremos ‘diretas já’ para ontem”, afirma o sócio-fundador da Associação da Parada do Orgulho de Gays, Lésbicas, Bissexuais e Transgêneros de São Paulo (Apoglbt), Nelson Matias. A Apoglbt organiza o evento há 21 anos.

SP - PARADA DO ORGULHO LGBT/CONCENTRAÇÃO - GERAL - Preparativos para a 21ª Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, na Avenida Paulista, em São Paulo (SP), na manhã deste domingo (18). O evento deve reunir 3 milhões de pessoas. Serão 19 trios elétricos que vão desfilar na Avenida Paulista, descendo a Rua da Consolação e chegando ao Vale do Anhangabaú. 18/06/2017 - Foto: RONALDO SILVA/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Operação Lava Jato deixa mais de R$ 90 bi em obras paradas no Brasil

IMG_5659
A Operação Lava Jato deixou um rastro de mais de R$ 90 bilhões em obras paradas de Norte a Sul do Brasil, sem previsão de retomada. A lista inclui grandes empreendimentos que, se estivessem em operação, trariam inúmeros benefícios para a população brasileira, como projetos de mobilidade urbana (metrôs e corredores de ônibus), rodovias, universidades e centros de saúde. Há também instalações industriais de grande relevância para a economia nacional, como os investimentos da Petrobrás.
Alguns projetos foram paralisados por suspeitas de sobrepreço, outros por divergências em relação ao valor das obras e também por falta de financiamento ou recursos próprios para tocar a construção. Todos os empreendimentos têm em comum o fato de estarem sendo construídos por empreiteiras envolvidas no maior escândalo de corrupção do País e que hoje estão com graves problemas financeiros, sem caixa e sem crédito no mercado. O levantamento das obras foi feito pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic) e pelo Estado e considerou apenas os grandes projetos.

Convite: Caravana das Águas.

Neste dia 20, os trechos da obra de transposição do Rio São Francisco, receberá a caravana tem por objetivo conscientizar a população sobre a necessidade de pressionar o governo a dar continuidade às obras da transposição. 

Nesse mesmo dia, o município de Pau dos Ferros será palco de uma grande audiencia publica, aonde convidamos toda a sociedade civil  a participar deste importante evento.

domingo, 18 de junho de 2017

O endividamento dos estados em pauta

garibaldi

O endividamento dos estados brasileiros volta à pauta da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), que tem reunião marcada para esta terça-feira (20), às 10h. Na pauta, está o Projeto de Resolução 21/2017, do senador Romero Jucá (PMDB-RR), que trata da garantia da União a empréstimos contraídos pelo Distrito Federal e por governos estaduais e municipais.
O relator é Garibaldi Alves (PMDB-RN), que ainda não liberou seu relatório. Segundo o autor, a intenção da proposta é fornecer uma regulamentação capaz de impor uma limitação anual à contratação de operações de crédito por parte dos entes federados.
Desse modo, os administradores deverão observar variáveis como a meta de resultado primário, a capacidade de pagamento dos entes e o limite de contratação de novas operações de crédito por órgãos e entidades do setor público junto a instituições financeiras.

Joesley na Época: Temer é chefe de quadrilha

O empresário Joesley Batista, dono do grupo J&F, que controla a JBS, decidiu quebrar o silêncio e afirmou que o Brasil é hoje presidido por seu maior e mais perigoso criminoso. Sim, ele mesmo, Michel Temer. Sim, ele mesmo, Michel Temer.

temer chefe

Bancos se unem e criam empresa para analisar dados de consumidores

BOA_BANCO-DO-BRASIL_FACHADA.jpeg
O mercado de birôs de crédito, empresas que analisam e gerenciam dados de consumidores e empresas, receberá em 2019 a concorrência de uma nova empresa. E não será qualquer instituição, mas, sim, uma controlada pelos cinco principais bancos do país: Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Itaú Unibanco, Bradesco e Santander.
Os termos para a criação da Gestora de Inteligência de Crédito S.A., ou simplesmente Companhia, foram assinados na última quarta-feira. Os documentos foram encaminhados à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Deputado do PMDB chama Joesley de ‘cachorro’

IMG_5596

O vice-líder da bancada do PMDB na Câmara, Carlos Marun (MS), chamou Joesley Batista, da JBS, de “meliante” e “cachorro” ao comentar, neste sábado (17), a entrevista que o empresário concedeu à Revista Época.
Em nota sobre as acusações feitas por Batista, de que presidente Michel Temer é chefe de uma quadrilha, Marun disse que o dono da rede de frigoríficos faz um “desfile de acusações genéricas”. O deputado peemedebista é um dos mais ferrenhos integrantes da tropa de choque do governo.

Neymar é o único brasileiro na lista de celebridades da Forbes

Todos os anos, a revista americana Forbes divulga uma lista com as 100 celebridades mais bem pagas do mundo. Este ano, só um brasileiro conseguiu entrar na fila: em 71º lugar está Neymar. O jogador acumulou cerca de R$121 milhões em um ano.
Mais quatro celebridades dividem a colocação: os cantores Ed Sheeran e Dolly Parton, o ator Salman Khan e o apresentador Bill O’Reilly. Outra brasileira que sempre figurava entre os ricaços, a modelo Gisele Bündchen, ficou de fora este ano.